Atacama fora do comum!

atacama

Atacama, além do básico

A região de San Pedro de Atacama é um dos territórios mais enigmáticos e surpreendentes do Chile. Sua diversidade natural com esplanadas de terra vermelha, enormes dunas de areia – próprias do deserto mais seco do mundo, vai muito além do Salar, do Vale da Lua e do Gêiseres de Tatio.

De nossas tantas andanças pela região, destacamos 4 experiências não tão famosas, mas de grande valor natural, cultural que também contam a história do lugar e de seu povo. As expedições são sempre lideradas por guias experientes, atenciosos e exímios conhecedores do deserto mais alto do mundo.

Matancilla

A região de pastores fica ao norte de San Pedro, próxima a cordilheira de Domeyko. O local atrai visitantes por suas marcas históricas em rochas – petroglifos – que revelam uma rota de caravanas no passado. Ao caminhar pela área, chegamos ao vale do Arco-Íris, um lugar com enormes paredes de terra ricas em minerais de várias cores. Durante essa exploração, é possível avistar guanacos e outros animais típicos, além de apreciar a diversidade da flora.

As caminhadas são de nível fácil e o passeio dura cerca de 3 horas.

Vulcão Licancabur (5,916 msnm)

Mesmo sendo famoso, vê-lo de perto e subir sua encosta é uma atração para poucos. Para embarcar nessa aventura é preciso preparação, 2 dias completos e acampar – com conforto – em altitude. Além disso, é preciso fazer uma aclimatação prévia de 5 dias na região. Mas a recompensa é incrível, o prêmio é a visão da cratera e da lagoa mais alta do mundo.

* Esta exploração requer confirmação 60 dias antes da sua chegada no Atacama.

Leia mais: Mistério desvendado no Atacama

Pedalando em Ayllus

A comunidade familiar também é considerada como um oásis no meio do deserto, onde os pomares cultivados ainda são mantidos e a maneira de construir no Atacama é preservada, com adobe e telhados de palha. Iremos pedalar até o sítio arqueológico de Beter, um dos primeiros assentamentos atacamenhos. Você conhecerá de perto a cultura atacamenha. Depois, o passeio continua até o ayllu do Solor para conhecer a livraria do deserto, a primeira livraria rural do Chile. Com duração de meio dia, o nível é fácil, ideal para todo mundo.

Cosmos & ALMA

O Atacama é considerado um dos melhores lugares para observar o cosmo, tanto que o maior projeto astronômico do mundo, o observatório ALMA fica em San Pedro de Atacama. Esta exploração é uma sessão de observação astronômica noturna, mas existem algumas formas de conhecer esse lado astronômico da região. Por um tour privativo ao parque de telescópios, onde eles já estão previamente posicionados e apontados para os principais astros ou até mesmo o telescópio exclusivo do hotel Explora.

Existe um tour diurno aos sábados e domingos para conhecer a sala de controle e os laboratórios do ALMA. Essa visita precisa ser agendada com 6 meses de antecedência.

Leia mais: Olhos cheios de estrelas no Deserto do Atacama

O Atacama é surpreendente em cada detalhe, e como apaixonados, pesquisamos ao máximo para oferecer experiências exclusivas para você. Fale com uma de nossas consultoras e embarque nessa miragem!

Pin It

Posts relacionados


POSTS RELACIONADOS

INSTAGRAM
Visite nosso Instagram