READING

Big 15: animais que só existem em Galápagos

Big 15: animais que só existem em Galápagos

Quando se trata de vida selvagem e natureza, nenhum bioma do mundo é tão característico e inusitado quanto as Ilhas Galápagos, no Equador. O arquipélago serviu de laboratório para Darwin estudar e observar espécies de animais raros, algo que foi essencial na elaboração de sua teoria da evolução. A vida nesse local é marcada pela diversidade – se na África existem os “Big 5”, os cinco animais ícones do continente, em Galápagos foi preciso cunhar os “Big 15”.

Conheça os 15 animais mais originais e fascinantes do arquipélago.

1. Albatroz de Galápagos, o grandão
Único membro da família dos Albatrozes que vive próximo aos trópicos, é a maior ave do arquipélago. Chama a atenção a sua dança de acasalamento, na qual eles circulam uns aos outros e fazem barulho com os bicos. Eles passam a maior parte de vida voando ou sentado tranquilamente no mar e só podem ser vistos em terra durante a reprodução.

2. Patola-de-pés-azuis, os dançarinos
Conhecidos por suas patas azuis, chamam a atenção dos visitantes com seus mergulhos espetaculares e sua famosa e divertida dança de acasalamento, que o macho mostra seus pés para cima e para baixo para atrair as fêmeas, que são ligeiramente maiores que os machos, medindo até 90 centímetros.

3 .Atobá-de-nazca, o zangado
São os maiores atobás presentes em Galápagos, cobertos por uma plumagem branca e com os pés pretos, é dentre as aves estudadas por Darwin, a mais competitiva entre todos eles. Não é muito simpático e nem muito amigo do seu “primo” de pés azuis. Além disso, quando filhote, tem costume de empurrar os irmãos menores para fora do ninho, sem que os pais tomem qualquer atitude.

4. Atobá-de-patas-vermelhas, o veloz
Essa espécie de atobá se reproduz principalmente em uma das ilhotas satélites de Floreana – um número minúsculo deles, em North Seymour. Eles têm um gosto especial por peixes voadores, que capturam graças a sua capacidade de voar em alta velocidade. São os menos vistos, mas os mais numerosos da ilha.

Leia Mais: 10 animais que vivem em Galápagos

5. Cormorão-das-galápagos, das fêmeas independentes
É o maior e mais original cormorão. Devido à ausência de predadores terrestres, a espécie perdeu sua capacidade de voar, mas são excelentes mergulhadores, podendo chegar aos 80 m de profundidade. As fêmeas lideram e são mais ativas que os machos, além da peculiaridade de abandonar o ninho e deixar o macho criando os filhotes.

6. Flamingo-americano, o linguarudo
Os flamingos são dificilmente encontrados fora do Caribe, porém em Galápagos você pode ver um grande número destes seres laranja-rosados. Eles têm essa coloração devido a sua dieta rica em carotenoides. Suas línguas são as maiores e mais pesadas dentre as aves, graças a sua técnica de alimentação, muito semelhante à das baleias – ambos filtram grandes quantidades de alimentos muito pequenos.

7. Fragata Magnífica, a bandida
Galápagos é o único lugar do mundo em que é possível abordar de perto essa ave, apesar dela existir em outros destinos. O que mais chama atenção na espécie são os impressionantes papos vermelhos dos machos, que inflam e viram balões vermelhos brilhantes em forma de coração. Uma das curiosidades deles é a capacidade de pegar a maior parte de sua comida na asa, às vezes roubando de outras aves marinhas.

8. Falcão-das-galápagos, o novato
No arquipélago, os falcões são os maiores predadores, o topo da cadeia alimentar. Não tem inimigos naturais, mas é classificado como vulnerável pela IUCN, União Internacional para a Conservação da Natureza. A investigação genética indica que a espécie é uma das mais novas na ilha, tendo chegado há cerca de 300 mil anos.

9. Iguana-terrestre-das-galápagos, o ancião
Os iguanas terrestres são responsáveis pela dispersão de várias plantas suculentas. Sua alimentação tem uma marca curiosa, quando vão se alimentar de cactos, para remover os espinhos, os iguanas terrestres as rolam repetidamente sobre areia e pedras. Os maiores adultos podem pesar 13 kg e sua expectativa de vida são os 60 anos.

10. Iguana-marinha, o inovador
Uma das espécies mais incríveis de Galápagos devido ao seu elemento adaptativo. Chegaram à ilha como iguanas terrestres e depois adquiriram suas habilidades marinhas. Eles têm a capacidade de extrair o excesso de sal de seu fluxo sanguíneo e espirrá-lo várias vezes ao dia. O único lugar do mundo onde você poderá ver essa espécie é em Galápagos.

11. Iguana-terrestre-de-santa-fé, o segregado
Este iguana tem espinha dorsal menor, uma cor mais acastanhada, focinho afilado e vive apenas na pequena ilha de Santa Fé. Ela é classificada como vulnerável devido a sua pequena distribuição geográfica.

12. Pinguim-das-galápagos, o reprodutor
Os pinguins de Galápagos são os únicos pinguins que vivem no Equador. São diferentes dos demais por serem os únicos que migram duas vezes ao ano e por não terem época de reprodução definida – podendo botar ovos até três vezes ao ano. Eles são também os segundos menores da espécie.

13. Leão-marinho-das-Galápagos, o polígamo
Uma espécie de focas particularmente interessante. Esta é a menor espécie de leão-marinho, com fêmeas pesando em torno de 75 kg e machos até cerca de 200 kg. De julho a abril, os machos dominantes defendem seus territórios – haréns – ao longo da costa. Os visitantes podem ver filhotes de leões marinhos durante a maior parte do ano.

Leia Mais: Top 10: Animais da Amazônia

14. Lobo-marinho-de-galápagos, o pequeno
O lobo-marinho-das-galápagos é o menor de todos, com fêmeas pesando cerca de 30 kg e os machos com cerca de 80 kg. Pode ser identificado devido aos seus grandes olhos, que é uma adaptação para caçar peixes e lulas à noite, evitando assim predadores. Os filhotes ficam com as mães por dois a três anos.

15. Tartaruga-das-galápagos, a gigante
A tartaruga gigante de Galápagos é a maior espécie de tartaruga viva, pesando até 250 kg. Seu enorme tamanho levou os exploradores espanhóis do século 16 a aplicar seu nome em espanhol a todo o arquipélago. A forma das suas conchas varia de ilha para ilha. Aquelas com clima úmido têm tartarugas maiores com conchas abauladas e pescoços mais curtos; no clima seco, as tartarugas são menores com conchas de “sela” e pescoços longos.

As espécies são incomuns e chamam a atenção de todos os visitantes, sendo um dos maiores atrativos do local. Espalhados pelas ilhas do arquipélago ainda existem diversos outros animais surpreendentes. O melhor modo de conhecer toda essa biodiversidade é, claro, visitando o destino. Para a alegria de adultos e crianças, o local tem clima ameno, que convida os viajantes a desbravar o Equador o ano todo. É só escolher o mês que melhor casa com sua agenda, e fazer as malas!

Pin It

POSTS RELACIONADOS

INSTAGRAM
Visite nosso Instagram