READING

Conheça as Top 5 vinícolas mais incríveis para vis...

Conheça as Top 5 vinícolas mais incríveis para visitar na América do Sul

Olfato e paladar são os principais sentidos aguçados durante uma degustação de vinhos. Mas uma vinícola tem muito mais a oferecer do que apenas o aroma e a textura de seus vinhos. A experiência numa bodega é bem mais complexa e passa pela arquitetura, o design, a interação dos visitantes com o espaço. Um ótimo atendimento e uma equipe de enólogos e sommeliers cheios de conhecimento são igualmente um grande diferencial. Selecionamos abaixo 5 vinícolas da América do Sul que são absolutamente especiais e valem como um destino por si só. 

UVVA, Mucugê, Bahia

Muito já se falou sobre as uvas plantadas no Vale do Rio São Francisco, mas outra região da Bahia tem mostrado potencial de sobra para desbancar o vale mais famoso do Estado. No coração da Chapada Diamantina, mais precisamente no município de Mucugê, a Vinícola UVVA tem revolucionado a produção do Estado. 

Em meio às maiores altitudes do Nordeste Brasileiro, a 1.150 metros, a região ficou famosa pela natureza exuberante, simbolizada por dezenas de cachoeiras, grutas e trilhas, dentro e fora do Parque Nacional da Chapada Diamantina. Quando se está em meio às casas simples de vilarejos como Vale do Capão e Igatu, é difícil imaginar que haja um lugar tão moderno e pulsante como a UVVA. 

Com instalações contemporâneas e sustentáveis, a vinícola UVVA oferece tours guiados por um enólogo, que apresenta o projeto e destaca as particularidades da região e de seu terroir único. Na visita aos vinhedos, à área de vinificação e tanques, e também à cave são compartilhadas informações técnicas sobre o manejo. Sem dúvidas o ponto alto é a degustação de rótulos como Diamã e Cordel, blends de tintas, e de varietais como Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Petit Verdot e Sauvignon Blanc. 

Bodega Garzón, Maldonado, Uruguai

Além da infraestrutura de arquitetura moderna, cheia de concreto aparente e super contemporânea, uma das belezas de uma visita à Bodega Garzón está na forma. Ou melhor, nas maneiras possíveis de conhecer o espaço. A experiência pode acontecer uma por uma variedade de tours disponíveis. 

Inclui os mais tradicionais, com visitas aos vinhedos, passagem pelos setores de vinificação, cave, até a degustação dos melhores rótulos da casa e a lojinha. Mas também outras opções, como um piquenique entre os vinhedos e um percurso caminhando ou de bicicleta elétrica assistida. Imagine-se no meio dos parreirais, numa mesa com uma cesta completa, um ótimo vinho e cercado por um entorno único… 

Claro, também é possível incluir almoços harmonizados com os rótulos mais adequados ao menu do dia. Ou ainda, uma experiência de caminhada ampla pelas vastas plantações de uva e outros cantos da propriedade. Quem preferir pode embarcar num trator. Espere por pequenas surpresas e uma deliciosa degustação no meio do campo, incluindo vinhos e os azeites extra virgens da Garzón. 

Viña Vik, O’Higgins, Chile 

Mais do que uma vinícola, uma ideia materializada. Talvez seja essa a sua impressão ao chegar e, principalmente ao sair, da Viña Vik, a 2 horas de carro ao sul de Santiago. Um conceito feito de vinhedos, lagos, construções sofisticadas e elegantes, e um atendimento super premium. Além de um excelente hotel, oferece diversas experiências que duram algumas horas ou até o dia todo. 

Para todos os níveis de amantes de vinho sempre haverá degustações com os produtos mais simples até os mais sofisticados da vinícola, como o VIK, cuja safra de 2016 obteve 99 pontos do crítico James Suckling. Oferece almoço e jantar harmonizados com os vinhos da casa nos restaurantes Milla Milla e no Pavilion, ambos dentro da propriedade. Se quiser, você pode até incluir uma aula de culinária para aprender pratos que combinem com as garrafas que você certamente vai querer levar para casa. 

Já do lado de fora da propriedade, um sem-fim de atividades. Combine uma caminhada pelos vinhedos ou então um circuito de bicicleta mais prolongado. Caso seja apaixonado por cavalos, embarque numa cavalgada guiada pelo terroir, com lindas vistas das plantações e das montanhas. Para fechar o dia, permita-se esquecer do mundo no Wine Spa, com massagens, banhos e outros tratamentos. 

Bodega Colomé, Salta, Argentina

Já pelo ano de sua fundação, 1831, começa a ecoar o sentimento de tradição e orgulho. Ou seja, a vinícola de quase 200 anos não parou no tempo, sendo ao mesmo tempo contemporânea e histórica. Com apartamentos super confortáveis em meio a um jardim de lavanda e lindas paisagens, o Estância Colomé Hotel é uma das melhores opções de hospedagem na região. 

As degustações, sempre agendadas previamente, são num formato de comparativos, apelidadas de “wine fights”. Com os vinhos locais nas taças, ocorrem embates entre Colomé Torrontés e Colomé Estate. Ou então, Syrah, Tannat e Bonarda. 

Além do paladar, a visão também é bastante estimulada durante uma visita à Colomé. Isso porque fica ali o único museu do mundo dedicado ao grande artista contemporâneo da luz e do espaço, James Turrell. Com base em um projeto do próprio Turrell, o museu apresenta nove de suas instalações de luz envolventes. Durante o pôr do sol, a instalação Unseen Blue se transforma em um impressionante show de luzes com duração aproximada de 55 minutos. Posto avançado sul-americano para a coleção do empresário suíço Donald Hess, o museu também exibe obras em papel de toda a carreira de Turrell. É necessário reserva antecipada.

Bodegas Salentein, Mendoza, Argentina Uma sinergia entre arte e vinho. Esse é o conceito por trás das Bodegas Salentein, no Valle de Uco, em Mendoza. A experiência começa na Capela da Gratidão, de onde se pode começar apreciar a paisagem e a arquitetura poderosa do complexo. No caminho para a Galeria Killka, você avistará a simbiose das vinhas da Salentein e da arte no pátio de esculturas. 

A coleção de arte Killka abriga obras de artistas nacionais e internacionais que complementam o passeio na vinícola. É possível combinar experiências de um dia com hospedagem nas charmosas acomodações da Posada Salentein. 

Mas se a sua ideia for visitar e conhecer o ambiente e provar os vinhos, aposte nos passeios “Clássico”, “Tour Superior” e “Full Day Salentein”. Neles você poderá degustar os melhores rótulos da bodega, que pode ainda incluir um almoço harmonizado e uma provocante degustação às cegas.

Pin It

Posts relacionados


POSTS RELACIONADOS

INSTAGRAM
Visite nosso Instagram