READING

A revoada dos guarás-vermelhos no Delta do Parnaíb...

A revoada dos guarás-vermelhos no Delta do Parnaíba, no Piauí

O vermelho é umas das cores mais poderosas, ainda mais na natureza. O tom rubro se distingue com força dos tons verdes das matas, numa espécie de anti-camuflagem deslumbrante. E adjetivos como este são frequentemente usados para descrever os guará-vermelhos, informalmente apelidado de “flamingo brasileiro”. Ou melhor, os guarás-vermelhos (eudocimus ruber), já que se deslocam sempre em bandos. 

“Espetáculo” é a próxima palavra a ser esmiuçada nesse texto. Pois é exatamente isso o que o viajante terá diante dos seus olhos durante o entardecer no Delta do Parnaíba, no Piauí. E o protagonista é o guará, também conhecido como íbis vermelho, uma ave típica dos manguezais e pode ser encontrada em alguns poucos locais do Brasil. Na prática, é uma espécie de ave marinha que voa em grandes bandos para se alimentar e descansar nas ilhas do delta antes de retornar ao mar. Essa revoada é, sem dúvidas, um dos principais atrativos turísticos da região.

A espécie se alimenta principalmente de crustáceos, como caranguejos e camarões, e exibe uma vistosa plumagem vermelha devido ao pigmento dessas presas. Os guarás costumam se deslocar em bandos e se reproduzem em colônias durante o período das chuvas. Infelizmente, a população de guarás-vermelhos está diminuindo devido à caça para alimentação e à exportação de suas penas para a confecção de adereços.

Terceiro maior do planeta, o Delta do Parnaíba é programa para mais do que um dia. Claro, há passeios diários que dão uma resumida, mas há muito o que explorar. As principais paradas são a Ilha do Peixe, Ilha das Laranjeiras, Ilha de Santo Antônio e Ilha dos Poldros. Verdadeiros criadouros de aves marinhas com belas paisagens, manguezais, restingas e lagoas. O tour clássico zarpa do Porto dos Tatus navegando pelo Igarapé dos Periquitos, Ilha dos Poldros, com mergulho refrescante e pelo Morro Branco, com parada para banho e caminhada também.  

Outra opção são os roteiros em lancha rápida saindo do mesmo ponto, mas com destino à Ilha do Caju e outras paradas pelo caminho, como por exemplo, as ilhas do Bananal, Manguinho e Zimburana. Além destas, o barco cruza a Ilha da Engraça e o Morro do Meio até alcançar a Ilha das Cobras, onde se costuma avistar a famosa revoada dos guarás-vermelhos. 

Sair cedinho do Porto dos Tatus é o segredo para encontrar a maior quantidade de vida possível. Ou então no fim de tarde e adentrar a noite num safári noturno. Jacarés, jibóias e macacos esperam os visitantes. Claro, é preciso treinar os olhos e os dedos para conseguir o melhor clique. 

Os passeios de barco são apenas um dos elementos para você experimentar o Delta do Parnaíba em todas as suas dimensões. Mas não apenas na natureza durante o dia, mas também o autêntico ambiente do passado ao entardecer e à noite na cidade de Parnaíba. 

Bater perna pelo centro histórico ao entardecer e à noite é outro programa obrigatório. Assim, você entra em contato com o passado e aprende como Parnaíba foi uma cidade rica, visitando alguns outros casarões do centro histórico. Localizada na margem esquerda do rio, Parnaíba é a principal porta de entrada para o delta. Com influências indígenas, portuguesas e holandesas, a cidade tem um rico passado e possui vários pontos turísticos históricos, como a Fortaleza de Santa Isabel e a Igreja de Nossa Senhora das Neves.

No início do século 20 a cera de carnaúba e a carne de charque eram itens caros vendidos para o resto do País. Assim, uma elite prosperou na região e construiu lindos palacetes. Hoje Parnaíba é a segunda maior cidade do Piauí, com cerca de 170 mil habitantes, universitária e repleta de vida estudantil, bons restaurantes e bares. 

Importante reforçar que o Delta do Parnaíba faz parte da chamada Rota das Emoções, que liga os Lençóis Maranhenses e Jericoacoara, no Ceará. Ou seja, você pode combinar sua visita com uma ida a um desses destinos. Enfim, com seus guarás, vida silvestre e paisagens icônicas, o delta é um destino turístico incrível, com belas paisagens, rica biodiversidade e atrações históricas e culturais. A revoada dos guarás-vermelhos é apenas uma das muitas coisas incríveis que a região tem a oferecer. Além disso, é uma importante fonte de renda para a população local.

Pin It

Posts relacionados


POSTS RELACIONADOS

INSTAGRAM
Visite nosso Instagram