READING

Saiba tudo sobre os Top 3 bike tours da Europa!

Saiba tudo sobre os Top 3 bike tours da Europa!

Não é novidade para ninguém que a Europa concentra alguns dos melhores roteiros de bike em todo o mundo. Os países desenvolvidos conseguiram construir ao longo de todo o século 20 uma cultura não só de respeito aos ciclistas, mas de apoio e incentivo ao cicloturismo. Pedalar por estradinhas vicinais de várias regiões do Velho Continente é o caminho para descobrir cenários deslumbrantes, muitas vezes sem ninguém por perto e cercado de uma história e natureza ímpar. Por isso, selecionamos aqui nossos 3 bike tours mais incríveis da Europa. Dá uma olhada. 

1. PROVENCE, FRANÇA

Campos de lavanda, pomares de cerejeiras, vilarejos medievais encravados nas montanhas, rios com águas verde esmeralda. As paisagens mais clássicas da Provence, a mais cobiçada região do sudeste da França, povoam o imaginário dos viajantes mais curiosos e dispostos a pedalar por serras e colinas atrás de lugarzinhos para chamarem de seu, nem que seja por alguns instantes. 

Pedale por estradinhas sinuosas até o mercado de uma vilinha, compre ingredientes frescos direto dos produtores. Por antigos monastérios você poderá degustar alguns dos melhores azeites do mundo. As ruínas do castelo da família Sade de Lacoste impressionam até os mais experientes. 

Sinta a emoção de pedalar por Gordes, uma das mais belas cidades francesas, e deguste vinhos e trufas na vila de Menerbes. Por sinal, as delícias culinárias incluem degustações de maravilhosos tintos, brancos e do famoso vinho rosé de Provence, sempre harmonizados por refeições inesquecíveis com especialidades provençais preparadas pelos melhores chefs da região.

Após longas pedaladas, permita-se relaxar no spa do La Coquillade e sinta os músculos relaxarem pedindo mais no dia seguinte. Amantes de golfe encontrarão o campo perfeito no Domaine de Manville. Já Saint-Rémy-de-Provence e Les Baux podem oferecer lindas lembranças em suas lojas de artesanato regional e galerias de arte. 

2. IRLANDA

Pouca gente sabe do potencial da Irlanda como destino cicloturístico, mas quando chega lá pedalando fica espantado. Que tal começar percorrendo as três rotas peninsulares mais belas do país, incluindo o Ring of Kerry e o Gap of Dunloe? A rica história do país vai se revelando em locais como o Parque Nacional de Killarney e o Castelo de Ross. Já imaginou percorrer a cordilheira mais alta da Irlanda, MacGillycuddy’s Reeks, na companhia dos melhores guias e com toda estrutura possível? 

Saindo de Dublin rumo ao oeste, você chega numa costa selvagem e montanhosa. Ali, contorne as boreens – pequenas estradas locais – que caracterizam a costa sul da península de Dingle. No percurso, belas enseadas e ruínas de castelos antes de entrar na típica vila irlandesa de Dingle. Estamos na região de Gaeltacht, onde a língua irlandesa ainda é amplamente falada como primeira língua e a cultura e as tradições permanecem fortes. A Península termina no dramático Slea Head, ponto mais ocidental da Europa.

Após uma breve viagem de barco na Península de Ivearagh, dominada pela Magillycuddy’s Reeks – a cordilheira mais alta da Irlanda, também conhecida como “The Black Stacks”, faça uma pedalada de respeito por alguns ícones. O Gap of Dunloe é uma estreita abertura rochosa no coração da península que leva às margens do Lough Leane. Mais uma memorável viagem de barco o leva pelo Killarney National Park até a porta da frente do Ross Castle, situado nos lagos de Killarney.

Saindo de Killarney através de bosques de carvalhos retorcidos, a estrada passa pela espetacular Ladie’s View até Moll’s Gap. Do outro lado da lacuna, uma longa descida para o lado sul da península e a vila perfeitinha de Kenmare. 

O passeio final segue uma rota tranquila pelas montanhas de Caha. Pedale por uma paisagem idílica em estradas praticamente sem tráfego – esta é a península menos conhecida em Kerry é realmente uma jóia escondida. Pare para almoçar em uma pitoresca casa de pedra com vistas fantásticas e encha-se de comida tradicional e farta. A Irlanda tem um potencial imenso de surpreender a todos. 

3. MAIORCA, ESPANHA

Um clássico europeu sobre duas rodas. Essa pode ser uma das infinitas definições de Maiorca, a principal das Ilhas Baleares, arquipélago espanhol no Mar Mediterrâneo e um dos principais pólos de férias do continente. E não faltam motivos para atrair ciclistas de todos os níveis. 

Um deles certamente é a Serra de Tramuntana, tombada como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, e cenário de um desafio de tirar o fôlego. Espere por paisagens lunares, desfiladeiros que encontram o mar azul. Além de imprevisíveis surpresas, como túneis, montanhas, lagos, florestas e vilarejos de pedra-sabão.

Passeando pelas ruas estreitas de arenito da antiga província de Dea você sentirá que está voltando alguns séculos no tempo. Por falar nisso, figuras históricas como Winston Churchill, Agatha Christie e Peter Ustinov também passaram pela ilha, mais especificamente pela pequenina e charmosa Port de Pollensa, cidadezinha dedicada à música e às artes. Um dos momentos mais especiais de uma bike trip na ilha é cruzar a zona vinícola de Mallorca, atravessando parreirais e vilarejos quase cenográficos.

Vai dar uma suadeira brava para alcançar o Col de Puig Major, ponto mais alto da viagem. Mas a recompensa vem logo na sequência, descendo por 14 quilômetros ladeira abaixo até Sóller. Saindo dali, cruze pela pequena aldeia de Fornalutx em meio a grandes plantações de limão e azeitonas. Se estiver muito disposto, ziguezagueie até o Col de Sóller. Na delicada vila litorânea de Port de Sóller você vai encontrar tudo o que precisa para relaxar e brindar à vida por mais uma viagem inesquecível.

Pin It

Posts relacionados


POSTS RELACIONADOS

INSTAGRAM
Visite nosso Instagram