READING

Paraíso dos trekkers: as chapadas brasileiras

Paraíso dos trekkers: as chapadas brasileiras

O Brasil é um país que pode se orgulhar por concentrar em seu território diversos recordes quando o assunto é a natureza. O cerrado brasileiro, por exemplo é considerado a formação savânica mais biodiversa do mundo, com cerca de 5% da biodiversidade global. O Bioma ocupa aproximadamente um quarto do território Brasileiro e abriga nascentes das principais bacias hidrográficas do Brasil e da América do Sul.

É nesse cenário incrível que você encontra dois dos nossos destinos favoritos: a Chapada dos Veadeiros, no centro-oeste do estado de Goiás, e a Chapada Diamantina, na Bahia. Hoje, conheça um pouco melhor essas áreas, que são verdadeiros paraísos para os amantes dos trekkings. E melhor: trekkings com finais felizes… com recompensa pelo esforço no formato de cachoeiras, complexos de quedas d’água e piscinas naturais.

Leia mais: Caminhadas, cachoeiras e piscinas do Jalapão

CHAPADA DOS VEADEIROS
Veja o roteiro de 5 dias

A Chapada dos Veadeiros está localizada no ponto mais alto do planalto central e abrange cinco municípios: Alto Paraíso, Cavalcante, Colinas do Sul, São João D’aliança e Teresina. O destino oferece aos visitantes dezenas de cachoeiras e complexos de queda d’água. Algumas dessas formações têm mais de 100 m de altura. Seu clima é semitropical, com temperatura média de 21°C – a melhor época do ano para visitar o local é entre abril e outubro, pois chove menos e a vegetação fica mais exuberante.

Nas caminhadas é comum encontrar cristais pelo caminho, pois há ali uma grande formação rochosa de quartzo. Desbravar as trilhas fará seus clientes se conectarem com a energia local. Um dos locais imperdíveis é o Vale da Lua, onde eles verão paisagens marcadas por rochas peculiares, esculpidas pelas águas ao longo de milhares de anos. O nosso programa conta com 5 dias de vivência intensa e renovadora, que inclui também visitas às Cataratas dos Couros, aos Saltos do Rio Preto e muito mais.

Leia mais: 7 viagens para os feriados de abril e maio

NOVIDADE NO ROTEIRO

Adicionamos ao terceiro dia do roteiro uma atividade opcional, que aproximará seus clientes ainda mais da cultura e da natureza local. Na companhia de um biólogo, eles saberão tudo sobre as sementes, cascas, frutos e produtos do cerrado. Eles provarão sucos, doces, geleias e biscoitos típicos. Além disso, ainda entrarão em contato com os cosméticos que levam em sua composição itens da flora local.

CHAPADA DIAMANTINA
Veja o roteiro de 5 dias
Veja o roteiro de 8 dias

Situada em uma região de serra no centro do estado da Bahia, a Chapada Diamantina é cenário de uma natureza pura e diversa. Com suas inúmeras quedas d’águas, o destino é como um oásis verde em meio ao sertão nordestino. Durante o melhor período para visitar a região, que acontece de maio a outubro, a temperatura varia entre a máxima de 26°C e a mínima de 17°C.

Para conhecer e usufruir plenamente das sensações que a natureza transmite oferecemos dois roteiros, com 5 e 8 dias. Algumas das atividades que sugerimos são: descer o Rio Santo Antônio, atravessando o Marimbus, o ”Pantanal da Chapada”, em um barco a remo; se maravilhar com cachoeiras como a da Fumaça; e conhecer algumas das mais espetaculares e raras grutas e cavernas do mundo.

Pin It

POSTS RELACIONADOS

INSTAGRAM
Visite nosso Instagram