READING

As 5 praias mais lindas do Brasil (na nossa opiniã...

As 5 praias mais lindas do Brasil (na nossa opinião, claro)

No fim de agosto de 2022 um estudo deixou muita gente de queixo caído, especialmente os amantes do mar. Realizado pela Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, em parceria com a Unesco e a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), o levantamento Oceano sem Mistérios: A Relação dos Brasileiros com o Mar mostrou que um em cada dez brasileiros nunca foi à praia. Ou seja, mesmo sendo um gigantesco país litorâneo com 7.367 quilômetros de costa banhada pelo Oceano Atlântico, o Brasil do litoral ainda é desconhecido de 10% dos brasileiros. 

Esta mesma pesquisa indicou que 75% da população têm ao menos um contato com o mar anualmente. E outros 20% pisam na areia ao menos uma vez a cada 15 dias. Desejando que um décimo dos compatriotas que nunca viram o mar consiga ter esse leite pelo menos uma vez na vida, listamos aqui as 5 praias mais especiais do Brasil. Como essa é sempre uma questão polêmica, deixamos claro que é apenas um pitaco nosso…

1. Praia do Leão – Fernando de Noronha (PE)

Geralmente é outra praia de Noronha que costuma estar no topo dos rankings, a do Sancho. De fato, ela tem mil razões para ser cortejada: falésias, mar translúcido e verdinho, além de uma cachoeira entre março e agosto. Mas a praia do Leão é quase o oposto. Uma faixa de areia mais ampla, cercada por pedras vulcânicas bem escuras, com uma ilhota na frente que lembra – alguns acham… – um leão deitado. O que o Sancho tem de badalado e cheio de visitantes quase o dia todo, o Leão tem de calmo, rústico e selvagem. Uma pequena base do Projeto Tamar fica ali para auxiliar os biólogos que acompanham a desova e nascimento das tartarugas marinhas, entre dezembro e março. Costuma estar vazia quase o tempo todo e dá a sensação de paraíso particular rústico.

2. Praia do Farol – Arraial do Cabo (RJ)

A fama da Praia do Farol ainda não se espalhou no boca a boca pelos banhistas do Brasil. Encravada num trecho do litoral fluminense que não é tão famoso quanto a Costa Verde, que engloba Angra dos Reis, Ilha Grande e Paraty. A água é quentinha? Não. Mas não dá para negar que a cor e a transparência do mar são as mais absurdas do nosso litoral continental. Banhistas com um tanto de sorte não raramente avistam golfinhos, arraias, tartarugas e até orcas passeando pela região. Para chegar até a Praia do Farol você pega um barco que parte da Marina dos Pescadores, na Praia dos Anjos, em Arraial do Cabo. Alguns moradores podem tentar te convencer de que o Pontal do Atalaia é a praia mais bonita de Arraial… Na dúvida, compare você mesmo.

3. Praia do Patacho – Porto de Pedra (AL)

A Costa dos Corais é uma Área de Proteção Ambiental (APA) delimitada entre o litoral sul de Pernambuco e litoral norte de Alagoas, entre os municípios de Tamandaré (PE) e Maceió (AL). Não é exagero afirmar que, para alguns, a Praia do Patacho é a mais linda dessa região. Claro, outros certamente vão elencar as belezas de São Miguel dos Milagres (AL) ou de Carneiros, em Tamandaré. No município de Porto de Pedras fica essa joia ainda pouco badalada e com atrações como fazer snorkeling nas piscinas naturais de águas cristalinas ou navegar de jangada pelo Rio Tatuamunha para conhecer o projeto de conservação do amável peixe-boi. Os mais ativos podem optar por tours de caiaque ou stand-up, ou ainda pedaladas pela areia na maré baixa.

4. Praia de Bainema – Moreré (BA)

Se dois baianos estiverem discutindo qual é a praia mais linda do seu litoral provavelmente vai haver discordâncias. Mas também alguns pontos em comum. Alguns possíveis consensos podem ser a Praia do Espelho, em Trancoso, a Praia da Concha, em Itacaré, ou Taipus de Fora, na Península de Maraú. Pouca que gente visita a vila de Moreré, em Boipeba, não inclui Bainema nessa lista. Envolta por fazendas de coco e quase sem construções, a praia tem ondas no canto esquerdo e mar calminho na outra ponta, com uma única barraca de praia com porções de petiscos e cerveja gelada. O horizonte é absurdamente pacífico e pouca gente passa caminhando. Claro, se quiser mais agito, uma caminhada de uma hora da vila de Moreré até o centrinho de Boipeba passa pela Praia da Cueira e de Tassimirim. Mas Bainema é um dos melhores lugares do mundo para ficar relaxando e vendo o tempo passar.

5. Lopes Mendes – Ilha Grande (RJ)

Por anos a Praia de Lopes Mendes foi escolhida como a mais linda do Brasil em algumas revistas de turismo que parecem ter demorado séculos para descobrir as praias do Nordeste. Contudo, basta um dia de sol e céu azul, com a água verdinha transparente contrastando com a areia branca para você entender o porquê desse lugar ser tão especial. Não tem construções nem hospedagens. Alguns poucos ambulantes estão autorizados a vender bebidas e alugar pranchas no canto direito, onde há boas ondas para o surfe. À medida em que você caminha para o canto esquerdo, o desbunde e a solidão são inevitáveis. Se quiser explorar na companhia de um guia, volte por uma trilha interna, paralela à praia, que revela vestígios de uma antiga fazenda de escravos e de um naufrágio do século passado, que deixou um tonel muito fotogênico largado na areia. O tipo de lugar que nos faz amar estar vivo. 

Pin It

Posts relacionados


POSTS RELACIONADOS

INSTAGRAM
Visite nosso Instagram