READING

5 benefícios de pedalar para a saúde e para o mund...

5 benefícios de pedalar para a saúde e para o mundo

Sentir aquele vento no rosto, descobrir cenários novos sem barulho de motor e sem um vidro na frente. Esses são alguns dos prazeres imediatos de pedalar e são sentimentos fáceis de captar. O que às vezes não pensamos é nos benefícios não visíveis de andar de bicicleta. Fizemos uma lista de grandes benfeitorias que pedalar pode trazer para nosso corpo e para sociedade. Dá uma conferida:

1 – Benefícios da bike para a saúde

Talvez o mais óbvio seja o emagrecimento, mas ele vem associado à estética e ao bem-estar. Afinal, tudo está correlacionado. Pedalar frequentemente melhora a capacidade respiratória e deixa o coração trabalhando de forma mais regulada. Além disso, você reduz o colesterol progressivamente e regula a pressão arterial, evitando picos que podem ser perigosos. A prática constante do ciclismo ajuda a controlar a glicemia no sangue e assim reduz os efeitos da diabetes. Como se não bastasse tudo isso, ainda elimina toxinas do corpo e ajuda na recuperação de lesões.

Benefícios Bike

2 – Benefícios da bike para o bem-estar

Quando você estaciona a sua bicicleta em casa ao fim de uma pedalada você está começando a sentir alguns outros efeitos, de curto, médio e longo prazo. Logo de cara, uma sensação de prazer quase imediata é provocada pela endorfina, um hormônio que é como um “analgésico natural do corpo”. É liberada pelo hipotálamo e pela glândula pituitária em resposta à dor ou ao estresse, ela faz parte de um grupo de hormônios peptídicos que alivia a dor e cria uma sensação geral de bem-estar. Ou seja, ela também reduz o estresse se produzida regularmente, por meio de uma atividade física disciplinada. E a longo prazo ela rejuvenesce uma série de células do corpo.

Benefícios Bike

3 – Benefícios da bike para a resistência física

Pedalar aumenta naturalmente a força de vários grupos musculares, principalmente inferiores. Ou seja, é uma senhora malhação para as pernas como um todo, com destaque para coxas, glúteos e panturrilhas. Com os treinos estes membros vão aumentar sua resistência a mais carga e mais esforço por períodos mais prolongados. Por ter um baixo impacto nas articulações, o ciclismo é uma ótima atividade para quem tem alguma lesão pontual ou crônica de tornozelos ou joelhos, sendo assim uma alternativa para manter a parte aeróbica em dia. Uma consequência natural desses esforços é o aumento de fôlego. Ou seja, o ciclismo proporciona um baita preparo para outros esportes, como caminhada em alta montanha, por exemplo.

4 – Benefícios da bike para a qualidade de vida

Além da resistência física, pedalar também vai melhorar aspectos que (aparentemente) não estão correlacionados com o ciclismo. Com o tempo, melhora os ciclos circadianos e a qualidade do sono, que provoca uma reparação maior para cada hora dormida. Também impulsiona a libido e a vida sexual de quem pratica. Como pedalar pode ser um evento social, com grupos de pedaladas, não é mentira afirmar que a bike também promove relacionamentos. E a longo prazo a bike promove a longevidade.

Benefícios Bike

5 – Benefícios da bike para o mundo

A bicicleta ajuda o planeta. O primeiro beneficiado é o meio-ambiente, que recebe muito menos dióxido de carbono (o famigerado CO2) e outros gases que pioram o efeito estufa e contribuem para o aquecimento global. Bike significa menos gasto com combustíveis e com eletricidade. Ou seja, você economiza ao pedalar, melhora o trânsito da sua cidade e ainda ajuda o mundo a ser um lugar melhor para as próximas gerações.

Maui - Bike EUA

Pin It

Posts relacionados


POSTS RELACIONADOS

INSTAGRAM
Visite nosso Instagram