READING

Qual a melhor época para visitar os Lençóis Maranh...

Qual a melhor época para visitar os Lençóis Maranhenses?

Não dá para ter tudo nessa vida, não é mesmo? Se por um lado os Lençóis Maranhenses têm a sorte de ser um destino absolutamente singular, por outro é fortemente impactado pela baixa temporada. Mas é possível olhar o copo – ou melhor, as lagoas – meio cheias e levar alguns detalhes em consideração para escolher a melhor época para visitar os Lençóis Maranhenses

Lagoas cheias

Chove regularmente entre janeiro e junho e, quanto mais água cai do céu, mais cheias ficam as lagoas no Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. Quem não abre mão de encontrar a paisagem como nas mais lindas fotografias deve se programar para ir entre junho e setembro. O lado bom é que as lagoas estarão cheias daquela famosa água clarinha, não há chances de chuvas e o sol brilha firme, mas sem queimar os pés, pois o vento funciona como um ar-condicionado natural. 

O lado menos favorável é que será alta temporada – especialmente em julho, com as férias escolares. De toda forma, mesmo na alta temporada os melhores guias conseguem te levar para lagoas mais remotas e menos badaladas, especialmente na zona dos Pequenos Lençóis e nos arredores de Atins. 

A região tem microclimas, mas até mesmo em Barreirinhas e Santo Amaro dá para encontrar alternativas de lagoas menos bombadas. É preciso levar em consideração também que quanto menos água também haverá menos gente disputando espaço nas lagoas. 

Santo Amaro

Outras épocas

Apesar de poucas, existem algumas lagoas perenes, com volume de água razoável o ano todo, mas vale sempre sondar como foi a temporada de chuvas para descobrir as melhores opções. Vale ressaltar que às vezes elas ficam mais sujas e menos apetitosas para banho. 

Tenha em mente que você está indo para ver esse fenômeno especial e que a sua intensidade pode variar por uma série de fatores, como chuva escassa ou excessiva, atrasada ou antecipada. A partir de outubro, já será mais difícil encontrar lagoas com água suficiente para mergulhar. Convenhamos: você não vai até lá só para molhar os pezinhos, né? 

Resumindo

Como diz o turista profissional Ricardo Freire, os Lençóis são “o ecossistema mais original do Brasil, mas de deserto só têm mesmo a areia”. Durante o primeiro semestre chove bastante, sobrecarregando o lençol freático, enchendo assim as lagoas. 

Quando chega junho, as chuvas cessam e o sol passa a brilhar todos os dias. E então as lagoas começam, lentamente, a secar. Em meados de outubro, a maior parte estará vazia.

Traduzindo: é preciso conciliar o melhor momento do destino com suas possíveis datas de férias. Mas tenha em mente que é importante parar de adiar esse encontro e saciar logo seus olhos e suas expectativas. Confira nossos roteiros dos Lençóis Maranhenses no nosso site.

Confira também: 5 coisas que você provavelmente não sabia sobre os Lençóis Maranhenses

Pin It

Posts relacionados


POSTS RELACIONADOS

INSTAGRAM
Visite nosso Instagram