READING

Duo de voz e guitarra adere ao Navegar 2018

Duo de voz e guitarra adere ao Navegar 2018

Novidade quente, boa, maravilhosa no território do Navegar é Preciso 2018: música de altíssima qualidade! O duo de voz e guitarra Lívia Nestrovski e Fred Ferreira agora integra a lista de convidados estrelados do evento, junto dos escritores Leandro Karnal, Bernardo Carvalho e Beatriz Bracher, e da talentosíssima atriz Clarice Niskier. Esse projeto, realizado pela Livradia da Vila em parceria com a Auroraeco, é uma verdadeira celebração do melhor das artes — literatura, música e teatro — que disponta no Brasil.

> > > CLIQUE AQUI E SAIBA TUDO SOBRE O NAVEGAR É PRECISO 2018 < < <

Agora, vamos aos fatos sobre este belíssimo par de músicos…

Em onze anos de parceria, Lívia Nestrovski, cantora, e Fred Ferreira, guitarrista, percorreram os Estados Unidos, França, Portugal, Estônia, República Checa, Alemanha e Colômbia, além de todo o Brasil. No seu repertório Kurt Weill, Zé Miguel Wisnik, Luiz Tatit, Milton Nascimento e compositores da nova geração são colocados lado a lado com compositores eruditos, como Benjamin Britten e Maurice Ravel.

Leia mais: Mulheres incríveis no Navegar é Preciso 2018

Em 2013 lançaram o disco DUO, que nas palavras de Tom Zé, tem a canção Jogral como grande destaque de um disco “muito feliz nas escolhas”. Já Luiz Tatit destaca: “todas [as canções] dizem ao que vieram. Mas Youkali é uma das melhores interpretações que já ouvi na minha vida”.  Em 2014, lançaram seu primeiro vídeo-clip, feito em parceria com o premiado artista holandês Oerd van Cuijlenborg, para a canção “Jogral”.

Esta foto e a de abertura do post são de Daryan Dornelles.

Projetos e participações

Em 2016, fizeram direção musical e arranjos do projeto Mulheres de ’90, que reuniu as cantoras Ceumar, Fabiana Cozza e Mônica Salmaso em espetáculo no SESC Vila Mariana, São Paulo. No mesmo ano, realizaram uma turnê de 45 dias pela Europa, participando de festivais.

Leia mais: Bernardo Carvalho no Navegar é Preciso 2018

Em 2017, apresentaram-se duas vezes nos EUA, incluindo o teatro Joe’s Pub, em NYC, durante o Brasil Summerfest, e ao longo do ano estarão percorrendo 12 cidades brasileiras com a turnê “A Língua das Canções”, feito sob medida para o projeto Arte da Palavra, do SESC Nacional.

> > > CLIQUE AQUI E OUÇA ALGUMAS DE SUAS MÚSICAS < < <

Foto de Daniel Kersys.

Lívia Nestrovski

Descrita pela Polivox como uma cantora de “presença luminosa, avassaladora”, cuja voz é “uma das maiores realizações da canção brasileira contemporânea”, Lívia Nestrovski iniciou seus estudos musicais nos Estados Unidos, onde passou parte da infância. Formou-se em Canto Popular pela UNICAMP e é mestre em Musicologia pela Uni-Rio. Foi professora de Canto e História da Música na Faculdade Santa Marcelina, São Paulo.

Desde 2008, é solista de Arrigo Barnabé, que referiu-se a ela como sendo “tranquilamente uma das maiores vozes de sua geração”. A cantora lançou ao lado de Arrigo e de Luiz Tatit o disco “De Nada Mais a Algo Além” (2014), fruto de parcerias inéditas dos dois compositores. Nas palavras de Zé Miguel Wisnik, este disco foi possível “graças ao frescor e ao calor jovial unidos na voz agilíssima de Lívia Nestrovski”, que tendo “intimidade de nascença com as mais intrincadas passagens, dá triplos saltos carpados na voz sem perder a naturalidade entoativa, o que a faz a intérprete de sonhos para o esperado e inesperado encontro de Luiz Tatit com Arrigo Barnabé”. O disco foi finalista do Prêmio da Música Brasileira (2015) em duas categorias.

Leia mais: Navegar é Preciso – Leandro Karnal e mais

Lívia também canta ao lado de Arthur Nestrovski e Zé Miguel Wisnik, com quem se apresentou em 2014 e 2015 na Fundação Gulbenkian, em Lisboa, Portugal. Ao lado de Arthur, gravou o disco Pós Você e Eu, lançado em maio de 2016.

Desde 2014, cantou como convidada da Orquestra à Base de Corda (Curitiba), Orquestra Jovem Tom Jobim (São Paulo) – ao lado de Chico Pinheiro, Ricardo Herz e Proveta –, Coro Jovem do Estado (São Paulo) e Orquestra Jazz Sinfônica (SP). Em 2017 cantou à frente da University of Illinois Jazz Concert Big Band, nos Estados Unidos, em concerto em homenagem a Milton Nascimento, e também com a Orquestra Sinfônica de Heliópolis, sob a batuta de Isaac Karabtchevsky, apresentando canções de Schubert, Schumann e Bizet.

Foto de Daniel Kersys.

Fred Ferreira

Graduado em Composição e Viola de Orquestra pela UNICAMP. Atua como arranjador, diretor musical, trilhista e instrumentista em diversos projetos, tanto no meio erudito quanto popular. Tocou e gravou com artistas como Alcione, Rita Benneditto, Orlandivo, Bebeto, Jair Rodrigues, Simoninha, Ritchie, João Sabiá, Carlos Dafé e Léo Jaime. Foi solista do samba-enredo de 2013 da Mocidade Independente de Padre Miguel. Foi arranjador do concerto “Imagine: A Canção Inglesa de Purcell aos Beatles” (para teorba, viola da gamba e contratenor) e do projeto “Cartas e Canções” (para guitarra elétrica, teorba, contratenor e cantora popular – patrocinado pelos CORREIOS).

Leia mais: Beatriz Bracher no Navegar é Preciso, finalmente!

Fred fez trilhas para os espetáculos “Conhece-te a ti mesmo”, vencedor do Prêmio Klauss Viana de Dança – Funarte (2006), “A Terceira Margem do Rio” (teatro), e para o curta-metragem “Iracema” (Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo). Em 2014, participou do Java Jazz Festival (com João Sabiá), em Jakarta (Indonésia) e em 2015, apresentou-se no Maracanã (com Samba de Santa Clara) e no Rock in Rio (com João Sabiá), além de inúmeros outros teatros e festivais por todo o Brasil com diversos projetos. Tocou também no Womex 2015, em Budapest, com Rita Benneditto.

> > > CLIQUE AQUI E VEJA VÍDEOS DA DUPLA < < <

Foto de Daniel Kersys.

Foto de Daniel Kersys.

Foto de Daniel Kersys.

Pin It

POSTS RELACIONADOS

INSTAGRAM
Visite nosso Instagram