READING

Navegar é Preciso 2018: Bernardo Carvalho

Navegar é Preciso 2018: Bernardo Carvalho

Conheça mais sobre Bernardo Carvalho, um dos escritores que participará como convidado do Navegar é Preciso 2018. O carioca radicado em São Paulo estreou em 1993 com a coletânea de contos Aberração e desde então tem se destacado como um dos melhores escritores contemporâneos brasileiros, traduzido para diversos idiomas. Ganhador do prêmio Jabuti duas vezes – com os livros Mongólia, em 2004 e Reprodução, em 2014 –, Bernardo lançou em 2016 o seu décimo-primeiro romance, Simpatia pelo demônio, pela Companhia das Letras.

A literatura de Bernardo tem como característica marcante a mistura entre ficção e realidade sem deixar muito claro as diferenças entre ambas. Sua narrativa é composta de fatos reais e históricos misturados com ficção, que sustentam e dão veracidade aos enredos. Para além dos romances, ele também atua como jornalista e articulista.

Abaixo, aproxime-se um pouco mais dessa figura tão interessante por meio de trechos de suas próprias falas e sinopses de sua mais recente obra e de sua trajetória profissional.

LITERATURA

“A literatura que importa, a literatura que me agrada, é a literatura de dissenso. Dissenso radical. Não se trata de dissenso político contra um partido no poder. É a literatura com uma singularidade que vem atrapalhar os consensos, que vem perturbar as ideias consensuais em estética, em arte, em literatura, em política. É a ideia de uma voz que seja perturbadora da domesticação do consenso, em nome da inteligência, em nome da verdade” – disse à rádio francesa de notícias RFI Brasil.

Conheça o livro favorito do Bernardo Carvalho (Vídeo) >>

ESCREVER

“Não gosto de mistificar o trabalho do escritor. Eu trabalho e, se toca o telefone, atendo. Não preciso me isolar, não há grilos. Posso acordar no meio da noite para escrever, não há horários rígidos.” – disse ao Correio Braziliense.

“Minha escrita é híbrida, um gênero maleável. Muitas pessoas disseram que os contos eram romances concentrados, sinopses de romances. E quando publiquei Onze, disseram que era um conto expandido. Transito nesse terreno híbrido de gêneros misturados. O conto exige uma intensa concentração. O romance vai indo, mais solto” – disse ao Correio Braziliense.

LIVROS

O livro Simpatia pelo demônio, sua obra mais recente, conta a história de um brasileiro que, trabalhando para uma agência humanitária internacional, é enviado para uma zona de conflito, onde deverá pagar o resgate de um refém de um grupo extremista islâmico. Enquanto espera pelo contato com os terroristas, o brasileiro se lembra em flashbacks da relação amorosa que, em plena crise da meia-idade, manteve com um estudante mexicano, desestabilizando toda a sua vida.

Saiba mais sobre o livro Simpatia pelo demônio >>

Saiba mais sobre o livro O Filho da Mãe (Vídeo) >>

Conheça a bibliografia completa de Bernardo Carvalho >>

VIDA PROFISSIONAL

No ano de 1983 Bernardo Teixeira de Carvalho forma-se jornalista pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RJ). Ainda na década de 1980 radica-se na cidade de São Paulo e a partir de 1986 trabalha na Folha de S.Paulo, jornal no qual exerce função de diretor do suplemento de ensaios Folhetim, é correspondente internacional em Paris e posteriormente em Nova York e, entre 1998 e 2008, colunista fixo do caderno de cultura Ilustrada. Com dissertação a respeito da obra de Wim Wenders, obtém grau de mestre em cinema pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP) no ano de 1993, quando também lança a coletânea de contos Aberração, que marca sua estreia na literatura. Seu primeiro romance sai em 1995 e, desde então, tem publicado traduções e exercido a função de crítico literário. Atualmente, ele possui 11 romances publicados.

JORNALISMO

“Há uma cisão na minha cabeça, eu transito de um lado para outro sem a menor contaminação. Por exemplo, quando escrevi Onze, eu estava insatisfeito com o jornal. Então, eu chegava em casa e escrevia. E era uma recusa do jornalismo, queria fazer alguma coisa contrária ao que fazia durante o dia, uma contraposição quase direta. Por outro lado, a experiência do jornalismo me ajudou muito na literatura. O pretexto da profissão faz com que a gente se confronte com situações que jamais confrontaria, a gente se embrenha na vida, na vida que não é sua. Um monte de histórias dos meus livros foi inspirada nesses contatos inesperados. Como correspondente na França e em Nova York, eu cobria tudo: crime, política, economia. E isso foi importante para mim como romancista. É óbvio que a literatura que faço não é realista, imediata, como é o jornalismo. Eu não vou relatar um fato, mas há uma potente transmutação daquilo na minha cabeça, uma força que eu não dispenso”. – disse à revista Cult.

Entrevista de Bernardo carvalho à Biblioteca Parque Villa-Lobos >>

Veja mais: Navegar é Preciso: Os convidados da 8ª edição

NAVEGAR É PRECISO

Além do Bernardo Carvalho, também participarão do Navegar é Preciso 2018, que acontecerá de 30 de abril a 04 de maio de 2018, os escritores Leandro Karnal, Beatriz Bracher e Maitê Proença. A atração musical será a Zélia Duncan. O evento sediará ainda um espetáculo teatral inédito protagonizada por Clarice Niskier, baseado na obra do músico e compositor Zeca Baleiro, que participou da edição de 2015 do Navegar.

O projeto, realizado em parceria com a Livraria da Vila, anualmente reúne expoentes da literatura nacional e outros convidados igualmente especiais a bordo do Iberostar Grand Amazon. Ao longo de cinco dias, a proposta é desbravar a Amazônia, seguindo o curso do rio Negro, e fomentar muitas boas conversas.

Saiba tudo sobre o Navegar 2018 >>

 

Pin It

POSTS RELACIONADOS

INSTAGRAM
Visite nosso Instagram