Navegar é Preciso

Batizado em homenagem ao célebre poema de Fernando Pessoa, o Navegar é Preciso resulta de uma parceria entre a Livraria da Vila e a Auroraeco Viagens. O que começou como um bate-papo informal no café da livraria se transformou em uma experiência única, em que escritores, músicos e viajantes exploram juntos a fascinante Amazônia e o universo da literatura.

Uma das melhores coisas da vida é poder unir paixões em um mesmo tempo e espaço. De uma só vez, desfrutar de prazeres variados e, se possível, complementares. Pois bem, é esse tipo de experiência que o Navegar é Preciso proporciona. Trata-se de uma viagem de barco pelo rio Negro que acontece apenas uma vez ao ano. Mais rica que qualquer outra navegação que ali acontece, essa viagem é marcada pelos inúmeros encontros: dos amantes da natureza com a Floresta Amazônica; da alta gastronomia com o bom paladar; e de leitores e escritores.

O projeto, realizado pela Livraria da Vila em parceria com a Auroraeco, tem sucesso há sete anos e hoje temos a alegria de anunciar a sua oitava edição. Em 2018, o Navegar acontecerá de 30 de abril a 4 de maio e contará com a presença de convidados ilustres como o Leandro Karnal, Beatriz Bracher, Bernardo Carvalho e Maitê Proença. A atração musical deste ano será com a Zélia Duncan. E a atriz Clarice Niskier nos presenteará novamente com sua notável presença.

Diariamente os escritores – alguns dos mais interessantes da cena nacional – se entrevistarão mutuamente no auditório do barco. Íntimas, essas mesas literárias acontecem no esquema um a um. Nos demais momentos da viagem, você irá aproximar-se da flora e da fauna amazonense – durante o dia e a noite, pois alguns animais têm hábitos noturnos. Além disso, haverá uma linda visita a Fundação Almerinda Malaquias, em Novo Airão, e um banho com botos-cor-de-rosa. Para encerrar o roteiro, a apresentação musical.

O convidamos a participar do Navegar é Preciso 2018. Será um prazer compartilhar com você essa experiência que tanto marca quem a vive.

CLIQUE AQUI PARA VER O ROTEIRO!

LEANDRO KARNAL

LEANDRO KARNAL

Leandro Karnal, historiador, doutor em História Social pela USP e professor na UNICAMP. É reconhecido como um importante intelectual e formador de opinião em todo país. Participa frequentemente de programas como o Jornal da Cultura e Café Filosófico. Alguns de seus livros estão entre os mais vendidos do Brasil, como Todos Contra Todos; Diálogo de Culturas; Pecar e Perdoar; e Conversas Com Um Jovem Professor. É colunista fixo do jornal O Estado de São Paulo e tem participações diárias nas rádios e canais de TV do grupo Bandeirantes. Sua página do Facebook ultrapassou 1 milhão de seguidores e seus vídeos e frases circulam pela internet com enorme popularidade.

BEATRIZ BRACHER

BEATRIZ BRACHER

Beatriz Bracher é uma escritora e roteirista premiada. Antes de dedicar-se as suas obras, ela atuou como editora na revista 34 Letras e ajudou a fundar a Editora 34. Em 2016, Beatriz venceu na categoria Melhor Livro do Ano o Prêmio São Paulo de Literatura pelo livro “Anatomia do Paraíso”. A mesma publicação recebeu o Prêmio Rio de Literatura, em 2015. Outro de seus romances, “Antônio”, obteve em 2008 o terceiro lugar no Prêmio Jabuti e o segundo lugar no Prêmio Portugal Telecom. Em sua biografia, as criações literárias dividem espaço com roteiros de filmes elaborados com parceiros interessantes.

BERNARDO CARVALHO

BERNARDO CARVALHO

Bernardo Carvalho, escritor, dramaturgo, tradutor e jornalista. Foi correspondente da Folha de S. Paulo em Paris e Nova Iorque. Estreou na literatura com a coletânea de contos, 'Aberração', em 1993. Desde então, publicou onze romances. Recebeu o Prêmio APCA, em 2003, bem como o Prêmio Jabuti, 2004, ambos na categoria romance, com o livro 'Mongólia'. 'Simpatia pelo Demônio', o mais recente, saiu em 2016, pela Companhia das Letras. Seus livros foram traduzidos para mais de dez idiomas. Uma seleção de seus artigos, resenhas e ficções publicados na Folha de S. Paulo foi editada em 2006, pela Publifolha, no volume 'O Mundo Fora dos Eixos'.

MAITÊ PROENÇA

MAITÊ PROENÇA

Maitê Proença, atriz, apresentadora e escritora brasileira. Estreou na TV em 1979, após convite do jornalista Mario Prata em uma palestra, no MIS. Recebeu diversos prêmios e indicações por suas dramaturgias. Em 2003, saiu de sua zona de conforto e decidiu aventurar-se como escritora em uma coluna fixa na revista Época. O melhor de sua produção foi reunido em 'Entre ossos e Agora', 2015, uma reedição publicada em 2004. É reconhecida pelos romances 'Uma vida inventada' e 'Todo vícios'. E pelas peças 'As meninas' e a aclamada 'A beira do abismo me cresceram asas', que foi dirigida ao lado de Clarice Niskier, participante ativa do Navegar é Preciso.

CLARICE NISKIER

CLARICE NISKIER

Clarice Niskier, atriz, estreou no teatro em 1981, em “Tambores na Noite”. Nos anos 80, trabalhou com a premiada diretora Lucia Coelho, em diversas peças infantis. Nos anos 90 desenvolveu uma longa parceria com o diretor Eduardo Wotzik. Sob sua direção, atuou em 'Tróia' que lhe rendeu a primeira indicação para o Prêmio Shell; e Mambembe de Melhor Atriz em 93. Com ele também escreveu seu primeiro monólogo “Um Ato Para Clarice”. Em 2000, foi indicada novamente ao Prêmio Shell de Melhor Atriz, sendo vencedora com a peça “A Alma Imoral”, que estreou em 2006. A peça lhe rendeu outras grandes indicações e prêmios e continua em cartaz atualmente.

ZÉLIA DUNCAN

ZÉLIA DUNCAN

Zélia Duncan, cantora e compositora. Começou a carreira nos anos 80. Em 1990 lançou seu primeiro LP 'Outra Luz'. Em 1997 com 'Intimidade', rodou o Japão e a Europa. Em 2006 ingressou na banda os Mutantes, substituindo os vocais que um dia foram de Rita Lee. Em 2009, com 'Pelo sabor do gesto', recebeu uma indicação ao Grammy Latino, levando o prêmio de Melhor Cantora. Venceu em duas categorias do Prêmio da Música Brasileira em 2013, com o álbum ‘Zélia Duncan canta Itamar Assumpção Tudo Esclarecido. Em 2016, com o show “Antes do Mundo Acabar” foi consagrada na 27ª edição do Prêmio da Música Brasileira com três prêmios.

Roteiro atual e edições anteriores

Depois da fase de planejamento inicial e da conquista dos parceiros corretos, chegou a hora de elencar convidados de peso que pudessem fazer do Navegar um evento realmente rico e interessante. Desde 2011, essa tarefa vem sendo cumprida com louvor. Veja quais os autores e artistas que participaram das edições anteriores do projeto, além do roteiro da edição atual.

Destinos

Oitava edição

A 8ª edição do Navegar é Preciso acontecerá de 30 de abril a 04 de maio de 2018. Ao longo de cinco dias desbravaremos a Amazônia, seguindo o curso do rio Negro. Entre os encontros faremos passeios pela região de Anavilhanas, caminhada na mata, banho com botos-cor-de-rosa em Novo Airão, visita à Fundação Almerinda Malaquias, banho na Praia do Tupe, uma linda praia de rio, focagem de fauna noturna (aves, jacarés e alguns mamíferos) e passeios de lancha por igarapés. Será uma experiência inesquecível!

CLIQUE AQUI PARA VER O ROTEIRO!

2017

2017

Autores: João Paulo Cuenca, Lira Neto, Marcia Tiburi, Mário Prata e Monja Coen. Atração Musical: Chico César.

2016

2016

Autores: Mário Prata, Noemi Jaffe, Raphael Montes e Rodrigo Lacerda. Atração Musical: Zeca Baleiro. Atração teatral: Clarice Niskier.

2015

2015

Autores: Amyr Klink, Eliane Brum, Fabrício Carpinejar, Joca Terron e Reinaldo Moraes. Atração musical: Fabiana Cozza.

2014

2014

Autores: Alejandro Zambra, Humberto Werneck, Ilko Minev e Marcelino Freire. Atração musical: Marina de la Riva.

2013

2013

Autores: Affonso Romano de Sant’anna, Cadão Volpato, Frei Betto, Marina Colasanti, e Xico Sá. Atração musical: Projeto Coisa Fina.

2012

2012

Autores: Edney Silvestre, Ignácio de Loyola Brandão, Nilton Bonder e Valter Hugo Mãe. Atração musical: Barbatuques. Atração teatral: Clarice Niskier.

2011

2011

Autores: Cristovão Tezza, Ilan Brenman, Laurentino Gomes, Mary Del Priore, Milton Hatoum. Atração musical: Grupo Mawaca.

Parceiros e Participantes

Projetos da magnitude do Navegar é Preciso não podem ser viabilizados sem bons parceiros. Nesta seção você poderá saber um pouco mais sobre alguns dos responsáveis pelo sucesso de projeto, como a Livraria da Vila, a grande idealizadora do Navegar, o Iberostar Grand Amazon, que nos abriga por cinco dias, e a Fundação Almerinda Malaquias, que nunca falha em tocar o coração dos viajantes. Veja também depoimentos de participantes das edições anteriores.

A LIVRARIA

A LIVRARIA

O grande diferencial da Livraria da Vila é priorizar o cliente. Deixá-lo confortável, em ambientes aconchegantes, para escolher um livro e ler a vontade. Samuel, dono da rede, diz que não sabe se isso ajuda a vender, mas que acredita que é assim que uma livraria deve ser. Seu conceito parece estar certo, já que a Livraria soma 30 anos de êxitos. Mais do que grandes depósitos de livros novos, as filiais da Livraria da Vila são pontos de encontro e pólos culturais.

O BARCO

O BARCO

O projeto tem como palco o Iberostar Grand Amazon, uma luxuosa embarcação com 75 grandes cabines confortáveis, auditório, refeitório e deck superior com bar coberto e piscina. Sinta-se hospedado em um elegante hotel de madeira. A tripulação e os guias que comandam os passeios de lancha são exemplares, mas algo nesta embarcação é ainda melhor: a gastronomia. Desfrute de pratos elaborados com peixes e frutas regionais!

A FUNDAÇÃO

A FUNDAÇÃO

A visita à Fundação Almerinda Malaquias, em Novo Airão, faz parte do roteiro de todas as edições do Navegar é Preciso. A instituição presidida por Miguel Rocha da Silva e o suíço Jean-Daniel Vallotton é um centro de formação para as crianças e adolescentes carentes. Lá, eles recebem capacitação, aprendendo a fazer objetos de decoração com sobras de madeira da construção naval. As crianças aprendem também sobre ecologia e sustentabilidade.