READING

Chiloé: um Chile que nem parece existir mais

Chiloé: um Chile que nem parece existir mais

Autenticidade e natureza num Chile de outras épocas. É isso o que o visitante sente ao interagir com a cultura chilote, dos moradores do arquipélago de Chiloé, na Patagônia Norte. Um desses lugares difíceis de explicar porque são tão especiais, mas aos quais basta chegar para perceber. Como se apenas com os pés e olhos fincados ali tudo fizesse sentido. Onde o Oceano Pacífico criou e fortaleceu um espírito próprio e poderoso.

A 1.200 quilômetros ao sul de Santiago – ou 1h50 de voo até a cidadezinha de Castro –, a paisagem de Chiloé é um grande mix de pastos verdejantes, um litoral dramático e penhascos cênicos. Mas a ilha, na verdade um grande arquipélago com 40 delas, é um grande conjunto de horizontes e sentidos diferentes. Explorar a região é entender o quanto os humanos e a natureza são, conjuntamente, responsáveis por sua complexidade. Se tem um adjetivo que não se aplica a esse canto do Chile é: óbvio.

E essa quebra de paradigmas do ambiente rústico ao redor com um conforto atencioso é o que faz do Tierra Chiloé a opção favorita da Auroraeco nesse destino. Moderna e inovadora, porém super integrada à natureza, por si só a arquitetura do hotel já propõe um olhar diferente para a região. Garantir aos hóspedes experiências singulares com os melhores guias ao ar livre, mas ao fim do dia trazê-los para o aconchego dos apartamentos com design clean e vanguardista. Num espaço pensado para relaxar e acolher, com piscina, spa e sauna. E claro, uma gastronomia detalhista e em sintonia com a cultura das ilhas e com receitas internacionais.

Uma vez que os olhos se familiarizam com o ambiente, começam a observar os detalhes e a entender o porquê de ter 16 pontos marcados como Patrimônio da Humanidade pela Unesco. Construídas nos séculos 18 e 19, as igrejas de madeira da ilha são um exemplo mundial de arquitetura. Sem uso de pedras ou tijolos, são joias completamente elaboradas pelos pescadores e criadores de barcos. Muitas delas têm em seus tetos curvas idênticas às de barcos virados ao contrário.

Descubra o melhor de Chiloé com a Auroraeco

Para além da religião, a cultura chilote reúne toda a essência dos saberes da pesca com a agricultura. Isso se reflete em casinhas de madeira compactas e aconchegantes. Aliás, tudo é feito de madeira em Chiloé, casas, igrejas e até mesmo os túmulos nos cemitérios. Ali os moradores fazem uso diverso do fogão à lenha, destinado tanto a cozinhar quanto a aquecer.

Pela localização rural e ao mesmo tempo marítima, a culinária local consegue misturar ingredientes da terra e do mar. E a gastronomia do Tierra integra todos estes saberes e tradições. Parece maluca a ideia, mas você precisa provar o curanto, um ensopado feito a base de carne de porco, de frango, batatas e… mariscos! Ah, e tudo isso é preparado dentro de um buraco, no ventre de Pacha Mama, a Mãe Terra. Claro, tudo harmonizado com excelentes vinhos, selecionados pelo sommelier da casa. No paladar, uma experiência surpreendente como a própria ilha em si.

Embora o ambiente do hotel seja extremamente aconchegante e acolhedor, a vida acontece ao ar livre. Como estamos numa latitude alta, muito ao sul e expostos aos ventos severos do Pacífico e a uma umidade absurda, por vezes o tempo é hostil. Contudo, isso não impede o Tierra de levar seus hóspedes para conhecer cantos especiais do arquipélago.

As excursões são mais do que um ponto alto da vivência no Tierra Chiloé, são parte da própria essência do hotel. Combina jornadas de meio ou um dia na terra ou no mar. Você pode fazer trekking, passeios de bicicleta, caiaque ou ainda velejar neste destino fora dos circuitos convencionais. Ao final, a ideia é que as aventuras vividas na ilha tragam a sensação de que você sempre pertenceu ao local.

Veja o roteiro especial da Auroraeco em Chiloé

Por estar cercado pelo Oceano Pacífico, as atividades aquáticas no Tierra Chiloé são boa parte do menu de tours. Os programas são desenhados de modo a garantir que os hóspedes descubram a cada novo dia um pouco mais sobre a cultura e a natureza do arquipélago. Para as atividades no mar, canais e fiordes do arquipélago o Tierra conta com sua própria embarcação, o Williche. Conheça lugares como Chelin & Quehui, as casas sobre palafitas de Mechuque ou ainda reme de caiaque pelo Pantanal Pullao, contemplando dezenas de espécies de aves endêmicas.

Outra singularidade do Tierra Chiloé, como o próprio nome evoca, são os passeios sobre a terra firme. E os meios são vários. As colinas verdes exuberantes e o azul do Oceano Pacífico que nos cerca, fazem do trekking na Ilha de Chiloé ao mesmo tempo uma atividade de tirar o fôlego e divertida. As caminhadas até pontos como Duahatao Chepu, Bosque Piedra e Cais das Almas têm duração variada. Os passeios de bike e as cavalgadas com cavalos próprios do hotel também são outro destaque da estadia.


Para além das físicas, outras atividades propostas pelo Tierra buscam integrar os hóspedes com a cultura local. Na maré está baixa, dependendo dos ciclos da lua, é possível coletar vários tipos de mariscos e algas, forma de renda de muitas famílias chilotas. Conhecer a Ilha de Quinchao, cuja capital Achao, esta envolta numa linda baía, com uma igreja e uma cooperativa de artesãos locais. Ali são celebradas lindas festas religiosas. Antiga fortaleza do século 16 do governo chileno, a cidade de Castro foi usada como ponto de entrada para capturar a ilha como extensão do continente e hoje vive em casas tradicionais de palafitas, grandes igrejas e nos autênticos mercados de artesanato. Chiloé se revelará um lugar com infinitas possibilidades de descoberta.

Veja mais detalhes sobre Chiloé aqui 

Pin It

Posts relacionados


POSTS RELACIONADOS

INSTAGRAM
Visite nosso Instagram