READING

Pousada Mangabeiras: a joia tropical de Boipeba

Pousada Mangabeiras: a joia tropical de Boipeba

A ideia de refúgio é antiga e vem de “se abrigar, de se proteger”. De fato, na Pousada Mangabeiras, na Ilha de Boipeba, você estará imune às chatices e amolações do cotidiano. Como se entrasse num tempo muito próprio, onde o mandamento é relaxar, ficar de pé pro alto ou fazer apenas o que der vontade. Opções de atividades e praias majestosas não faltam nesse trecho maravilhoso do litoral da Bahia, a cerca de 130 quilômetros ao sul de Salvador. Ah, e conforto, aconchego e boa gastronomia também tem de sobra.

Dá até pra achar que o apelido de “Polinésia Baiana” é um exagero, mas uma vez na região da Costa do Dendê você perceberá que por vezes o tom do mar duela entre o verde e o azul. Especialmente entre setembro e dezembro, a água ganha uma coloração mais viva e translúcida. Isso fez a fama da região como um dos trechos mais lindos do nosso litoral. A Ilha de Boipeba é quase um sinônimo de isolamento e preservação.

É esse clima de contato com a natureza e de desaceleração da vida urbana que a Auroraeco indica para os hóspedes quando sugere a Pousada Mangabeiras. Um dos nossos refúgios de praia preferidos no Brasil, fica numa vasta propriedade em meio à Mata Atlântica com 48 mil m 2 . Repleta de vida selvagem e espécies de árvores nativas como dendezeiros, cajazeiras, cajueiros e bromélias e, como o nome entrega, inúmeras mangabeiras. Você certamente provará sucos das frutas da estação.

Descubra mais sobre Boipeba com a Auroraeco

Espaçosas, as amplas acomodações contam com camas king size, redes e varandas com vista. No total são 11 bangalôs de duas categorias – Master e Especial – e também uma guest house, com 3 quartos e cozinha, ideal para famílias e grupos de amigos. Uma ampla piscina com deck serve para refrescar quando o corpo cansar de alternar banhos de mar e de rio. O que não faltam são lugares para ler um bom livro e praticar ativamente a preguiça. Rodeado por mangabeiras e um majestoso cajueiro, o restaurante serve delicadas receitas regionais e internacionais, preparadas com ingredientes frescos e locais. Muitos dos vegetais servidos são orgânicos, da própria horta da pousada. Nos arredores, alguns restaurantes servem peixes e frutos do mar fresquíssimos.

Por falar em arredores, são cerca de 20 quilômetros esplêndidos que vão te deixar na dúvida sobre qual a praia amais bonita. A concorrência é forte, a começar pela Praia da Boca da Barra, onde fica a Pousada Mangabeiras. Bem no encontro do Rio do Inferno com o Oceano Atlântico, tem águas um pouco agitadas e um entorno muito fotogênico.

Seja de barco ou caminhando vale descobrir a praia de Tassimirim e deixar os coqueiros da Praia da Cueira encantarem você. Nos últimos anos a Praia de Moreré tem entrado em diversas listas da mais belas do Brasil e, aos poucos, outras faixas de areia mais ao sul, como Bainema e Ponta de Castelhanos vão ganhando o devido reconhecimento.

Relaxe nos melhores refúgios de praia com a Auroraeco

Explorar é uma delícia e a Pousada Mangabeiras indica os melhores guias da região para acompanharem seu hóspedes. As atividades são inúmeras, como tours de caiaque ou stand-up paddle pelo mangue, inclusive à noite para ter a dimensão das mudanças do ambiente. Durante a maré baixa, são feitos mergulhos guiados com snorkel nas piscinas naturais mais lindas da região – com o auxilio de uma prancheta informativa é possível identificar várias espécies de peixes e corais.

Também é possível embarcar em passeios de barco para passar o dia em praias como Pratigi, Garapuá e na badalada Morro de São Paulo. Entre os meses de julho e setembro, a visita das baleias-jubartes para reproduzir e amamentar permite que sejam avistados esses imensos e belíssimos mamíferos. As saídas costumam durar entre 3 e 5 horas e navegam por longos trechos de mar aberto. Quem preferir a terra firma, não faltam sugestões – guiadas ou não – de caminhadas pelas praias e matas dos entornos.

De setembro a dezembro o tempo fica mais firme e a temperatura mais confortável, sem calor desmedido. É bom notar que os períodos de Natal, Réveillon e Carnaval são considerados alta temporada inclui. Evite as chuvas, geralmente de abril a julho. É possível chegar a Boipeba de taxi aéreo, mas geralmente usa-se van e barco. Para isso embarque num ferry boat de 1h entre Salvador e Bom Despacho. Em seguida, um transfer terrestre com duração de 1h40 até Valença, e de lá uma lancha o levará até Boipeba. Por fim, espere por uma leve caminhada de cerca de 20 minutos até a pousada. Acredite: cada instante de deslocamento será recompensado.

Veja aqui o programa exclusivo da Auroraeco com a Pousada Mangabeiras

 

Pin It

Posts relacionados


POSTS RELACIONADOS

INSTAGRAM
Visite nosso Instagram