READING

Vamos brindar ao Dia Internacional do Malbec!

Vamos brindar ao Dia Internacional do Malbec!

Embora a uva Malbec tenha suas origens no sudeste da França e também esteja presente em diversos países como Chile, Austrália e Nova Zelândia, sempre que ouvimos a palavra Malbec, logo lembramos da Argentina. Há duas razões para esta imediata conexão: (1) é neste país que a uva se desenvolve com mais facilidade, graças às condições climáticas, especialmente na região próxima à Cordilheira dos Andes, na cidade de Mendoza por exemplo.

(2) A Argentina tirou 10 na aula de marketing, nomeando a Malbec como sua uva emblemática. Até mesmo o Dia Internacional do Malbec, 17 de abril, remete ao país! A data foi estabelecida em 2011 pela Wines of Argentina, entidade responsável por promover o vinho argentino no mundo. Neste mesmo dia, em 1853, o engenheiro agrônomo francês Michel Aime Pouget levou à Mendoza as primeiras mudas das uvas Malbec.

Nicolas Catena, revolucionário

Na década de 1990, Nicolas Catena Zapata foi responsável por produzir o primeiro vinho feito exclusivamente com uvas Malbec, maturado por 12 meses em carvalho francês. Além disso, Nicolas é considerado o pioneiro do cultivo em grandes altitudes e foi o primeiro a plantar um vinhedo malbec a 5.000 pés acima do nível do mar na região de Mendoza.

Leia mais: Novo roteiro de bike na Argentina!

Até os dias de hoje, os vinhos da Bodega Catena Zapata estão entre os mais respeitados da região. É possível visitar e degustar alguns dos melhores rótulos desta adega, mas atenção, é preciso planejamento, pois a sua agenda é muito disputada! A Auroraeco oferece dois roteiros próprios nesta região: o enogastronômico e o Bike&Wine, ambos com 6 dias de duração.

Mendoza

Além da larga produção de vinho, Mendoza também conta com a produção de azeite. A região ao redor da Grande Mendoza é a maior área produtora de vinho da América Latina. Como tal, a província é uma das nove Grandes Capitais do Vinho, com centenas de vinícolas localizadas em Luján de Cuyo e no Vale do Uco, distritos localizados no sopé da Cordilheira dos Andes.

Cabe destacar as favoráveis condições climáticas do Vale do Uco: a temperatura média anual é de 14,2 °C e a amplitude térmica diária alcança 15°C, reforçando o tanino das uvas. A região é marcada pelo clima temperado, com invernos rigorosos e verões quentes, de noites frescos. As altas temperaturas e a exposição solar deixam a acidez da uva menor.

Leia mais: Top 3 Bodegas em Mendoza

Características do Malbec

Um conjunto favorável de diversos fatores geográficos, climáticos e geológicos, faz com que os Malbec argentinos tenham características bastantes particulares. Eles têm ganhado cada vez mais notoriedade e reconhecimento entre os críticos do universo do vinho. O Malbec argentino possui textura aveludada, além de vivazes aroma e cor.

De modo geral, um vinho Malbec varietal apresenta coloração intensa e escura, vermelho púrpura, também conhecida como rubi violácea. Trata-se de um vinho robusto e concentrado, puxando um pouco mais para o roxo que para o vermelho. Os aromas lembram frutas vermelhas e ameixas maduras. Pode também ter aroma floral que denota baunilha e violetas.

Com envelhecimento em carvalho, o vinho pode ganhar estrutura e os aromas tornam-se muito mais complexos.

Leia mais: 4 viagens para experimentar os melhores vinhos do mundo

Em Mendoza, a altitude, o solo seco e pobre, a baixa umidade e a intensa exposição ao sol originam vinhos com uma grande expressão de fruta, acidez moderada e taninos maduros e macios. Em Cahors, na França, as uvas não atingem a mesma maturidade que em solo argentino. Como resultado, os vinhos têm menor teor alcoólico e acidez maior.

Curiosidade: a uva Malbec argentina tem também aparência diferente da Malbec francesa – seus cachos são menores e densos, dando origem a frutos igualmente menores.

A uva Malbec se adaptou tão bem ao solo e clima da Argentina que hoje é a casta com maior cultivo no país, que é reconhecido como o quinto maior produtor de vinho do mundo!

Malbec à mesa

O vinho Malbec definitivamente não é um vinho fresco, mas ele pode ser considerado suave por ser levemente adocicado – sabor prolongado proporcionado pela intensidade das frutas maduras. Por conter acidez bem equilibrada, taninos redondos e aroma destacado, este vinho favorece um paladar longo e aveludado com agradável textura.

O Malbec é a melhor opção para as noites de outono e inverno, ou seja, com temperatura baixa. Obviamente, ele não é considerado uma opção interessante para dias e noites mais quentes. No verão, são recomendados os vinhos menos intensos ou frescos, como o branco, Pinot Noir ou o rosé.

De forma geral, este vinho vai muito bem com carnes de sabor intenso. Os cortes mais indicados são os suculentos, preparados ao ponto ou malpassado. Por outro lado, em hipótese alguma um legítimo Malbec deverá ser servido com peixes, frango e saladas.

Leia mais: Novidades em Mendoza! Vinícolas inusitadas, atividades e muito mais!

Exemplos de bons acompanhamentos para um Malbec: picanha, alcatra, costela, cordeiro, pato, pratos com cogumelos, berinjela, pimentões ou muitas nozes, e molhos fortes à base de alho e cebola.

Pronto, agora não falta nada para que você desfrute do melhor modo possível da garrafa de Malbec que abrirá hoje! E que esse denso líquido lhe instigue a conhecer a sua morada mais feliz: Mendoza!

> Clique aqui e veja o roteiro enogastronômico de 6 dias em Mendoza

> Clique aqui e veja o roteiro que mistura bicicleta e vinhos em Mendoza

Pin It

POSTS RELACIONADOS

INSTAGRAM
Visite nosso Instagram