READING

4 viagens para experimentar os melhores vinhos do ...

4 viagens para experimentar os melhores vinhos do mundo

A França e a Itália são destinos tradicionais para quem ama harmonizar excelentes vinhos com gastronomia, sem deixar o espírito aventureiro e ativo de fora da viagem.  Os nossos roteiros misturam a tranquilidade bucólica de regiões vinícolas ao prazer de desbravar as paisagens e a cultura local. Berço de vinhos renomados no mundo inteiro, criamos uma lista com os vinhos que você não pode deixar de experimentar quando estiver em Borgonha, Bordeaux, Toscana e Piemonte.

+ Borgonha

Borgonha é conhecida por ter as vinícolas mais conceituadas na França, com a tradição de dois milênios de viticultura. Suas parreiras produzem frutos que formam os melhores Pinot Noirs e Chardonnays do mundo. Em uma degustação preliminar na Cave de Pommard desperte seus sentidos e perceba os crus da região, um robusto Pommard, um elegante Volnay, e um gratificante Meursault.

Os crus de Pommard são o símbolo dos vinhos tintos da Borgonha e desde a Idade Média, uma referência para harmonizar com carnes vermelhas suculentas.

O Volnay é elegante, tem perfume e leveza, os aromas costumam ser minerais e frutados com nuances de terra úmida, folha seca, especiarias e favo de baunilha (quando amadurecido em carvalho).

Os Meursault tem notas amanteigadas, um aroma de nozes e de mel, além de serem refrescantes são perfeitamente harmonizados com aves, molho branco, truta com amêndoas ou crustáceos grelhados.

+ Bordeaux

Um verdadeiro paraíso para enófilos, este tour de bicicleta em Bordeaux apresenta rotas pitorescas entre as videiras, ao longo do rio Dordogne e passa por encantadoras cidades medievais, como St. Emilion. Experimente um Cabernet Sauvignon encorpado em Médoc ou um Merlot suave e frutado em Pomerol.

As diferentes uvas cultivadas em Bordeaux são, principalmente, as castas tintas Merlot, Cabernet Franc e Cabernet Sauvignon e das uvas brancas, as mais comuns são Sauvignon Blanc, Sémillon e Muscadelle.  Os vinhos da região francesa são elegantes, intensos de sabor e raramente pesados e fortes. Em Bordeaux, tanto os vinhos tintos quanto os brancos são elaborados com dois ou mais tipos de uvas para construírem sabores mais complexos.

+Toscana

Explore a encantadora região rural da Itália em pedaladas por suas colinas e campos de ciprestes em uma tour de bicicleta pela Toscana. Visite antigas cidades etruscas localizadas no alto de colinas cobertas por vinhedos. Além de aproveitar a culinária mais famosa do mundo, experimente os melhores vinhos Brunello, Super Tuscan, Vinho Nobile e Chianti Clássico.

Brunello di Montalcino é um dos vinhos mais famosos da Itália, nomeado por sua cor amarronzada, seu perfume é limpo, com um aroma equilibrado e elegante. Harmoniza perfeitamente com um bife Angus com funghi porcini e milfolhas de mandioquinha.

Os Super Tuscans são vinhos encorpados, propensos ao envelhecimento e acima de tudo, fogem das regras tradicionais de produção, pois utilizam “barrique” (pequeno barril feito com carvalho francês) ao invés dos grandes barris feitos com carvalho da Eslavônia, o famoso carvalho eslavo.

Leia mais: A melhor produção vinícola do Brasil​

O Nobile, é um vinho nobre e tradicional, foi o primeiro vinho italiano a receber a denominação de D.O.C.G. (Denominação de origem controlada e garantida). Esse vinho, além de produção rigorosa só pode ser comercializado e consumido após dois anos de maturação.

Chianti Clássico é um dos vinhos italianos mais premiados com características muito precisas – A sua coloração é vermelho rubi vivaz com reflexos violáceos, notas de frutas vermelhas como cereja e framboesa, cassis e alcaçuz. Harmoniza muito bem com uma pasta tipicamente italiana.

+Piemonte

Piemonte encanta com suas paisagens naturais – conhecidas por muitos como as mais belas da Itália. Sua tour ficará completa com pedaladas por estradas tranquilas e estreitas que lhe trarão a sensação de privacidade em um paraíso natural italiano. Além de aproveitar ao máximo a natureza e a cultura italiana, Saboreie os três mais famosos vinhos da região: Barolo, Barbera e Barbaresco.

Barolo é conhecido como o rei dos vinhos, tem elegância e sofisticação. Seu sabor é intenso, encorpado, em seu tom vermelho profundo se destaca o aroma complexo com características de frutas (ameixas secas), florais (baunilha, alcaçuz, rosas) e chocolate. Pães e queijos acompanham muito bem.

Leia mais: Novidade: roteiro de bike nas Serras Gaúchas

Barbera é um dos tipos de casta de uva mais produzidas na Itália – a segunda mais plantada depois da uva Sangiovese. São vinhos modernos, muito saborosos, com aromas complexos de frutas vermelhas e uma excelente acidez. São vinhos conhecidos e perfeitos para acompanhar refeições.

Barbaresco é um vinho conhecido como o primo ou até mesmo o irmão mais novo do Barolo. Provenientes da mesma região e elaborados com a mesma uva, esses dois tintos possuem algumas diferenças que os deixam parecidos mas ao mesmo tempo muito diferentes e únicos. O Barolo é mais intenso enquanto o Barbaresco é mais elegante e não precisa de muitos anos de espera para ser apreciado.

Entre setembro e outubro, acontecem diversos festivais que comemoram o sucesso da safra anual e preenchem de vida as adegas e vinhedos. Experimente o melhor do vinho e conheça o processo de fabricação, produção e colheita – quem sabe você não colherá a uva para o próximo vinho mais famoso do mundo.

Fale conosco.

Pin It

POSTS RELACIONADOS

INSTAGRAM
Visite nosso Instagram