READING

Conheça 3 pedaladas à beira-mar na Europa, Ásia e ...

Conheça 3 pedaladas à beira-mar na Europa, Ásia e Brasil

Não é de hoje que pedalar é uma forma especial de viajar. Com os pés no pedal e o vento no rosto as paisagens passam mais lentamente diante dos olhos e permitem avistar mais detalhes e aumentar as interações humanas e com a natureza. Cicloviagens são naturalmente especiais e acontecem numa cadência diferente. Entre muitas opções de roteiros, a Auroraeco tem alguns com o oceano como protagonista. Separamos 3 roteiros à beira-mar para sentir a maresia nas narinas e o sol beijando a pele. 

Europa

Cinque Terre, Itália

Pedalar por uma das mais cobiçadas regiões do Mar Mediterrâneo é, sem dúvidas, um privilégio. Um tour de bicicleta pela Riviera Italiana está no rol das experiências memoráveis da vida. E quando se fala em litoral italiano, poucos lugares são mais desejados do Cinque Terre, na Ligúria. 

Pelo caminho cruze por portos e vilarejos pesqueiros remotos, como Camogli e Santa Margherita, e brinde com uma taça de vinho local em um esplendoroso hotel que já foi um monastério medieval. Relaxe em uma praia particular com mar translúcido depois de pedalar descobrindo paisagens deslumbrantes a cada curva, em estradas absolutamente surreais. 

Pernoite em vilarejos icônicos como Portofino, que revelam a essência de uma Itália pitoresca e extremamente charmosa. Após uma caminhada ao longo da rochosa costa dessa península pitoresca alcance Abadia de San Fruttuoso, do século 20, com acesso apenas a pé ou pelo mar, embarcado. 

Acorde na cênica Lavagna, almoce à beira-mar em Moneglia e depois vá passeando por um mar de oliveiras em estradas rurais pacíficas até a cidade litorânea de Sestri Levante. 

Conquistar o Passo del Bracco vai demandar superação, mas compensará fortemente. Esta rota fazia parte da rede de antigas estradas romanas através das montanhas e foi percorrida por papas, reis, escritores e incontáveis exércitos ao longo dos séculos. 

Com ajuda do trem local e da rede de trilhas, você vai sair para explorar as aldeias de Cinque Terre e entender por que este é um lugar tão famoso. Pedale por toda a extensão do Cinque Terre, começando de Bonassola a Levanto em uma ciclovia que já foi con um antigo túnel ferroviário. Contemple uma linda vista das imponentes montanhas dos Apeninos. A jornada termina em Riomaggiore, a última das cinco vilas, com a certeza de ter vivido algo único na Bella Itália

JÁ PENSOU EM PEDALAR PELA LÍGURIA DESCOBRINDO AS CINQUE TERRE?

Ásia

Costa Turquesa, Turquia

Geralmente quando se pensa em Turquia duas imagens imediatamente vêm à cabeça. A primeira é do skyline de Istambul, com suas portentosas mesquitas e a ponte sobre o Canal de Bósforo. E a segunda costuma ser a das formações rochosas singulares da Capadócia – não raramente polvilhada de balões coloridos.

Pois saiba que existe uma Turquia muito especial à beira-mar. A costa sudoeste, também chamada de Riviera Turca ou Costa Turquesa, é uma área tão intrigante para os que navegam como para os apaixonados por história. Sim, a viagem começa em Istambul, explorando mesquitas e outros monumentos a pé. 

Mas logo depois você vai explorar a costa turca de bicicleta, pedalando pelo interior em estradas sombreadas por pinheiros e oliveiras. Prepara-se para provar café turco em vilarejos onde o perfume de pão fresco preenche o ar entre as montanhas e o Mediterrâneo. E depois volte à sua acomodação, num gulet, um tradicional iate turco para tomar banhos de sol e de mar em meio às ruínas espetaculares da região. 

A partir das aldeias pacíficas de Alatepe e Kultak, uma descida suave de bike até o nível do mar, onde você pedala ao longo da estrada costeira através de florestas exuberantes e trechos serenos do golfo cintilante. Com suas águas cristalinas, a Ilha Sedir surpreende. Já Kedrai é a cidade antiga para onde Cleópatra e Marc Antony fugiram em busca de privacidade. 

Saindo da vila de Kuyucak, ziguezagueie por estradas tranquilas passando em pequenas aldeias nas terras altas até o primeiro destino: um colorido mercado de fazendeiros para frutas e vegetais frescos cultivados localmente. Siga para a tradicional cidade de Ula, visite o assentamento de produtores e faça uma pausa para se refrescar. O percurso cruza vilas com nomes que evocam seus produtos valiosos: Yesilova (Planície Verde), Elmali (Produtor de Maçãs) e Portakallik (Lugar das Laranjas).

Numa bela manhã, o gulet vai levantar âncora e navegar até a Península de Datça, um paraíso de amendoeiras e oliveiras em contraste com as praias com água clarinha. Do charmoso porto de Mesudiye um caminho ao longo da costa até chegar à cidade de Palamutbükü, onde dá para subir até o ponto mais alto da península. No topo, delicie-se com as amplas vistas do Mar Egeu que continuam durante a descida até o extremo oeste de Datça. Uma Turquia absolutamente fora dos clichês. 

QUERO SABER MAIS SOBRE ESSE ROTEIRO DE BIKE NA TURQUIA

Brasil

Praia da Pipa

Quem já foi concorda: a Praia da Pipa é uma das mais belas do Brasil. Mas o que pouca gente conta é que toda a região concentra cenários lindíssimos com grandes falésias alaranjadas que contrastam lindamente com o mar verde esmeralda. 

Exclusivo, este roteiro da Auroraeco tem nível de dificuldade médio, com distâncias percorridas que começam nos 15 km diários. Ciclistas em busca de mais desafios podem optar por extensões das pedaladas sugeridas no roteiro. 

Ao longo de 4 dias de viagem, conheça o estuário da Praia de Sibaúma, onde o mar se encontra com o Rio Catu, onde também acontece a desova das tartarugas entre novembro e março. Refresque-se nas piscinas naturais e nas águas mornas de rios de águas límpidas além de pedalar em trechos exuberantes de Mata Atlântica. Provavelmente você vai comer o melhor caranguejo de sua vida, mas vá sem pressa porque o martelinho demora para quebrar a casca. 

Retorne para o charmoso centrinho de Pipa aproveitando a exuberância das falésias rumo ao norte, chegando ao entardecer na golden hour para fotos incríveis no alto das falésias do Chapadão, um dos cartões-postais da região. 

Um single track o espera em meio à mata centenária do Parque da Mata Estrela. Uma trilha de 4km por entre árvores e cipós gigantes, além de macacos bugio, papagaios e outros animais. Passeie pela reserva da RPPN com visita à gameleira milenar, árvore onde os antigos índios faziam pedidos. Retorne para a estrada sentido Fazenda Estrela (10km) por entre coqueirais até a Barra do Cunhaú. 

ESTOU MAIS DO QUE PRONTO PARA CONHECER PIPA PEDALANDO COM A AURORAECO

Pin It

POSTS RELACIONADOS

INSTAGRAM
Visite nosso Instagram