READING

10 Fatos sobre o Navegar que você precisa saber

10 Fatos sobre o Navegar que você precisa saber

Um projeto que se iniciou em um café na Livraria da Vila, atualmente apresenta sua nona edição – 29 de abril a 3 de maio de 2019. O Navegar é preciso, trata-se de uma viagem de 5 dias em um confortável barco, ao longo do Rio Negro, na Amazônia. A expedição é como um grande encontro, onde os amantes da natureza se reconectam com a Floresta Amazônica; as delícias gastronômicas realizam os desejos do paladar e os leitores interagem com os escritores em uma troca mútua de conhecimento e vivência.

Essa aventura literária está repleta de curiosidades. Separamos 10 fatos interessantes para você:

#1 Convidados do Navegar

A diversidade de autores é um dos pontos fortes do nosso evento literário. Cada presença enriquece e torna nossa viagem tão singular e autêntica. Entre todas as ilustres presenças, destacamos o mais recente – o autor Leandro Karnal, que participou da nossa 8ª edição. Mas entre nossas cabines, já passaram a Monja Coen, a jornalista Eliane Brum e também o Zeca Baleiro que parou até a tripulação para assistir seu show!

#2 A diversidade da Amazônia

A viagem possibilita você presenciar a imensidão da nossa floresta. A riqueza de detalhes únicos em cada folha, animal e até mesmo na gota de água, que ali se transformam energicamente. A grandiosidade dos rios e sua vivacidade pode ser experimentada em um mergulho único com o famoso boto-cor-de-rosa.

#3 Fundação Almerinda Malaquias

Você além de conhecer o trabalho excepcional da Fundação, estará contribuindo em ensinar jovens ribeirinhos não apenas marcenaria – como meio de sobrevivência e valorização da cultura local – mas também temas como sustentabilidade, preservação do meio ambiente e a fomentação do hábito de ler com a doação de exemplares.

#4 A noite na Floresta

Desbravar a Amazônia em voadeiras e focagem noturna para encontrar os gigantes da fauna local: os jacarés e jacarés-açus. Ficar a menos de 1m desses animais fascinantes. Mergulhar nos sons que rasgam o escuro da mata e sentir-se parte da natureza.

Leia mais: Pedro Bandeira no Navegar 2019

#5 Iberostar Grand Amazon

Hospedar-se em um dos mais luxuosos navios de água doce, com direito a anfiteatro, restaurante com chef que prepara um cardápio exclusivo para cada noite do evento. Além de tomar drinks no deck superior com bar e piscina. Tudo isso com a vista única e que dá a sensação de trazer a floresta para dentro do navio.

#6 Conhecer a floresta com guias experientes

O acompanhamento de Experientes guias nativos em todas as atividades na floresta. Você vai se surpreender com o profundo conhecimento que eles têm da região e dos segredos da floresta. Mais que isso, vai ficar chocado com o quanto há para se saber sobre a Amazônia! São tantas plantas com poderes curativos e que garantem aos povos locais sua sobrevivência — é de cair o queixo!

#7 Sem zum zum de mosquito

Despreocupar-se com os insetos, uma vez que a viagem se dá em sua maior parte sobre as escuras e ácidas águas da Amazônia. O ph impede que as larvas dos insetos se desenvolvam na água. Assim, o único momento no qual é preciso se proteger com repelentes, é em terra, durante as caminhadas.

#8 Convidados que voltaram

A viagem é tão memorável, a experiência tão única que temos dois casos – o escritor Ilko Minev e a atriz Clarice Niskier – que foram como convidados e se apaixonaram pelo encontro literário com a natureza que voltaram outras vezes como passageiros dessa viagem autêntica e transformadora.

Leia mais: Vem aí Navegar é Preciso 2019

#9 A ciranda na praia do Tupé

Já virou tradição entre os navegantes, saudarem a energia da floresta viva durante o dia de relaxamento nas águas negras da Praia do Tupé com direito a uma grande ciranda em volta de uma árvore nativa dentro da água. Um momento de conexão entre os navegantes. A água é uma delícia!

#10 Família Navegar

Para o fim, deixamos a melhor parte: a família Navegar! Depois de 5 dias juntos, convivendo intensamente no barco, vivenciando experiências transformadoras com a floresta e os convidados especiais, o resultado é um só, uma real conexão e afeto entre os navegantes. Todo ano, terminamos a viagem com gosto de quero mais, com sorrisos nas bocas e lágrimas nos olhos, com abraços, mãos dadas e muita troca de contatos!

Pin It

POSTS RELACIONADOS

INSTAGRAM
Visite nosso Instagram