Vinhos Emblemáticos da Itália

A Itália é um dos lugares preferidos de quem aprecia um bom vinho, e não é à toa. Os vinhos italianos são famosos mundialmente pela sua grande variedade e impecável qualidade. A viticultura se faz presente nas raízes mais profundas da Itália, já que ela abriga algumas das regiões vinícolas mais antigas do mundo. No ranking mundial, o país encontra-se em primeiro lugar, seguido por Espanha e França como os maiores produtores de vinho do mundo. Ela se torna ainda mais atraente em setembro, quando chega o outono e, junto a ele, a época da colheita de uvas, conhecida como vindima. A Itália é um dos poucos países onde o vinho é produzido em TODAS as regiões. Por isso, separamos neste post os vinhos mais emblemáticos das regiões que mais se destacam durante a vindima italiana.

Piemonte

Piemonte é berço de uma ameaça tripla: os ousados ​​Barolo, Barbera e Barbaresco. Enquanto o Barolo, considerado como o “Vinho dos Reis”, é um vinho intenso e concentrado, o Barbaresco é um vinho mais gastronômico e elegante, já o Barbeira conta com alta acidez, corpo leve e taninos macios.

Desvende os segredos da produção de vinho do Piemonte durante o jantar com um produtor local, apresentando suas garrafas Barolo, Barbaresco e outras menos conhecidas, como Dolcetto, que é mais leve e fácil de beber, ou o frutado vinho Arneis.

Toscana

Na Toscana encontramos vinhos mundialmente famosos feitos de uvas nativas Sangiovese que dão origem a vinhos de estilos e personalidades bem distintas. Alguns são leves e macios, como o famoso Chianti, outros mais encorpados, como o Vino Nobile e, em sua melhor forma, produz um vinho rico, complexo e de envelhecimento prolongado, como o Brunello. Podendo existir até misturas internacionais mais modernas, conhecidas como Super Toscanas. Saboreie safras requintadas durante um almoço particular acompanhado de vinhos em nossa vinícola local favorita.

Sardenha

Sardenha oferece o aclamado Cannonau intenso e encorpado, para os amantes de vinho tinto, durante um almoço de degustação com um produtor local. E também tem uma variedade de vinhos brancos – de Vermentinos crocantes, produzidos em Gallura, às ricas Malvasias de Bosa, e até Vernaccias mais leves.

Cinque Terre

Em Cinque Terre destacam-se o Vernaccia – um vinho branco fácil de beber –, o doce e dourado Sciacchetrà, o tinto e intenso Niccolò V Colli di Luni Rosso e os tintos da região de Portofino como Dolcetto, Sangiovese, Ciliegiolo, os dois últimos trazendo notas de frutas vermelhas. Pedale pelos vinhedos em socalcos acima de Cinque Terre, com vistas deslumbrantes do Mar da Ligúria abaixo.

Apúlia

Na Apúlia temos vinhos brancos leves e refrescantes, como Fiano – feito de uma das mais marcantes uvas brancas da Itália –, e vinhos tintos regionais poderosos, como Salice Salentino e Primitivo, sendo o último um vinho deliciosamente impetuoso que é muito escuro, muito suculento e com alto teor de álcool.

Vêneto

Em Vêneto descubra vinhos sofisticados das Denominações de Origem Controlada, ou DOC – incluindo a produção Amarone nas vinícolas boutique Valpolicella e a amada produtora Elisabetta Foradori. Pedale pelas colinas cobertas de videiras de Valpolicella, um dos vinhos locais de renome mundial, como o Ripasso, Bardolino, Prosecco e, é claro, o Amarone.

Nos roteiros italianos de bicicleta da Auroraeco, você tem a oportunidade de degustar estes vinhos tão aclamados acompanhados de uma deliciosa comida “farm to table“. E depois ainda explorar, sobre duas rodas, as paisagens de tirar o fôlego espalhadas por toda a Itália.

Pin It

Posts relacionados


POSTS RELACIONADOS

INSTAGRAM
Visite nosso Instagram