READING

Caño Cristales, conheça esta maravilha natural da ...

Caño Cristales, conheça esta maravilha natural da Colômbia

Nas planícies do leste colombiano, há uma verdadeira jóia da natureza que irá te surpreender: o Caño Cristales, um dos rios mais bonitos do mundo. Ele é carinhosamente chamado assim porque, através de suas águas cristalinas, podem ser vistos tons de amarelo, azul, verde, vermelho e preto. Este milagre da natureza acontece graças a uma planta aquática chamada Macarenia clavigera que, em contato com o sol, ‘pinta’ Caño Cristales com belas cores.

Caños é o nome dado para os rios de menor comprimento e largura, em comparação com gigantes como o Amazonas e o Guaviare. No caso, o Caño Cristales não chega a 100 km de comprimento, nem ultrapassa os 20 m de largura.

O rio apresenta uma série de corredeiras, cachoeiras e lagoas. Suas águas saem do planalto sul da Serra da Macarena, onde está localizada sua nascente, atrás dos tepuyes mais antigos da Serra. Lá, se encontram inúmeras pinturas rupestres inexploradas.

Como chegar

Para visitar suas incríveis 5 cores, você deve primeiro chegar ao município de La Macarena, localizado no departamento de Meta. Depois, irá embarcar em uma canoa que te levará pelo rio Guayabero até o Parque Nacional Natural Sierra de La Macarena, onde Caño Cristales está localizado.

O passeio em si é impressionante, pois, ao longo do Rio Guayabero, você poderá ver alguns animais exóticos, como tartarugas, pássaros e macacos.

Quando visitar

Por ser rochoso, basta uma chuva moderada para que o fluxo do rio cresça em pouco tempo. No entanto, ele geralmente diminui com a mesma rapidez.

A planta que dá as colorações para o Caño Cristales não aparece o ano todo. Já que, no verão, as águas começam a secar, causando o desaparecimento das plantas aquáticas. Por isso, é recomendado visitar a região durante a segunda metade do ano, quando o leito do rio cresce e as plantas aquáticas estão no seu melhor. Ou seja, a temporada dura, aproximadamente, seis meses por ano – de junho ao fim de novembro, podendo se estender até dezembro.

Fauna e flora

A importância biológica da Macarena se deve à sua participação em três ecossistemas ricos em diversidade: os Andes, a Planície Oriental e a selva amazônica. A região abriga cerca de 420 espécies de aves, 10 espécies de anfíbios, 43 espécies de répteis e 8 primatas.

A luta por nutrientes faz o solo se povoar com uma variedade de fungos que ajudam a decompor os troncos das árvores. No entanto, devido à escassez de materiais de arrastamento e sedimentação, não há peixes no rio. 

Vários riachos, como Caño Indio e Caño Yarumales, descem da Serra da Macarena, mas apenas Caño Cristales foi chamado de ‘o mais bonito do mundo’. Você pode conhecer sua magia durante uma aventura pelos roteiros de Colômbia que a Auroraeco oferece. Confira!

Pin It

Posts relacionados


POSTS RELACIONADOS

INSTAGRAM
Visite nosso Instagram