READING

Quando e por que viajar pra Chapada dos Veadeiros

Quando e por que viajar pra Chapada dos Veadeiros

CHAPADA DOS VEADEIRos

Quando ir

Alerta de spoiler: esse não é um texto que se contenta em resumir “a melhor época para visitar o lugar é de tal a tal mês, quando chove menos”.  Tá cheio de blog de viagem que vai responder mais rápido essa dúvida. A Chapada dos Veadeiros tem o privilégio de ser um destino versátil e que foge de recomendações óbvias, o que a torna ainda mais interessante. É um lugar mutante, em vários sentidos.

Primeiro porque podemos estabelecer uma dualidade clara que se traduz em duas estações bem definidas, a das chuvas – de outubro a abril – e a seca – entre maio setembro.

Sempre importante deixar claro que época de chuva não quer dizer que amanhece e anoitece chovendo sem parar, ok? Significa que há mais condições para a formação de nuvens e que por estarmos à beira de vários rios é preciso tomar mais cuidado com as chamada trombas d’água – inundações abruptas que podem arrastar as pessoas para longe. De novo, não quer dizer que irá acontecer, mas que é preciso ficar mais atento e consultar sempre os guias e moradores.

Ou seja, não tem época certa nem errada para conhecer a Chapada dos Veadeiros, até porque os brasilienses encaram 3 horas de carro e vão pra lá quase todos os fins de semana e feriados do ano. São apenas dois macro períodos diferentes e cada um tem suas vantagens e desvantagens. E um monte de belezas, obviamente.

Estação das Águas

Todo mundo idealiza uma cachoeira linda, vazia e refrescante. De preferência, com calor e céu azul. Quem é que não quer? As chances de isso acontecer entre maio e outubro são enormes e é bem provável que dê tudo certo no seu plano. Menos a parte do “vazia” em plena alta temporada. É preciso saber aproveitar um destino com o que ele tem a te oferecer naquele momento.

Na Chapada dos Veadeiros as pancadas de chuva podem ser seguidas de lindos arco-íris. Que tal rumar a um belo mirante quando a chuva estiver quase acabando? Pode ser no Jardim de Maytrea, no Aeroporto de Discos Voadores ou então numa trilha, como a do Mirante da Janela ou próximo à Cachoeira do Carrossel, cuja trilha foi inaugurada há cerca de um ano dentro do parque nacional.

Você deve sempre tomar cuidado quando começar a chover e estiver perto de cachoeiras e rios, pois o nível pode subir muito rapidamente. Na Chapada dos Veadeiros, poucas cachoeiras têm sua visita prejudicada na época das chuvas, sendo a mais afetada a Catarata dos Couros, onde o banho fica inviável.

Os guias sempre sabem onde e quando as trombas d’água tem mais propensão a acontecer. Uma dica, ainda que esteja numa trilha ou cachoeira sem a presença de um, tente identificar ao redor quem são os guias profissionais e ir sacando  o comportamento e a preocupação com os passageiros em relação ao rio caso haja nuvens mais escuras na direção da cabeceira do rio.

Estação Seca

chapada dos veadeiros estação seca

De maio a outubro você certamente encontrará tempo seco e menos viajantes. Julho é muito bom, mas também é o auge das férias escolares, portanto vale evitar. Agosto e setembro podem ser alternativas, mas saiba que a seca estará no auge e com ela o período das queimadas.

Chapada dos Veadeiros no seu esplendor

chapada dos veadeiros

Sendo assim, preciso confessar a você que entre abril e junho você terá mais chances de encontrar a Chapada dos Veadeiros em  seu esplendor. Não tão cheia, com a vegetação ainda verde, cachoeiras ainda cheias ou com vazão razoável e umidade relativa do ar em níveis confortáveis. E tem ainda a luz de outono, que, cá entre nós, é a melhor para fotografar. Guarde disposição para acordar cedinho para aproveitar a chamada “Golden Hour” e também garanta bons cliques ao pôr do sol. E testemunhe a transformação da Chapada dos Veadeiros ao longo do dia.

Quer saber mais sobre a Chapada dos Veadeiros e começar a planejar sua próxima viagem para lá? Fale conosco!

Pin It

Posts relacionados


POSTS RELACIONADOS

INSTAGRAM
Visite nosso Instagram