READING

Navegar é Preciso: vem aí a 10a edição!

Navegar é Preciso: vem aí a 10a edição!

navegar é preciso

10 anos de Navegar é Preciso

Nem todas as viagens de barco são iguais. E você terá certeza disso depois de participar do Navegar é Preciso, um roteiro especial da Auroraeco Viagens que mescla literatura e imersão no bioma amazônico ao longo de cinco dias. Mais do que isso, a jornada é permeada por descobertas e excelentes conversas entre os passageiros e os autores a bordo. Acredite: vive-se um clima sem igual em plena Amazônia, um lugar que faz florescer uma esperança de que um mundo melhor é viável.

Assim como o ambiente ao redor, tudo flui muito naturalmente. E a grande notícia é que a próxima edição não apenas está marcada – de 27 de abril a 1o de maio de 2020 – como já tem os dois primeiros convidados confirmados: os escritores Mario Sergio Cortella e Michel Laub. E ainda há outros para serem anunciados em breve.

Ao sair de Manaus subindo o Rio Negro os viajantes entram numa dimensão onde o silêncio, o verde e a força da natureza dão o tom. Numa parceria sólida da Auroraeco com a Livraria da Vila, é nesse ambiente que se cria uma atmosfera de contemplação para falar sobre literatura e a vida. Como se deslizasse pelo tempo o evento chega à sua 10a edição com muito fôlego e vontade de marcar a data com um roteiro ainda mais especial.

Novamente a bordo do Iberostar Grand Amazon e seguindo o curso do Rio Negro, o evento mescla um rotina compassada de encontros literários com desembarques na maior floresta do planeta. Tudo com muita leveza, sem o peso de debates contundentes, onde autores discutem ideias e trazem suas impressões para o plano amazônico. Assim, as histórias escritas se unem ao dia a dia a bordo para criar uma narrativa particular: um sentido próprio de cada uma das expedições do Navegar é Preciso.

Muita gente tenta explicar o Navegar é Preciso como uma espécie de “Flip embarcada”. Quem já esteve na cidade de Paraty, no litoral do Rio de Janeiro, durante a Festa Literária Internacional, a Flip, acaba fazendo o paralelo pelo clima de troca de conhecimento e aprendizado que impera nas ruas da bela cidade colonial. Porém, o clima da nossa jornada amazônica é de ainda mais aconchego, proximidade e descontração.

Edições anteriores

Em edições anteriores tivemos a participação de nomes como Leandro Karnal, Mário Prata, Eliane Brum e Xico Sá. No núcleo musical, artistas como Zeca Baleiro, Mônica Salmaso e Chico César já se apresentaram no simpático auditório flutuante. Ao longo dos dias, com a rotina a bordo e a dinâmica de desembarques, refeições e happy hours comuns, vai se criando um clima de familiaridade e cumplicidade entre todos a bordo. Quando chegar a hora de pedir uma dedicatória no seu novo livro – a Livraria da Vila terá vários títulos de cada autor à venda a bordo – certamente belas e personalizadas palavras acompanharão os autógrafos.

O dia começa com um farto café da manhã. Os mais inspirados podem praticar yoga ou meditar no deck superior. Dica: os amanheceres na floresta são deslumbrantes e valem o esforço de despertar mais cedo. Pela manhã, um encontro entre autores traz reflexões e discussões leves. Logo depois, o primeiro desembarque do dia. Afinal, quem resiste à curiosidade de desbravar a floresta? Pode ser uma navegação em lancha em meio às árvores alagadas dos igarapés e igapós, ou então um banho de rio com botos-cor-de-rosa, entre outras atividades. Depois, retornamos ao navio para o almoço e algum repouso antes de mais uma troca literária. Antes do anoitecer ou já sem luz, mais uma saída ao ar livre para contemplar o bioma amazônico antes do jantar. Claro, depois do espetáculo musical os mais animados podem brindar com drinques no bar ou no deck, sentindo a brisa da mata.

Escritores convidados 2020

Na próxima edição, a presença dos dois autores já confirmados traz um prestígio enorme ao evento. Filósofo e escritor, o paranaense Mario Sergio Cortella é mestre e doutor em Educação. De fala fácil e didática, traz à tona temas do cotidiano e discute com destreza assuntos polêmicos e que pedem maior profundidade. Trabalhou com o educador Paulo Freire, escreveu vários livros e traz aos seus comentários um olhar plural e lúcido sobre questões do cotidiano. Foi professor por 35 anos da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e hoje atua como palestrante, além de ser comentarista da Rádio CBN nos programas Academia CBN e Escola da Vida, e na televisão, no Jornal da Cultura na TV Cultura.

Escritor e jornalista, Michel Laub nasceu em Porto Alegre, em 1973. De lá pra cá publicou sete romances, todos pela Companhia das Letras, e solidificou seu nome como um dos grandes autores brasileiros contemporâneos. Entre os mais recentes, Diário da Queda (2011) e O Tribunal da Quinta-Feira (2016) tiveram seus direitos vendidos para virarem roteiros de cinema. Publicado em 13 países e traduzido em 10 idiomas, Michel Laub integrou a edição Os melhores jovens escritores brasileiros, da revista inglesa Granta. Recebeu os prêmios JQ – Wingate (Inglaterra), Transfuge (França), Bravo Prime, Bienal de Brasília, Erico Verissimo e Jabuti (segundo lugar). Vive atualmente em São Paulo e deve trazer à tona questões sobre a realidade digital e a ética na vida urbana atual.

A atmosfera da floresta ao redor dá um outro verniz a estes temas e permite analisá-los com a distância necessária. Assim, tudo ganha o peso certo e o ritmo lógico. E, de repente, você se vê conversando com um autor que admira muito sobre a grandiosidade de uma imensa samaúma ou sobre a delicadeza da cores da plumagem de um tucano. Ou então relembrando uma passagem de uma obra que o tocou e perguntando diretamente ao escritor onde foi que a inspiração surgiu. E, por que não, brindando com sua autora favorita um lindo entardecer amazônico com uma cerveja gelada. É nesses detalhes que vive a magia do Navegar é Preciso.

Informações e reservas: clique aqui

Pin It

Posts relacionados


POSTS RELACIONADOS

INSTAGRAM
Visite nosso Instagram