READING

Viajar na Semana das Crianças: infinitas possibili...

Viajar na Semana das Crianças: infinitas possibilidades de aprendizado no Brasil e na América do Sul

viajar na semana das crianças

Programe-se para o feriado da Semana das Crianças para uma aventura memorável em Família

Viajar pode – e deveria – ser mais do que apenas descansar e brincar na piscina. Às vezes basta uma semana fora de casa para fazer emergir essa fome por conhecimento. A melhor parte é que existe uma série de destinos que mesclam lazer com altas doses de aprendizado e se encaixam perfeitamente num período curto como, por exemplo, a Semana das Crianças, entre 12 e 19 de outubro. Com um bom planejamento é possível viajar de sábado até o domingo seguinte sem faltar nenhum dia na escola.

As paixões despertadas em viagens familiares duram mais do que o período das férias. Ninguém volta para casa do mesmo jeito que saiu, muito menos as crianças. Para além de reforçar os vínculos afetivos, os conhecimentos gerados durante os dias longe da cidade são imensuráveis. Mais do que uma capacidade natural de absorver muita informação, os pequenos têm um eterno senso de curiosidade que inspira a todos.

Outubro é um período super bacana, aproveitando a Semana das Crianças, para conhecer alguns dos destinos mais recomendáveis para levar crianças. Lugares que não apenas fazem as emoções aflorarem, mas que marcam viajantes de todas as idades. Um feriado pode se transformar numa vivência familiar que será lembrada ao longo da vida.

Amazônia

Por exemplo, não é exagero afirmar que a primeira vez na Amazônia é inesquecível. A vastidão da maior floresta tropical do mundo é uma experiência mais do que memorável. Junto com alguns dias num lodge de selva ou num cruzeiro você leva seu filho a um universo de ensinamentos tanto de biologia, como de geografia e história. Navegar pelo Rio Negro ou explorar igarapés a bordo de pequenas voadeiras de metal é expandir os limites da curiosidade. Conhecer os saberes dos povos indígenas e entender mais sobre a sua relação com a floresta traz aos mais novos uma compreensão e aceitação de realidades diferentes.

Leia mais: Destinos e atividades na Amazônia

Ilhas Galápagos

Da mesma maneira, o ambiente selvagem repleto de vida das Ilhas Galápagos tem um potencial de aprendizado infinito. A formação vulcânica das ilhas, com alguns vulcões ativos, ajuda a explicar sua fertilidade e a força da vida que cresceu ali ao longo de milênios. Hoje em dia, embarcar num confortável cruzeiro em embarcações exclusivas é a melhor forma de conhecer os melhores pontos das principais entre as 13 ilhas. Iguanas, tartarugas e atobás-de-patas-azuis estão entre os bichos mais fotografados. Já imaginou seu filho desembarcando em colônias de lobos-marinhos ou de iguanas onde os humanos não são vistos como predadores? Pois é, isso é bem possível.

Saiba mais: Tudo sobre as Ilhas Galápagos


Pantanal

Se a ideia for encontrar vida selvagem no Brasil um destino acaba sendo quase unanimidade: o Pantanal. A maior planície alagável do mundo tem uma característica muito própria por ser um dos lugares mais fotogênicos do planeta. Embora o bioma da Amazônia seja muito maior, é no Pantanal – nos Estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul – que aumentam as chances de avistar animais incríveis. Desde o típico tuiuiú, passando por araras e sucuris até emas, tamanduás e veados-campeiros: a fartura de bichos impressiona. Mas nenhum encontro é tão esperado quanto com a onça-pintada. Graças a programas de preservação têm sido cada vez mais frequentes os encontros seguros – e cheios de fotos – com o maior felino do continente.

Como conhecer os melhores pontos do Pantanal


Machu Picchu

Para além dos animais, o passado também pode ser fascinante para algumas crianças com 7 anos ou mais. E o período de uma semana é suficiente para escolher um destino fora do Brasil. Além de poder contar aos colegas que foi passar a Semana das Crianças em outro país, seu filho vai ter – literalmente – muita história para contar. Afinal, quem é que consegue visitar o Peru e voltar para casa sem ter nada para compartilhar? Cusco e Machu Picchu são dois polos de experiências imensas. E só fazem enriquecer a bagagem do jovem viajante. Presenciar a força da cultura Inca em ruínas incríveis e compreender os métodos de observação planetárias e de engenharia só trará ainda mais repertorio. Enfim, novos horizontes transformam filhos e pais de um jeito irreversível. Ainda bem.

Quer saber mais sobre roteiro no Peru? Clique aqui

Pin It

INSTAGRAM
Visite nosso Instagram