READING

Conheça 3 refúgios de praia no Nordeste que fogem ...

Conheça 3 refúgios de praia no Nordeste que fogem dos destinos padrão

Ainda dá para se surpreender com praias pelo Brasil? A resposta é bem curta: dá, sim. Por mais que se escute falar repetitivamente de vários balneários por todo o litoral, sem dúvidas nossos mais de 8 mil quilômetros de costa ainda guardam muitos tesouros. Praias que por si só já valeriam a viagem. Mas que contam com um ingrediente extra: excelentes hospedagens que transformam a experiência. Não só pelo conforto e aconchego, mas pela capacidade de trazer uma nova perspectiva do lugar.

Mesmo que você já conheça algumas destas regiões tenha certeza de que ficar hospedado nessas pousadas é transcender a vivência comum dos viajantes. Hoje você vai conhecer três verdadeiros refúgios de praia no Nordeste brasileiro. Lugares onde o mandamento é o sossego e a contemplação. Além, claro, de ótima infraestrutura e excelente gastronomia. Ou seja, os ingredientes essenciais para uma grande jornada.

 

Pousada Mangabeiras,
Ilha de Boipeba, Bahia
Este tesouro está encravado num dos mais belos trechos do litoral da Bahia, ou melhor, do Brasil. Uma pérola de sossego num emaranhado de 20 quilômetros de praias semidesertas, apenas com o suave movimento de uma pequena e tradicional comunidade pesqueira. Os dias são ocupados com muitas atividades. Passeios de caiaque ou SUP pelo mangue, snorkel nas piscinas naturais, caminhadas e tours de barcos. Ah, e claro: muita preguiça.

Espalhada por uma propriedade de 48 mil metros quadrados, a pousada oferece acomodações espaçosas para deixar o hóspedes bem à vontade. São 11 bangalôs e uma guest house. A National Geographic Traveller Magazine incluiu a Mangabeiras em sua seleta lista dos 19 Hotéis Favoritos. Não demora para o hóspede perceber os motivos. Um mergulho na encantadora piscina, uma garfada em algum dos ótimos pratos e a simpatia da equipe são razões que logo levam a esta constatação.

Membro da associação Roteiros de Charme, a pousada fica em meio a um trecho muito preservado de Mata Atlântica. Pela propriedade se espalham espécies nativas como dendezeiros, coqueiros, cajazeiras, araçás, cajueiros e bromélias – e, claro, incontáveis mangabeiras. Apelidada carinhosamente de “Polinésia Baiana”, a região da Costa do Dendê, concentra algumas das melhores praias ao sul de Salvador. E é justamente no encontro do Rio do Inferno com a Praia da Boca da Barra que a Mangabeiras foi erguida.

Entre os meses de setembro e dezembro a temperatura é mais amena e o tempo mais estável. A alta temporada inclui Natal, Réveillon e Carnaval. É importante evitar os meses de abril a julho, época de chuvas. Para chegar até lá é preciso embarcar por uma hora num ferry boat entre Salvador e Bom Despacho. De lá, traslado terrestre com duração de 1h40 até Valença, onde uma lancha faz a travessia até Boipeba. Por fim, uma caminhada de cerca de 20 minutos até a pousada. Também é possível chegar a Boipeba de taxi aéreo.

 

Casa dos Arandis,
Península de Maraú, Bahia

A natureza e a exclusividade deram as mãos neste lugar. Quatro bangalôs e a Casa Jardim são as cinco acomodações disponíveis nesse cantinho baiano que parece plantar sossego e colher preguiça. Localizada entre Costa do Dendê e a Costa do Cacau, a Península de Maraú é mais do que uma área de proteção ambiental. É um exemplo do quanto o litoral brasileiro é generoso com os sentidos.

Cercada por coqueirais e bem próxima ao mar na região de Algodões, a Casa dos Arandis é um refúgio delicado e em harmonia com o ambiente ao redor. De frente para Praia dos Arandis, os bangalôs se espalham por 100 m² com muito conforto, com cama king size, ar condicionado, lençóis de algodão egípcio Trousseau e tudo o  que você merece. Ainda mais exclusiva, a Casa Jardim conta com tudo isso e mais sala, cozinha e duas suítes, ideal para famílias e grupos de amigos.

Uma sala de yoga e um bangalô especial para massagens estão à disposição dos hóspedes, assim como piscina de hidromassagem e sauna a vapor. Claro, o destaque são as atividades ao ar livre, afinal é lá que o show da natureza acontece diante dos seus olhos. Isso porque a paisagem de Maraú se transforma completamente com a variação das marés. Esse movimento muda o horizonte e faz com que praias como a de Taipu de Fora, considerada uma das mais lindas do Brasil, fique ainda mais bela.

Centenas de piscinas naturais se formam durante a maré baixa, repletas de peixes que surgem entre os corais. Por toda a península, lagoas de água doce, florestas tropicais e uma das maiores áreas de manguezais do país. Por sinal, por lá se faz um passeio noturno de caiaque, sob a luz da Lua. Claro, o passeio pode ser feito de dia, também em stand-up paddle.

Assim como na Ilha de Boipeba, entre julho e outubro é possível fazer tours de barco para avistar baleias-jubarte. O tempo costuma ser bom durante todo o ano. E o acesso se dá por Ilhéus, onde se pousa no aeroporto e depois segue-se de traslado por 90 quilômetros até o hotel.

 

Pousada Rancho do Peixe,
Praia do Preá, Ceará

O vento e os esportes à vela são os protagonistas na Praia do Preá, a 12 quilômetros da badalada Jericoacoara e 298 de Fortaleza. Mas não dá para negar que a Pousada Rancho do Peixe é um coadjuvante de peso neste cenário. Aliás, este refúgio rústico tem grandes chances de roubar a cena quando você perceber o tamanho do aconchego e do charme desse cantinho cearense.

Construído em 2004 pelo renomado arquiteto paulista Gui Mattos, o projeto foi idealizado com materiais da região e tem design rustico, porém muito confortável. Os 26 bangalôs de 80 m 2 se espalham por uma vasto coqueiral de 200 mil m 2 e se dividem em duas categorias, com vista para o mar e para o jardim. Em cada um, varanda com espreguiçadeira. Em todos, cama king size, frigobar e Wi-Fi. Ideal para dar algumas braçadas, a piscina de 25 metros inspira um mergulho refrescante. Seja no café da manhã, no almoço ou no jantar, o atencioso e caprichado restaurante prepara ótimos pratos com ingredientes regionais e muitos peixes e frutos do mar frescos.

Mas não dá para negar que a estrela do Preá é a praia e seu vento ideal pra o kitesurf e que faz deste um dos melhores lugares para a prática no mundo todo. Por sinal, a pousada tem uma escola dedicada ao esporte, o Rancho do Kite, com instrutores super qualificados e aluguel de excelentes equipamentos.

Para quem não quiser praticar esportes, existe a possibilidade de fazer um sem fim de tours pelas lindas lagoas, praias e mangues da região. Os roteiros pelas lagoas Azul e do Paraíso, passando por Mangue Seco e pela Pedra Furada são clássicos para os visitantes da região de Jericoacoara.

Entre julho e janeiro os ventos são mais propícios para a prática do kitesurf e windsurf em Jericoacoara e no Preá. Nessa época o vento varia de 18 a 35 nós todos os dias, um sonho para velejadores. Entre fevereiro e junho o tempo fica mais instável, com chuvas pontuais. Para o surfe, o melhor período vai de novembro a março. Para chegar lá você pode voar até Fortaleza e de traslado pelo asfalto (de 4 a 5 horas de viagem) ou pelas praias (de 9 a 10 horas de viagem). Ainda existe a opção de voar direto ao aeroporto de Cruz, a 48 quilômetros de Jericoacoara.

Pin It

Posts relacionados


POSTS RELACIONADOS

INSTAGRAM
Visite nosso Instagram