READING

Argentina com ou sem bike: um país, muitos destino...

Argentina com ou sem bike: um país, muitos destinos

Quando você pergunta a alguém se a pessoa conhece a Argentina, muitas vezes a pessoa diz que sim ou a resposta pode ser negativa. Ou então, que conhece apenas Buenos Aires. A capital do país é repleta de personalidade, história e monumentos emblemáticos. Também revela muito da identidade que nos chega dos Hermanos. Entretanto, está longe de ser a única faceta destes nossos vizinhos. Tanto pela paisagem quanto pela cultura, existem várias Argentinas dentro do mesmo território.

A Auroraeco tem em seu portfolio uma série de destinos argentinos desde a sua fundação, há 20 anos. E não para de ampliar a oferta de roteiros – com tours de bicicleta ou sem – ao segundo maior pais da América do Sul. Nem todos os viajantes sabem que é possível combinar mais de uma parada durante uma viagem de férias para a Argentina.

Desta forma você pode viver experiências em cenários muito variados, do frio da Patagônia ao calor tropical de Iguazú, da aridez de Salta às vinícolas charmosas de Mendoza, ou ainda do universo cultural de Buenos Aires para a poesia dos Lagos Argentinos, nos entornos de Bariloche.

Descubra o que fazer em várias regiões da Argentina ao ar livre:

Salta e Noroeste Argentino (NOA)

Parece um tanto irônico que uma das mais coloridas regiões argentinas fique logo embaixo da poderosa Cordilheira dos Andes, por meses coberta de neve. Ali, uma confluência de vento, água, gelo e tempo desenhou estranhas – e maravilhosas – paisagens rochosas. Cheias de minerais e com tons avermelhados, o Noroeste da Argentina foi contemplado com um ar de mistério e aridez, por vezes comparado ao Deserto do Atacama.

Mas quanto tempo é preciso para conhecer a região de Salta? Olha, 5 dias já trazem um olhar aprofundado tanto da cidade quanto dos arredores mais rústicos. Sexta maior cidade do país, foi fundada em 1582 e ostenta uma arquitetura colonial espanhola que se mistura a uma rica herança andina. Em seus museus, como o Museu de Arqueologia de Alta Montaña (MAAM) você encontrará belíssimos e bem preservados artefatos incas. Além disso, a Plaza 9 de Julio é repleta de cafés, cercada pela neoclássica Catedral de Salta e El Cabildo, antigo prédio da prefeitura do século 18 e transformado em museu.

Contudo, as atrações dos arredores é que justificam a ida à região. Cada vez mais em alta entre os apreciadores de vinho, bodegas excelentes vão ganhando fama. Visitar – e degustar, claro – faz parte do ritual. Nos programas da Auroraeco costumam estão três vinícolas elegantes, a El Esteco, El Porvenir e Colomé. Prepare-se para caminhadas cênicas pelo cânion Quebrada de Las Conchas, na região das Cachoeiras do Rio Colorado.

Com um pouco mais de tempo – em 8 dias – é possível conhecer a região de Pumamarca, declarada Patrimônio da Humanidade pela sua natureza semidesértica, repleta de cactos e sítios arqueológicos pré-incaicos. Porém, a grande atração para quem quer tirar fotos incríveis é o Cerro de los 7 Colores, famoso pelos tons vermelhos e marrons produzidos pela oxidação dos minerais da região. Já as Salinas Grandes revelam minas de sal, piscinas e detalhes da cultura local.

Encontre aqui os roteiros da Auroraeco na Argentina. 

Lagos Argentinos e Bariloche

Espere por algumas das paisagens mais espetaculares do país na Região dos Lagos Argentinos, um dos principais destinos turísticos da Argentina. Tanto no inverno quanto no verão. Se no frio os picos nevados e as montanhas viram o cenário perfeito para esquiar e ter os primeiros encontros com a neve, no calor o contexto muda completamente. É um desses lugares repletos de atividades ao ar livre, como caminhadas, passeios de barco, pescaria, escaladas e tours de bike com vistas extasiantes.

As enormes florestas e lagos gelados do maior parque nacional da Argentina, o Nahuel Huapi – nome também do mais famoso dos lagos locais – são fascinantes. Villa La Angostura e San Martin de los Andes reúnem um sem fim de possibilidades de atividades sem tanta badalação quanto Bariloche. Com sua floresta de coníferas, a Ilha Victoria é um dos pontos de parada mais queridos dos viajantes.

Famosa mundo afora, a Rota dos 7 Lagos revela uma sucessão de paisagens deslumbrantes. Pelo caminho, mirantes incríveis sobre a Cordilheira dos Andes e o Vulcão Cerro Tronador. Caminhando pela Villa Traful você verá de perto uma das águas mais translúcidas do continente. Outra parada encantadora é o Valle Piedras Blancas, com suas águas de cor esmeralda numa baía protegida do vento. Sem dúvidas um lugar surpreendente.

Mendoza

Extremamente fotogênica e aos pés da Cordilheira dos Andes, a província de Mendoza é a capital argentina do vinho. As dezenas de vinícolas espalhadas por uma vasta zona ao redor da capital local (também chamada Mendoza), produzem 70% do total engarrafado no país. Para além do volume, são um sinônimo da cultura vinícola e de tudo o que está por trás dela – a gastronomia, as hospedagens e o bem receber.

O contraste dos vinhedos planos com dramáticas montanhas ao fundo é só a primeira impressão. A cada dia o viajante vai descobrindo a complexidade que faz de seu terroir um dos mais especiais do mundo para a produção de vinhos. Nada é por acaso e a presença da Auroraeco na região desde 2001 estabeleceu conexões poderosas, que se transformam em experiências muito especiais para os viajantes. O serviço impecável é acompanhado de hospedagem nos mais interessantes e confortáveis hotéis da região.

Claro que a paisagem é majestosa, mas em Mendoza beber e comer são mais do que necessidades, quase rituais contemplativos diários. Harmonizar vinhos e pratos transforma-se em um esporte de precisão, que demanda muita criatividade e talento. Um destino como poucos para se aprofundar nos conhecimentos sobre a milenar bebida, tendo como plano de fundo um horizonte tão cinematográfico.

Encontre aqui os roteiros da Auroraeco na Argentina. 

Patagônia Argentina: El Calafate e Ushuaia

Quem já viu um imenso bloco de gelo se desprendendo do Glaciar Perito Moreno sabe a força que a natureza pode exercer. E o quanto este lugar é, com razão, um dos mais lindos e festejados da Argentina. Definitivamente não é todo dia que você estará diante – e até poderá caminhar sobre – de um glaciar com dimensões colossais – o paredão de 5 quilômetros de largura alcança 60 metros de altura.

É a grande joia da região de El Calafate, a principal cidade da província de Santa Cruz. Estrela do Parque Nacional Los Glaciares, o Perito Moreno divide a atenção com outras geleiras, como Upsala, com uma linda navegação em meio a blocos de gelo com tons surreais de azul. Além disso, exibe diariamente outro patrimônio da Patagônia: nasceres e pores do sol absurdamente fotogênicos.

Mais de 880 quilômetros separam El Calafate de Ushuaia, contudo ambas as cidades pertencem à macrorregião da Patagônia. Na ponta mais ao sul da Argentina – e do continente americano – a “Cidade do Fim do Mundo” pode se orgulhar de exibir muito mais do que uma grande mística em torno de sua localização. Às margens do Canal de Beagle, o viajante pode navegar e encontrar baleias, leões-marinhos e pinguins de várias espécies. Em terra, o Parque Nacional Tierra del Fuego ostenta paisagens lindíssimas e também a linha de trem mais austral do mundo: o Trem do Fim do Mundo.

Iguazú

Iguazu

Do frio do extremo sul da Argentina para o calor úmido de Iguazú, na fronteira com o Brasil. Ao chegar ali é bom recordar-se de que você está no mesmo país que tem atrações tão distintas quanto Mendoza, Salta e El Calafate. Essa lembrança só aumentará seu respeito pelas colossais Cataratas do Iguaçu.

Por todos os poros você perceberá a força da natureza nas águas ferozes que despencam de alturas que ultrapassam os 80 metros. Mais do que o desnível, o que impressiona é o volume de água e a extensão das quedas. Alguns dizem que as cachoeiras do lado argentino são mais bonitas – porém, apenas quando vistas do lado de cá. É essencial tentar ter as duas perspectivas.

Caso não consiga, tenha certeza de que a região oferece inúmeros atrativos nos seus bem preservados trechos de floresta. E também que os ótimos hotéis nos arredores das Cataratas contam com o trabalho de excelentes guias – todos no altíssimo padrão da Auroraeco – para propor e acompanhá-lo em aventuras como tours de barco, stand-up paddle e caiaque, em meio a áreas alagadas e super abrigadas de braços do Rio Paraná. Enfim, em viagens com a Auroraeco, um menu vasto de atividades estará sempre à sua disposição.

Encontre aqui os roteiros da Auroraeco na Argentina. 

Pin It

Posts relacionados


POSTS RELACIONADOS

INSTAGRAM
Visite nosso Instagram