READING

Descubra 3 sítios arqueológicos no Peru em 2019

Descubra 3 sítios arqueológicos no Peru em 2019

A arquitetura milenar do Peru encanta todos os visitantes que embarcam para o país a procura de história, ancestralidade, cultura e principalmente para testemunhar um passado vivo e muito presente no cotidiano dos moradores locais. Todo viajante, quando se imagina visitando o nosso vizinho latino, já se observa nas fotografias com a cidade perdida de Machu Picchu ao fundo, mas a hospitalidade, o conforto e a energia do Peru não são somente vividos ali. Pensando em você que ama o país inca, listamos três lugares surpreendentes que você não pode deixar de admirar.

#1 Sítio Arqueológico de Moray – Região de Cusco

A 50km de Cusco fica localizada uma das maravilhas mais surpreendentes do império inca: as ruínas de terraços circulares simétricos muito utilizados, antigamente, para a agricultura. Sua aparência é grandiosa e faz nos questionarmos se aquilo foi mesmo criado pelos ancestrais peruanos ou se foi obra de alienígenas. Mesmo parecendo extraterrestre, foram criados pela civilização indígena para testes agrícolas de cultivo de alimentos como quinoa, milho e batata para determinar a condição ideal do solo.

A construção em degraus faz com que exista variação de temperatura entre o topo e o fundo da estrutura, que pode chegar a 15°C. Esta arquitetura fez com que a diferença térmica criasse microclimas, parecidos aos que hoje utilizamos em estufas. A mágica da região pode ser apreciada durante um piquenique ou até mesmo depois de uma trilha.

Leia mais: Licor polêmico: Chile ou Peru?

#2 Qorikancha (Convento de Santo Domingo) – Cusco

O convento foi construído em cima do Qoricancha que nada mais era do que o templo mais importante do Império Inca, com as paredes exteriores formadas por ouro. O seu nome, Qoricancha, significa recinto dourado em Quechua e foi levantado para prestar uma homenagem ao sol, Inti – a divindade suprema Inca.

Segundo a lenda local, o convento foi construído durante o governo de Pachacútec, em 1438, em cima de uma área que remete a cauda de um puma. Com as obras realizadas pelo governante, a cidade foi projetada na forma do animal e a cauda é justamente a parte mais sagrada da mitologia inca, além de estar em uma posição que servia como calendário. As sombras projetadas nas pedras podiam ser vistas no templo, marcando o solstício e os equinócios observados pelos incas.

#3 Zona Arqueológica de Chan Chan – Trujillo

Há mais de 600 anos, no Peru, viviam outras civilizações além dos povos incas. Chan Chan era a capital dos Chimus, a maior cidade das Américas e a maior cidade de adobe do mundo. Adobe é um material vernacular utilizado nas antigas construções. É considerado um dos antecedentes históricos do tijolo de barro e seu processo construtivo é uma forma rudimentar de alvenaria.

Este sítio arqueológico, localizado na região de La Libertad – a 5 km de Trujillo, foi lar de cerca de 60 mil pessoas em um imenso labirinto de muralhas de doze metros de altura na região costeira e hoje serve de visitação para muitos apaixonados por história.

Leia mais: Marly conta tudo: 1 viagem, 5 destinos no Peru

Ainda não conhece nenhum desses sítios? Então, vamos com a gente!

Pin It

POSTS RELACIONADOS

INSTAGRAM
Visite nosso Instagram