READING

Navegar é Preciso: 5 ótimos motivos para embarcar ...

Navegar é Preciso: 5 ótimos motivos para embarcar nessa jornada literária

Navegar 2022

1 – A proposta da viagem

Anote na agenda: a 10 a edição do Navegar é Preciso vai zarpar pelo Rio Negro entre os dias 02 a 06 de maio de 2022. Você vai conhecer a Amazônia sob perspectivas diferentes. Além de percorrê-la a bordo do Iberostar Grand Amazon, pequeno navio com poucas cabines e ótima gastronomia, o viajante tem outras vantagens. Acordar cada num lugar diferente é um delas – dica: ajuste o despertador, pois os amanheceres na floresta são espetaculares. Outro diferencial marcante é a vivência literária que agregará interpretações mais do que especiais não apenas sobre os temas debatidos, mas sobre o ambiente ao redor. Você lerá livros, mas também se verá capaz de perceber as fartas belezas nos detalhes e na vastidão da maior floresta do planeta.


2 – Os convidados

Como se fosse uma espécie de Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) flutuante, o Navegar É Preciso consegue mesclar incursões na floresta com trocas literárias significativas. Nada de papo chato, a ideia deste roteiro nascido da parceria entre a Auroraeco e a Livraria da Vila é inspirar. E para isso segue a tradição de convocar um time de peso em sua 10 a edição.

Estão confirmadas as participações de nomes de destaque da cena literária e intelectual do País, como Mario Sergio Cortella, filósofo e escritor paranaense, mestre e doutor em Educação e professor por 35 anos. Autor de vários livros, palestrante e comentarista da Rádio CBN e do Jornal da Cultura, deve inundar a floresta com seu vozeirão marcado por sua fala pausada e cativante. Também paranaense, Alice Ruiz começou a escrever aos 9 anos e hoje, aos 73 já tem mais de duas dezenas de livros publicados, entre eles Dois em Um, premiado em 2009 com o Prêmio Jabuti de poesia.

Reserve já a sua cabine para o Navegar é Preciso 2022

Romancista e jornalista, Michel Laub nasceu em Porto Alegre, em 1973, e lançou sete livros pela Companhia das Letras, publicados em 13 países e traduzidos em 10 idiomas. Iatista medalhista de bronze em dois Jogos Olímpicos, Lars Grael acumula histórias e vivências que inspiram e emocionam. Autor de dois livros, ostenta um vasto currículo no esporte e fora dele. Com experiência em grandes redações, Thalita Rebouças fez seu nome como escritora dedicada ao universo jovem e tem inúmeros livros publicados – é o nome certo para traduzir o que pensa esse público.


3 – O Rio Negro e o Parque Nacional de Anavilhanas

Sair de Manaus e subir o Rio Negro é mergulhar na Amazônia em sua dimensão mais verdadeira. Entre de cabeça naquele universo como você imaginou, mas certamente muito mais amplo e provocador de sentidos do que você poderia esperar. Sinta o poder do Rio Negro – que se junta ao Solimões para formar o Amazonas – e perceba que a essência da floresta passa por ele.

Segundo maior arquipélago fluvial do mundo, o Parque Nacional de Anavilhanas é um conjunto de mais de 400 ilhas com muita vida. A bordo de pequenas embarcações, mas ágeis, navegue em meio a igarapés e igapós, sentindo de perto a floresta alagada e vendo as árvores em sua plenitude. Samaúmas imensas são as rainhas da floresta e você contemplará muitas delas. Para além disso uma grande vantagem: por conta da acidez de suas águas – muito sutil para nós, humanos – o Rio Negro não tem mosquitos e insetos que nos incomodam.

Ainda restam poucas vagas para o Navegar é Preciso #10. Reserve já a sua cabine!


4 – As vivências na floresta

O Navegar É Preciso convida a descobrir a Amazônia com um toque de literatura, sempre com ótimas prosas e grandes trocas de ideia, mas o contato direto com a floresta é igualmente parte essencial do programa. A flora é farta e a fauna vai se revelando aos poucos. Conduzidas por guias muito experientes, as trilhas são verdadeiros laboratórios de aprendizado com as árvores e as características que só quem vive na floresta conhece. A bordo do Iberostar Grand Amazon viajam alguns guias nascidos em tribos amazônicas e é muito rica a troca com eles.

Saberes estão por todas as partes: onde encontrar água, como fazer uma tenda, como caçar. Circule pela floresta em busca de animais em seu habitat natural – seja a pé ou de voadeira. Frequentemente ocorrem encontros com botos-cor-de-rosa, bichos-preguiça e macacos, além de caminhadas em meio à mata do Parque Nacional de Anavilhanas. A atmosfera única da Praia do Tupé é cenário de um delicioso banho de rio. Além disso, visitaremos a Fundação Almerinda Malaquias, um projeto social transformador no município de Novo Airão – caso queira doar livros para a biblioteca da entidade, leve obras que possam ser atraente para jovens.

5 – O navio e a estrutura

Poucas cabines, ótima gastronomia e serviço de primeira são algumas das características do confortável Iberostar Grand Amazon, pequeno navio que percorre o Rio Negro há vários anos. A tripulação experiente garante uma experiência de um hotel  5 estrelas flutuante em meio à maior floresta do planeta. Delicadas e com produtos de primeira linha, as cabines contam com varandas e chuveiros potentes. Desbrave a Amazônia mais selvagem, com atividades em terra e antes ou depois dos debates a bordo refresque-se na deliciosa piscina no deck superior.

Navegar é Preciso 2022: está esperando o que para embarcar nessa jornada?

Pin It

Posts relacionados


POSTS RELACIONADOS

INSTAGRAM
Visite nosso Instagram