READING

Top 7: Animas que você precisa ver no Pantanal

Top 7: Animas que você precisa ver no Pantanal

A diversidade da natureza brasileira e a complexidade de seus biomas são encantos singulares em diversos roteiros turísticos. O Pantanal é ainda mais especial por bater recordes com sua fauna e flora. Localizado no sul do estado do Mato Grosso e na região noroeste de Mato Grosso do Sul, faz parte da tríplice fronteira – Brasil, Bolívia e Paraguai. O local é tão importante que a UNESCO o considera Patrimônio Natural Mundial e Reserva da Biosfera. Além de ser a maior área alagada do mundo.

O Pantanal tem características de vários biomas brasileiros – Cerrado, Caatinga e Floresta Amazônica – por isso é comum a sobrevivência de alguns animais típicos de outras regiões. Sua fauna é muito rica, mas toda sua diversidade sofre com o desmatamento, destruição de diversos habitats, e por consequência diminuição ou desaparecimento de algumas espécies.

Segundo o Ministério do Meio Ambiente (MMA) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), existem mais de 1000 espécies de animais em risco de extinção no Brasil.

Leia mais: 10 animais que vivem em Galápagos

Listamos 7 animais em extinção que você não pode esperar para conhecê-los no Pantanal.


 Arara-azul
Uma ave de plumagem azul com bicos curvos e fortes de cauda longa. Podem medir até 1,5 m desde a cabeça até a ponta da cauda e pesar até 1,5 Kg. Gostam de se exibir e são dóceis; por isso sua captura é facilitada. Além de lindas, as araras são fiéis e vivem juntas por toda vida.


 Ariranha
Um mamífero endêmico da América do Sul que gosta de viver em grandes grupos e pode chegar a pesar 45 quilos. Costumam viver próximos de rios, córregos e constroem suas tocas embaixo de raízes grandes de árvores.


 Cervo-do-Pantanal
Maior cervo da américa do sul. O macho adulto pode chegar a pesar 150 quilos. Um animal de hábito noturno, que você poderá ter a sorte de encontrar em nossa viagem durante a focagem – Um passeio com utilização de uma lanterna para localização dos animais na noite.


Lobo-guará
Considerado o maior mamífero canídeo nativo da América do Sul, o lobo guará diferente de outras espécies de lobos, não vive em matilha, é um animal de hábito solitário. Por mais que pareça agressivo, ele não tem nada de mau, apenas curioso e pode se aproximar das pessoas, o que causa um pouco de espanto.


Udu-de-coroa-azul
Uma ave de plumagem colorida – verde, azul e um pouco alaranjada – que tem seu nome devido ao seu canto e a um risco colorido em sua cabeça que se parece com uma coroa negra, circundada por uma faixa roxa e azul. O canto é semelhante ao de uma coruja, emitido mais frequentemente ao amanhecer e ao anoitecer.


Tamanduá-bandeira
Mamífero nativo da América que recebe o nome por conta de sua cauda em forma de bandeira. Em alguns locais ele já foi extinto e no Brasil ele está na lista dos que estão em risco, mas você poderá ter a sorte de presenciar durante um incrível safari no Pantanal.


Coral-de-água-doce
Os corais são animais cnidários que se agregam e formam recifes. Esses sistemas vivos servem de alocação para grandes ecossistemas que são base da cadeia alimentar. A sua extinção pode causar grande impacto na biodiversidade e prejudica diretamente parte da fauna e flora local.

Leia Mais: Top 10: Animais da Amazônia

A natureza é perfeita, mas infelizmente algumas interferências afetam negativamente o habitat e a vida de diversos animais. O nosso roteiro para o Refúgio Ecológico Caiman é responsável, reverte parte do seu investimento em prol da preservação do meio ambiente. E além de você vivenciar o pantanal de maneira viva e natural, você conhecerá um ambiente que apoia projetos de pesquisa e conservação ambiental.

Pin It

POSTS RELACIONADOS

INSTAGRAM
Visite nosso Instagram