READING

Lista de desejos: 7 destinos especiais pelo Peru

Lista de desejos: 7 destinos especiais pelo Peru

Ninguém volta indiferente de uma viagem pelo Peru. Um dos países mais ricos cultural e historicamente da América do Sul, oferece incontáveis emoções aos visitantes que se aventuram por suas muito bem estruturadas atrações. De norte a sul, no litoral ou na Cordilheira dos Andes, um país com fartura de cores, sabores, arquitetura e cultura. E claro, repleta de passado e presente, com uma capital viva e vibrante. Embarque numa jornada por 7 destinos e atrações especiais Peru afora, com a curadoria cuidadosa da Auroraeco.

1 – Nos Andes: Percorra a Rota de Lares até Machu Picchu

Não é uma trilha, é muito mais do que isso. Quando o viajante entende como é a Rota de Lares e como pode ser a vivência dele na Cordilheira dos Andes, ele se apaixona pela proposta. A ideia é que você possa, a cada dia – de acordo com sua disposição e vontade – escolher entre uma caminhada e outras atividades alternativas, menos intensas. Os pernoites são em confortáveis lodges exclusivos como Lamay e Huacawasi, do parceiro Mountain Lodges of Peru em roteiros de 5 e 7 dias.

A jornada tem início em Cusco, onde desembarcamos após voar desde o Brasil. Percorreremos uma trilha de cerca de 2h30 entre as comunidade de Amaru e Viacha, a 3.900 metros de altitude. Desfrute da Pachamanca, refeição tradicional cozinhada num forno de pedras enterradas. O caminho segue mais de mil metros montanha abaixo até a intrigante aldeia de Pisac, com suas ruínas.

Das ruínas das de Ancasmarca até as comunidades montanhesas, de Cuncani até Cruzcasa, a quase 4.200 metros de altitude, uma infinidade de paisagens deslumbrantes com montanhas nevadas ao redor, como Pico Veronica. Conheça de perto a rotina dos locais, a grande variedade de batatas, e suas tradições de tecer com a lã das lhamas. Serão muitas descobertas em trechos praticamente virgens e vilarejos sem turistas até concluir a jornada indo de trem a Águas Calientes e subindo posteriormente até as ruínas de Machu Picchu!

Reserve já sua jornada pela Rota de Lares de 5 dias ou Rota de Lares: 7 dias pelas Cordilheira dos Andes

2 – Como conhecer o melhor de Machu Picchu

Sem exageros: poucos lugares no planeta conseguem ser, ao mesmo tempo, atrações históricas e naturais. Desconhecida do mundo até 1911, a cidade perdida de Machu Picchu é hoje um dos patrimônios arqueológicos mais visitados e desejados por viajantes do mundo todo. Mais do que uma simples ruína, trata-se de uma joia tombada como Patrimônio da Humanidade pela Unesco e que revela em cada detalhe sua complexidade ímpar.

Na companhia de ótimos guias você descobrirá os segredos da enigmática Machu Picchu, com suas casas e templos de pedras erguidos pelos Incas há mais de 500 anos. Um tesouro que resistiu às incursões espanholas e que ficou por séculos coberto pela densa vegetação que forra o deslumbrante vale ao redor. Você vai conhecer o Intihuatana o relógio de sol que permitia medições e previsões, além do Templo do Sol. Sem dúvidas um lugar com uma atmosfera e energia espetaculares.

Reserve já: sinta toda a energia de Machu Picchu e Cusco

3 – Toda a riqueza e beleza colonial de Cusco

Para além de ser a grande cidade usada como base para visitar Machu Picchu, Cusco é um destino especial por si só. Colonial e encravada a 3.400 metros acima do nível do mar, permite uma aclimatação à altitude da Cordilheira dos Andes. Além disso seu centro histórico deslumbrante é um convite para bater pernas e compreender por si só o legado Inca e o resultado da invasão espanhola.

Caminhe sob as arcadas da famosa Plaza de Armas e depois encontre seu terraço favorito para contemplar a rotina dos moradores de etnia quéchua passeando e circulando com suas famílias. Visite as delicadas igrejas e a Catedral, de estilo muito singular e forrada por cerca de 400 pinturas sacras. Transformado num convento o Templo de Koricancha é uma obra-prima da engenharia inca. Entenda a sutileza e os dons artísticos da a cultura inca no Museu de Arte Pré-Colombiana. Por fim, não deixe de descobrir os sítios arqueológicos Sacsayhuaman, Puca Pucará e Tambomachay nos entornos de Cusco.

Venha viver de perto toda a magia de Cusco e Machu Picchu!

 

4 – Vale Sagrado: sinta a cultura em toda sua plenitude

Para além das ruínas ao redor de Cusco e Machu Picchu, nenhum lugar traduz tão bem o poder da civilização Inca quanto a zona chamada de Vale Sagrado. Fica localizada nos entornos do emblemático Rio Urubamba, que desce de Cusco até a área de Águas Calientes, abaixo de Machu Picchu. Reúne uma vastidão de sítios arqueológicos de imensurável valor histórico.

O mais visitado deles é a imponente fortaleza de Ollantaytambo, que escala pela encosta de um morro e oferecia uma ampla visão do horizonte. Dessa forma, os guerreiros incas puderam se defender por séculos de invasores e inimigos iminentes. Por outro lado, os terraços agrícolas de Moray mostra o lado cientista dessa civilização singular. Ali eram conduzidos experimentos com sementes e grãos para desenvolver as melhores técnicas de plantio e colheita. Uma proposta diferente para descobrir a região é vivê-la sob a curadoria e exclusividade do explora Valle Sagrado

A proposta do hotel inclui serviço all-inclusive, alta gastronomia e guias de muito alto nível. Assim, oferece uma jornada ainda mais exclusiva com tours personalizados, respeitando a preferência dos hóspedes. Um exemplo é a visita às inusitadas salinas de Maras, de onde se extrair um dos melhores sais do mundo.

Vale Sagrado e Cusco: Reserve agora a sua viagem inesquecível com a Auroraeco!


5 – Trilha de Salkantay: desafio e inspiração nos Andes

Uma aventura vigorosa, mas imbatível para revelar o verdadeiro espírito de um trekking andino. É a forma mais confortável e uma das menos concorridas de se alcançar a cidadela de Machu Picchu caminhando. E longe de ser preguiçosa, demanda empenho dos viajantes, mas recompensa com dezenas de mirantes, picos nevados e belos sítios arqueológicos. Ao fim de cada dia, pernoite num lodge exclusivo e repleto de mordomias e alta gastronomia.

A jornada já começa cruzando pelas ruínas Incas de Tarawasi, perto da cidade de Limatambo. Em seguida, passa-se pelo vilarejo da Montanha Mollepata, antes de descer a Marcoccasa. Sempre na companhia de ótimos os trekkings desvendam pontos como Soraypampa, Valle del Rio Blanco, Lucmabamba e Lacptapa. Sempre com paradas e muitos mimos. Afinal a ideia é aproveitar cada instante nessa região sagrada para o povo quéchua.

Embarque agora na Trilha de Salkantay com a Auroraeco!

 

6 – Todo o sabor, a história e a energia de Lima

Destino perfeito para um feriado ou para completar uma jornada com extensão até Cusco e Machu Picchu, Lima é uma cidade marcante. Há alguns anos a capital peruana transformou-se em um dos maiores polos culinários do continente, porém foi durante anos a sede do vice reinado espanhol em terras americanas. Declarado Patrimônio Cultural pela Unesco, o centro histórico é o ponto de partida para entender esta importância.

Como toda grande cidade de fundação espanhola, a formação se dá a partir da Plaza de Armas. Bem pertinho, o estilo barroco da Catedral é marcante, apesar de a construção já ter sido refeita por cinco vezes, após ser parcialmente destruída por terremotos. Um tanto tenebrosas, as catacumbas do Monastério San Francisco surpreendem. Entre outras tantas construções coloniais multicentenárias.

A riqueza dos povos pré-colombiano está exposta no magnifico Museu Larco, com mais de 45 mil peças. Os bairros de San Isidro e de Miraflores ostentam suas falésias à beira-mar, com pôr do sol extraordinário no Oceano Pacífico. Mesmo a cerca de mil quilômetros de Cuzco, a capital peruana tem atributos de sobra para não ser apenas uma escala.

Que tal conhecer Lima e alguns dos melhores restaurantes do continente com a Auroraeco? Agende já sua viagem!

7 – O esplendor fascinante do misterioso Lago Titicaca

A beleza, o passado e a grandiosidade do Lago Titicaca o esperam. Embarque num passeio até as Ilhas Flutuantes, a cerca de 7 quilômetros do centro de Puno. Esse é o o mais alto lago navegável do planeta, em plena fronteira com a Bolívia, a 3.830 metros de altitude.

Singulares e inesquecíveis, as chamadas ilhas flutuantes foram elaboradas com inúmeras camadas de totora, espécie de junco farto no lago, e são lar do povo uros. Conforme o fundo vai apodrecendo, vão sendo refeitas novas camadas, em um processo constante. As roupas coloridíssimas dos moradores e as apresentações de música certamente convidarão a muitos cliques.

Hospedado no Hotel Titilaka você terá todo conforto e a companhia dos melhores guias para entrar contato com um polo histórico e cultural muito particular. Descubra os sítios arqueológicos de Chullpas de Sillustani e as igrejas coloniais nas cidades de Juli, Pomata e Lampa. Em Taquile, ilha vizinha, se comemora a Fiesta de Santiago todo dia 25 de julho, com danças e oferendas a Pachamama, a Mãe Terra.

Agende já sua viagem para o Lago Titicaca com a Auroraeco!

Pin It

POSTS RELACIONADOS

INSTAGRAM
Visite nosso Instagram