As joias do Ceará

Rancho do Peixe, Praia do Preá – Ceará

Tire os sapatos. Chinelo, só de vez em quando. Abra as janelas para o vento, para a sorte e para vida. Pise na grama, na areia, molhe os pés no mar. Você chegou no Rancho do Peixe, nada mais importa! No pacato vilarejo do Preá (Ceará, Brasil), o Rancho do Peixe transformou hospedagem em arte. Ou melhor, em uma experiência rara.

Leia mais: Um dos melhores lugares para se hospedar: Pousada Rancho do Peixe

Erguida com madeiras locais reaproveitadas, a mentalidade sustentável está em todos os detalhes e a cultura nativa é sempre muito viva na pousada. De frente para a “Meca Mundial do Kitesurfe”, a Pousada se tornou referência não apenas para velejadores do mundo inteiro, mas também para famílias e casais que não abrem mão de capricho, exclusividade, conforto, imersão intensa na natureza e claro, de ventos perfeitos. Durante boa parte da temporada eles são intensos e constantes na região. Quando mais brandos, de fevereiro a junho, entram em cena outras diversões, como o hydrofoil, novidade que possibilita velejos na ausência de vento forte.

Foto: Bruna Toledo e Mathias Lessmann

São 26 bangalôs com generosos 80m² – 14 deles na areia da praia – arquitetados para privilegiar a circulação natural do ar; uma equipe que garante o atendimento mais que especial; e uma escola de kitesurfe, o Rancho do Kite, com todo suporte profissional para garantir a experiência esportiva intensa dos hóspedes.

Embora tudo que se vê pelo Rancho seja encantador, o maior patrimônio da Casa é imaterial e ganhou um nome: “Essential Experience”. É o resultado fantástico de muitos detalhes agindo sobre o nosso estado de espírito; um conjunto de percepções e sensações que traz paz, provoca reflexões e extrai uma versão melhorada de nós mesmos ao longo e ao fim da hospedagem.

Isso tem muito a ver com a reconexão com a natureza, com a imensa área preservada à beira mar, com os ambientes rústicos e abertos da Pousada, com os cantinhos privativos para relaxar, com os serviços diferenciados (como o de baby-sitter para nenéns), com a alta gastronomia e com a paixão irrestrita do Rancho em oferecer toda essa magia durante sua viagem.

Vila Kalango, Jericoacoara – Ceará

“Jeri é aqui. Jeri é assim.” Esse é o mantra da Vila Kalango que representa o cuidado permanente para se preservar exatamente aquilo que foi visto e sentido por seus sócios, em 1995 – quando eles se apaixonaram pela magia da região ainda não tão cultuada pelo turismo e decidiram fincar raízes ali. Velejadores, se depararam com a geografia perfeita que recebia ventos constantes e foram conquistados também pela hospitalidade genuína de uma gente tão rica de tradições e sabedoria popular.

A Pousada foi erguida em meados de 1999 – com madeiras nativas reaproveitadas – e hoje, quase duas décadas depois, se tornou um oásis de Jericoacoara, estimulando uma viagem no tempo e na história do lugar. Além da riqueza dos detalhes, toda sua estrutura interage com a natureza, com os coqueiros centenários que compõem o visual das varandas e com a arquitetura que favorece a circulação do vento dentro das hospedagens.

São 24 bangalôs, distribuídos entre palafitas, bangalôs e apartamentos a poucos metros do mar, bem próximos à Duna do Pôr do Sol, que fazem da Vila Kalango um refúgio de muito charme para quem está em busca de reconexão com a natureza, sossego, conforto e exclusividade. A Pousada também possui uma escola própria de windsurfe e surfe, a Tico Wind Jeri, com equipamentos e professores capacitados.

Para transmitir toda riqueza cultural do Ceará e guiar os hóspedes por uma viagem antropológica, a Vila oferece experiências para além dos limites físicos da Pousada. O hóspede pode fazer passeios à cavalo, yoga, pilates, ver com os próprios olhos a produção artesanal da farinha de mandioca (a mesma que vai estar no seu prato) de agosto a outubro; entender as expertises da pesca com rede; acompanhar a preparação e experimentar comidas tradicionais; participar da produção de artesanatos locais. Tudo para aproximar os visitantes das lendas, crenças e costumes da região, transmitidas com sotaque e simplicidades característicos pelos homens que são a história viva de Jericoacoara.

 

Pin It

POSTS RELACIONADOS

INSTAGRAM
Visite nosso Instagram