READING

5 motivos sensoriais para conhecer Ouro Preto

5 motivos sensoriais para conhecer Ouro Preto

Nem sempre colocamos os nossos sentidos para funcionar de modo relevante. E isso é um desperdício, já que é através deles que encontramos os melhores prazeres da vida. Há destinos que conquistam com seus cheiros, outros se destacam pela multiplicidade de paladares e alguns oferecem inúmeras belezas que podemos espelhar em nossas retinas. Minas Gerais é um destino que se diferencia entre muitos. Lá há muitas cidades onde os sentidos brigam para ter predominância, em vista que há tanto para se sentir. Uma delas é Ouro Preto.

 

Aqui, explicamos para você de que modo seus sentidos serão estimulados nessa cidade única.

1) Visão

Taí um sentido usado à exaustão em Ouro Preto. A arquitetura local é incrível, rica em detalhes. A cidade foi reconhecida, pela UNESCO, como Patrimônio Cultural da Humanidade, em 1980. Suas construções compõem o maior conjunto arquitetônico do período barroco do Brasil, com igrejas como a Nossa Senhora do Pilar – a mais requintada de Minas Gerais, tendo levado mais de 400 kg de ouro e de prata em pó para ornamentar as talhas da nave e da capela-mor.

2) Olfato

Em Ouro preto você terá dois grandes prazeres olfativos. O Primeiro deles: ao andar pelas vielas do centro histórico, você irá desfrutar de deliciosos aromas de comidas caseiras feitas em fogão a lenha. O segundo prazer será o de respirar ar puro. Ar verdadeiramente puro, que o será incentivo e combustível para que você se aventure a subir a próxima ladeira ou a entrar de cabeça em alguma atividade física bacana.

3) Paladar

Conhecida como uma das mais diversificadas do país, a culinárias mineira é repleta de receitas tradicionais e criativas. Estar em Minas e não sentar para almoçar em uma mesa farta é como ir ao Atacama e não olhar as estrelas de um dos céus mais limpos do planeta. Quem nunca se imaginou em terras mineiras desfrutando de um autêntico café da tarde com bolos caseiros e pães de queijo artesanais, ou em um belo almoço com feijão tropeiro?

Leia Mais: 4 viagens para pedalar e comer bem na Europa

4) Audição

Assim que você chegar a Minas, seus ouvidos começarão a ouvir um sotaque arrastado, bem marcante com alguns “erres” a mais e muitas vogais a menos. Mineiro já chega com um “Tu-bão co-ocê?” e a gente já se sente parte do lugar. A hospitalidade mineira é famosa e comprovada na realidade. Mas isso já era de se imaginar: um povo que oferece aos visitantes comidas tão maravilhosas, não poderia ser menos que bom anfitrião.

5) Tato

O sentido do tato em Ouro Preto se sente mais intensamente nas pernas e nos pés. Isso, porque em suas caminhadas você perceberá o relevo íngreme e as ruas construídas com pedras em todo lugar. Às vezes você terá que enfrentar ladeiras, mas a verdade é que a recompensa pelo esforço sempre vale a pena.

 

Ouro Preto e os demais destinos mineiros que compõem a chamada Estrada Real, podem ser visitados durante o ano todo, mas a melhor época é entre abril e novembro. Uma ótima ideia é aproveitar os próximos feriados para conhecer a região.

Leia Mais: 7 viagens para os feriados de abril e maio

Você pode juntar em uma só viagem a visita à cidade de Tiradentes e ao centro cultural Inhotim, em Brumadinho. As cidades são bem próximas entre si – é uma ótima desculpa para emendar o feriado!

Pin It

POSTS RELACIONADOS

INSTAGRAM
Visite nosso Instagram