READING

Mistério no lugar mais distante do mundo

Mistério no lugar mais distante do mundo

A dúvida paira na mente de todas as pessoas quando se trata da Ilha de Páscoa. Como um local tão distante e pequeno pode carregar tanto mistério? Talvez isso seja parte do segredo para a inquietação acontecer, afinal o desconhecido traz o imenso desejo de desbravamento.

Rapa Nui é o nome polinésio do destino, foi o primeiro dado por seus habitantes. O local se tornou conhecido mundialmente quando o navegador holandês Jacob Roggeveen chegou ao local num domingo de páscoa e a batizou como Ilha de Páscoa, em 1722. Seu ar misterioso e as incontáveis teorias que cercam seu folclore são atrativos para visitantes de todo mundo até hoje.

A Ilha pode ser considerada como um dos lugares mais distantes do mundo, última fronteira da América do Sul. Seu território mesmo com raízes essencialmente polinésias faz parte do Chile e se situa a 3.686 km de sua costa. Para chegar na ilha, a viagem só pode ser feita de avião e leva mais ou menos 5 horas partindo de terras chilenas.

Leia mais: Ilha de Páscoa, um dos melhores destinos do Chile

Inúmeras pessoas viajam todos os anos para sentir a magia local e tentar desvendar através de suas próprias lógicas o mistério por trás dos Moais. A maior delas tem 10 m de altura e pesa 81 toneladas. Ao todo, são 887 espalhadas por todo território, a maioria com a frente voltada para o interior da ilha. Segundo uma lenda local elas serviam como proteção aos nativos, supervisionando seus assentamentos. As únicas estátuas que não estão viradas de costas para o mar estão em Ahu Akivi, um local sagrado aos nativos.

As teorias de surgimento dos Moais são estudadas e discutidas em vários lugares do mundo, mas ninguém sabe ao certo como eles surgiram, como foram distribuídos e para que servem ou serviam. Estudiosos afirmam que foram criadas por volta dos séculos 13 e 15. Até 2012 todos acreditavam que eram apenas cabeças esculpidas em pedra vulcânica, até que ao realizarem escavações descobriram que algumas tinham corpos.

Leia mais: O melhor destino de aventura do mundo!

Todas as estátuas possuem o mesmo padrão estético, exceto uma, a única que foi encontrada ajoelhada e recebeu o nome de Tukuturi. A história dos antepassados e da cultura local desperta em todos a vontade de conhecer e descobrir os encantos que a ilha é capaz de oferecer. Paira no local uma aura mísica. A sensação irradiada pela natureza combinada com seus mistérios é singular e convida a todos para embarcar nessa aventura.

Pin It

POSTS RELACIONADOS

INSTAGRAM
Visite nosso Instagram