READING

Casa de Uco: Relaxar, degustar e harmonizar, sim. ...

Casa de Uco: Relaxar, degustar e harmonizar, sim. Mas principalmente entender tudo que há por trás do vinho

Não foi à toa que Mendoza ganhou há tempos o título de capital argentina do vinho. Maior produtora do país, com 70% do total engarrafado, a região e a cidade homônimas viraram sinônimos da bebida. Mais do que isso, representam a cultura vinícola e tudo o que está por trás dela. Um excelente lugar para aprender sobre a milenar bebida e, de quebra, desfrutar de um dos mais belo visuais do continente. Aos pés da Cordilheira dos Andes, Mendoza mistura o contraste dos planos vinhedos com dramáticas montanhas ao fundo.

Todos os sentidos se esbaldam neste ambiente completo. Aliás, no cenário descrito acima a visão obviamente é o primeiro deles. Vai dar muita vontade de fotografar, acredite. Como estamos falando de incríveis degustações e harmonizações logo vêm paladar e olfato. Em Mendoza beber e comer são atrações turísticas – parte de uma espécie de ritual diário. Harmonizar vinhos e pratos é quase um mandamento em todas as refeições.

Escutar com atenção as explicações de enólogos e sommeliers é uma das chaves para expandir os conhecimentos sobre os processos vinícolas. Já o tato está presente em toda parte, na textura das folhas dos parreirais, na prensa das uvas, na maciez das tenras carnes e na suavidade dos lençóis de ótimos hotéis.

Por sinal, um desses exemplos é o Casa de Uco Vineyard & Wine Resort. Os traços modernos e minimalistas de sua arquitetura dialogam com a tradição da produção viticultora de Mendoza. Mais precisamente da zona do Vale do Uco, uma das sub-regiões responsáveis por alguns dos melhores vinhos produzidos no continente. Toda a tradição dos vinhedos se relaciona com um design inovador, repleto de materiais nobres e naturais, que procura dialogar diretamente com a paisagem ao redor.

Muito mais do que um hotel elaborado pelo reconhecido Estúdio Alberto Tonconogy & Associados, o Casa de Uco propõe uma experiência multidimensional. Para além de simples degustações e harmonizações, existe ali uma reverência autêntica à cultura do vinho e a todos os rituais de sua produção. A ideia é imergir o viajante num universo onde ele possa compreender toda a complexidade e beleza por traz de um bom vinho.

Conheça o roteiro da Auroraeco para Casa de Uco, Mendoza. 

Impossível falar da Casa de Uco sem contar mais da própria estrutura do hotel. Este Wine Hotel & Spa tem na contemplação e apreciação dos sentidos os seus pilares. Integrada por um wine bar e um lounge, a área social conta com lareira, sala de jogos e um restaurante exclusivo. Os decks exteriores e terraços com confortáveis poltronas convidam ao relaxamento.

Contudo, não dá para discordar de que a alma do prédio está em sua cave subterrânea, onde estão guardados os melhores vinhos da região. Ali é o cenário perfeito para as sofisticadas degustações conduzidas pelo sommelier da casa. Quase como uma sala de aula para olfato, paladar e visão.

Aliás, dos quartos a vista é esplêndida. Muita coisa surpreende quem chega por lá. O Casa de Uco Vineyard & Wine Resort conta com 7 apartamentos, 9 suítes e villas entre os vinhedos. Cada uma das acomodações se abre à paisagem, protagonista da cena. Contudo, as acomodações são montadas com elementos da melhor qualidade, como roupas de cama e banho de algodão egípcio, travesseiro de duvet e amenities Fueguia. Além disso, uma seleção de vinhos regionais e lanchinhos, máquina de café Nespresso, bem como roupões super delicados e wi-fi de alta velocidade. Super atencioso no hotel como um todo, o serviço de quarto é 24 horas.

Os apartamentos têm várias configurações e podem ser interligados para famílias com crianças. Por outro lado, as villas, de 1 e 2 quartos, se espalham por 100 m2 com um pátio interior, amplas janelas e um grande terraço na parte superior. Ali de cima, os hóspedes têm uma banheira e espreguiçadeiras com um panorama deslumbrante das vinhas, os Andes e o Rio Cordón del Plata.

Ao redor do hotel, uma poderosa rede de vinhedos com diversos tipos de uva. A combinação da altitude de 1.250 metros acima do nível do mar, um clima semidesértico com cerca de 300 dias de sol por ano, com dias quentes e noites frescas, transformou a região de Mendoza num lugar abençoado para este cultivo. O solo poroso com ótima drenagem e o aquífero mais puro da região ajudam a Casa de Uco a ter condições muito privilegiadas. Claro, o resultado você sentirá nas taças.

Com a filosofia de produzir vinhos que expressem a autenticidade de seu terroir, a Casa de Uco se dedica a todos os detalhes. Do plantar ao colher, da seleção à prensa, da fermentação ao envase. Além das próprias produções, oferece aos interessados a chance de elaborar vinhos autorais, fazendo misturas e assemblages, seguindo experts e o líder dos viticultores, Alberto Antonini.

Porém o conteúdo das garrafas não pode ser protagonista sozinho. Por isso a gastronomia é tão importante na Casa de Uco. Sempre usando produtos locais, de preferência orgânicos, a cozinha procura trabalhar em parceria com produtores vizinhos. Assim, chegam a elaborar pratos sofisticados que unem delicias regionais com toda a sofisticação da culinária internacional.

Veja aqui outros roteiros na América do Sul

Contudo, além de comer, degustar excelentes vinhos e relaxar, a região de Mendoza oferece muito mais. A Casa de Uco propõe aos seus hóspedes experiências para aproveitar, e muito, os dias ensolarados. Desde caminhadas, passeios de bike e cavalgadas até voos de asa-delta para os mais radicais. Amantes de pescaria encontram rios perfeitos para a pesca com mosca e rafting durante o verão. Enfim, não faltam possibilidades para explorar, sentir e saborear. Seja bem-vindo a Mendoza, seja mais do que bem-vindo à Casa de Uco Vineyard & Wine Resort.

Pin It

INSTAGRAM
Visite nosso Instagram