5 museus imperdíveis em Lima

Uma das melhores coisas para fazer em Lima é conhecer museus. A cidade está repleta de boas opções, uma vez que o povo peruano é tão preocupado com a celebração da sua história e da sua cultura. Há muita arte pela cidade. Nos museus é possível entrar em contato com peças únicas que retratam o passado e apontam para o futuro.

Conheça 5 museus imperdíveis na capital.

museu-lima-larco

Museo Larco

O museu expõe a rica coleção do filântropo Rafael Larco Herrera. O acervo reunido por ele retrata a história peruana do período pré-colombiano, desde 8000 a.C., até 1532 d.C., com a conquista do território pelos espanhóis. São peças têxteis, cerâmicas e de outras naturezas que compõem essa bela coleção arqueológica. O museu está instalado em um edifício do século 18 rodeado por jardins, que são uma atração à parte!

museu-lima-pedro

Museo Pedro de Osma

Pedro de Osma Gildemeister passou boa parte de sua vida colecionando objetos do vice-reinado do Peru, período ocorrido entre os séculos 16 e 18. Ele reuniu pinturas, esculturas, retábulos, peças de prata, entalhes de pedra e itens marcados pelas tradições andinas, vindos de locais como Cusco e Ayacucho. Tais peças montam a rica coleção deste museu.

Leia mais: Rotas de História e Arquitetura em Minas Gerais

Museo de Arte de Lima – MALI

O MALI é um dos principais museus do Peru, com 4,500 m² de área expositiva. O prédio neorrenascentista que o abriga foi construído entre 180 e 1871. Algumas de suas salas apresentam exposições permanentes – arte pré-colombiana, têxtil, colonial, prataria, arte dos séculos 19 e 20, fotografia, arte contemporânea e costumbrismo – e outras dão morada às mostras temporárias. Em 2014, em comemoração aos 60 anos do museu, foi lançada uma coleção virtual para ampliar o acesso às obras. Confira aqui.

museu-lima-testino-1

Museo Mario Testino – MATE

Mario Testino é uma referência no mundo da moda, tendo sido responsável pelas fotografias presentes em diversas capas para a Vogue, Vanity Fair, GQ, dentre tantos outros trabalhos. Em 2012, Testino inaugurou um museu sem fins lucrativos que tem como objetivo dar visibilidade e promover a arte peruana contemporânea. Além de expor suas próprias fotografias no local, o museu promove exposições temporárias com obras de artistas contemporâneos.

museu-lima-mac

Museo de Arte Contemporáneo – MAC

O museu foi fundado em 2013 com a finalidade de abrigar a produção do Instituto de Arte Contemporáneo – IAC, que desde de 1955 reune artistas responsáveis pelo surgimento de novas vanguardas e estilos na arte peruana e latino-americana. O museu, mais que expor uma coleção de arte moderna e contemporânea, promove espaços de discussão, cursos e eventos que difundem a cultura e a educação.

Leia mais: Inhotim: tanta arte quanto natureza

O MAC, o MATE e o Museo Pedro de Osma estão localizados em Barranco, bairro conhecido por concentrar a cena artística e vanguardista da cidade. Ali estão presentes também diversas galerias de arte que valem a pena serem visitadas, como a Lucia de La Puente.

A colecionadora Lucia de La Puente é também uma das donas do Hotel B, que fica ao lado da galeria. Em 2017, será finalizada uma obra que interligará os dois estabelecimentos, oferecendo acesso exclusivo aos hóspedes. Além disso, quatro novas acomodações serão construídas na parte superior da galeria.

Além de proporcionar uma experiência excelente em termos de serviço e conforto, o hotel é decorado com uma coleção própria de arte contemporânea, que apaixona os fãs de arte!

Pin It

POSTS RELACIONADOS

INSTAGRAM
Visite nosso Instagram