READING

Todos os sentidos se encontram na Chapada dos Vead...

Todos os sentidos se encontram na Chapada dos Veadeiros

Dezenas de cachoeiras e complexos de quedas-d’água, morros, chapadões naturais e uma enorme variedade de pássaros são algumas das atrações da Chapada dos Veadeiros. A 220 quilômetros de Brasília, a região, uma das mais  antigas do planeta – com até 2,5 bilhões de anos –, é o ponto mais alto do Planalto Central brasileiro. Localizada no  estado de Goiás, entre os municípios de Alto Paraíso, Cavalcante, Colunas do Sul, São João d’Aliança e Teresina, é  boa opção para quem deseja meditar, descansar e para quem gosta de praticar rapel e outras atividades radicais.

4
Para começar a viagem, vá ao vilarejo São Jorge, ocupado inicialmente por garimpeiros em busca de quartzo. A vila, que mantém certo charme hippie, fica entre o Vale do Rio Preto, onde está o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, e o Vale do Rio São Miguel, posição bastante privilegiada para quem quer conhecer o melhor da região  sem longos deslocamentos.

5
O passeio no Vale da Lua, em uma propriedade perto do parque, vai levá-lo ao leito do Rio São Miguel, com uma paisagem exuberante, composta de rochas nos mais inusitados formatos, esculpidas pelas águas ao longo de milhares de anos – o que dá o aspecto lunar que originou o nome do local.

LEIA MAIS: Aproveite os feriados de agosto a dezembro

3
Aproveite para conhecer a fazenda Espaço Infinito, que possui uma trilha que passa ao largo do Cânion Raizama, com uma bela vista panorâmica. O próprio Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, ali perto, merece a caminhada de 12 quilômetros pela trilha que leva aos Saltos do Rio Preto.No primeiro deles, de 120 metros, você vai ficar encantado de ver a Chapada inteira. Depois, poderá se refrescar na grande piscina natural formada por outro salto, de 80 metros. E na volta curtir hidromassagens naturais das  Pedreiras.

a2
As Cataratas dos Couros são outra visita que você precisa fazer. Com uma caminhada de cerca de 1,5 quilômetro às margens do Rio dos Couros, você chega ao início das quedas, de onde o rio despenca, em várias etapas, de um grande cânion com quase 300 metros de desnível, formando um festival de cachoeiras e piscinas. Um passeio pela Cachoeira de Almécegas 1, com 45 metros de queda e uma imensa piscina para banho, completa o roteiro básico, que, para aproveitar bem, requer pelo menos cinco dias.

a1

*Texto originalmente publicado na edição 58 da revista Host & Travel. Para ler matérias similares, torne-se assinante da revista sem custo algum.

Pin It

INSTAGRAM
Visite nosso Instagram