Top 10: Animais da Amazônia

FAUNA AMAZÔNICA

O Brasil é uma terra abençoada por diversos motivos, principalmente por abrigar a maior floresta tropical do mundo. Não é por acaso que a Amazônia bate um recorde atrás do outro: são 7 milhões de km², sendo 5 milhões e meio cobertos pela floresta tropical com a maior biodiversidade do mundo que abriga espécies raras ou em extinção, além de ser um dos destinos que mais representam o Brasil pelo mundo afora.

Em 2008, a Floresta Amazônica foi pré-selecionada como candidata a uma das Novas 7 Maravilhas da Natureza, mas só em fevereiro de 2009 ela foi classificada em 1º lugar no Grupo que representa as florestas e reservas naturais.

Quem vem para a Amazônia, imediatamente depara-se com toda a vida existente nesta imensa área verde. A rica fauna amazônica é compostas de pássaros exóticos, mamíferos das mais variadas espécies, peixes gigantes, além incontáveis espécies de repteis e insetos. Conheça alguns animais que você poderá encontrar pelo caminho quando viajar pela Amazônia conosco.

File:Uacari-Branco - Solimões - Amazonas.jpg - Wikimedia Commons

Uacari-Branco

Uacari-branco

Este macaco de rosto vermelho e pelo branco, capaz de saltar cerca de 30 metros na hora de passar de uma árvore a outra. Encontrado apenas em algumas partes da Amazônia. O uacari-branco recebeu dos cientistas o nome cacajao calvus calvus, já que a palavra calvo vem do latim calvus, que significa sem cabelo. O rosto vermelho da espécie por sua vez, pode ser um trunfo na hora em que o uacari-branco precisa encontrar um par. Esse macaco vive em bandos compostos por 50 animais e, na época da reprodução, nos meses de março e abril, quem tem o rosto mais vermelho chama a atenção e tem mais chance de encontrar um parceiro para ter filhotes, a cor vermelha do rosto é sinal de uma boa saúde. (Instituto Mamirauá)

 

Foto: Cláudio Dias Timm

Onça-pintada

Falar em mata atlântica sem citar a onça-pintada é o mesmo que ir à praia e não ver o mar. Na Amazônia elas existem em menor quantidade que no Pantanal, devido à dificuldade de encontrar alimento por ali. Suas presas mais comuns são os animais jovens, idosos e doentes. As onças gostam de caçadas fáceis. Esse seu hábito acaba por contribuir para o equilíbrio da floresta. Ainda que benéficos para o equilíbrio da mata, esses felinos estão na lista de animais ameaçados de extinção, pois alguns fazendeiros costumam os abater para proteger seus rebanhos. Outro fator de risco para as onças é o desmatamento.

 

Peixe-boi-da-Amazônia

Os peixes-bois são mamíferos aquáticos da ordem dos sirênios. O nome foi escolhido por causa do canto desses animais, que fez com que navegadores o associassem às mitológicas sereias. Existem quatro espécies de peixe-boi no mundo, e uma delas vive apenas em água doce, aqui no Brasil, mais especificamente na Amazônia. (WWF)

 

Boto

Parte do folclore brasileiro, os botos são conhecidos por seu comportamento brincalhão, semelhante ao dos golfinhos. Eles se alimentam de peixes, lulas e crustáceos que conseguem engolir sem mastigar. Estes animais são ameaçados pela cultura local: os olhos dos botos são muito procurados para servir como amuleto de amor, pois as pessoas acreditam que quem possui um olho deles arranja namorado mais rápido.

 

Urutu: O PEIXE PIRARUCU

Pirarucu

O pirarucu (Arapaima gigas) é um dos maiores peixes de água doce do planeta. Nativo da Amazônia, ele promove benefícios para o ecossistema e comunidades que vivem da pesca. Seu nome vem de dois termos indígenas pira, “peixe”, e urucum, “vermelho”, devido à cor de sua cauda. Por ser um peixe de grandes dimensões, o comprimento quando adulto costuma variar de dois a três metros, e o peso, de 100 a 200 kg. (WWF)

 

Foto: Anselmo D’Affonseca

Araçari-mulato

O araçari-mulato é uma ave Piciforme da família Ramphastidae. É considerado por alguns especialistas, o mais bonito representante da família dos tucanos e araçaris. Presente na Amazônia brasileira ao sul dos rios Solimões e Madeira (Amazonas) e nos altos cursos dos rios Tapajós e Xingu (Mato Grosso). Encontrado também na Bolívia, Peru e Colômbia, na fronteira com o Brasil. (WikiAves)

Saí-andorinha

Se pudéssemos elencar quais animais parecem ter sido pintados, o saí-andorinha estaria no topo dessa lista. Algumas aves dessa família de saíras possuem cores tão vibrantes que logo imaginamos ser fruto de retoque artístico. Ele também pode ser encontrado nas margens dos rios.

Arara-Canindé

Se você nunca foi capaz de acreditar em amor perfeito, fique calmo, isso será resolvido agora. As araras-canindés – também conhecidas como araracanga, arara-vermelha, maracanã-guaçu ou maracanã-do-buriti – são daqueles animais verdadeiramente monogâmicos. Estas aves quando encontram seu par ficam unidas até que a morte as separe e, quando tal fatalidade ocorre, o parceiro solitário pode até morrer de depressão. Esta arara é o símbolo da união perfeita!

 

Imagem: Cláudio Dias Timm

Jacaretinga

Quando pequenos estes jacarés alimentam-se de insetos, sapos e outros animais menores, mas na vida adulta costumam comer peixe. Para caçar seu alimento, eles agem de forma bastante preguiçosa: eles abrem a boca contra a correnteza e esperam que algum peixe simplesmente caia na armadilha.

 

Harpia

Com aproximadamente dois metros de envergadura de asas abertas e com garras do mesmo tamanho das de um urso-pardo, a harpia, também conhecida como gavião-real, é considerada a ave de rapina mais poderosa do mundo. Mesmo com esse tamanho todo, ela voa de maneira tranquila e habilidosa entre as árvores da floresta. Quando ela fecha suas garras, é capaz de exercer uma força de até 50 kg, esmagando os ossos de preguiças, macacos e aves de médio porte.

Anta

O maior mamífero da América do Sul pode ser encontrado em todo país, embora esteja quase extinta na Caatinga. A anta é uma excelente nadadora e mergulha rapidamente quando se sente ameaçada. Na Amazônia, ela visita saleiros naturais para conseguir os alimentos que não obtém em sua dieta de folhas e frutos.

Pin It

POSTS RELACIONADOS

INSTAGRAM
Visite nosso Instagram