READING

Rotas de História e Arquitetura em Minas Gerais

Rotas de História e Arquitetura em Minas Gerais

As ladeiras calçadas de pedras margeadas por antigos casarios e igrejas de Ouro Preto, a cerca de 100 quilômetros de Belo Horizonte, Minas Gerais, nos transportam para o século 18. A arquitetura preservada dessa cidade guarda ainda um dos maiores acervos barrocos do Brasil – como obras de Aleijadinho e Ataíde – e recebeu o título de Patrimônio Cultural da Humanidade em 1980. Comece seu passeio pela Praça Tiradentes. Lá, você vai visitar o Museu da Inconfidência (antiga Casa da Câmara e Cadeia) e o Museu de Ciência e Técnica (antigo Palácio dos Governadores) e admirar as fachadas das casas de estilo colonial. A Casa dos Contos, outra atração de Ouro Preto, mantém exposições documentais, numismáticas da Casa da Moeda do Brasil e do Banco Central do Brasil e outras mostras culturais.

O Museu da Inconfidência abriga documentos e objetos que evocam a Inconfidência Mineira e obras diversas do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais. No Museu do Oratório, a antiga Casa do Noviciado é outro bonito programa. As igrejas de Ouro Preto são pontos que merecem demoradas visitações.Entre as mais imponentes, está a Igreja Nossa Senhora do Pilar (1733), com mais de 400 quilos de ouro e de prata em pó nas talhas da nave e da capela-mor. Na sacristia da igreja funciona o Museu de Arte Sacra, repleto de peças do século 18. Já a Igreja São Francisco de Assis é a mais famosa de Ouro Preto, pois é considerada obra-prima de Aleijadinho. Em 2009, foi classificada como uma das Sete Maravilhas de Origem Portuguesa no Mundo.

A mais charmosa das cidades históricas mineiras é, sem dúvida, Tiradentes, a cerca de três horas de Belo Horizonte. No caminho, antes de chegar à cidade, vale uma parada em Congonhas do Campo para esticar as pernas, almoçar e visitar o Santuário de Bom Jesus do Matosinho. Ali estão as 66 figuras da Paixão de Cristo, esculpidas em cedro, e as estátuas dos 12 profetas talhadas em pedra-sabão – consideradas as obras máximas de Aleijadinho. Quando se chega a Tiradentes, o encanto não acaba. Emolduradas pela Serra de São José – com as típicas montanhas mineiras –, encontram-se suas ruas coloniais calçadas com pedras pés de moleque, suas igrejas o século 18 e seu preservado casario formado por sobrados que abrigam restaurantes, pousadas, antiquários e lojas de artesanato, que acendem lampiões na fachada ao anoitecer. Aproveite para curtir tudo com calma, caminhando.

No centro histórico estão o Chafariz de São José, considerado o mais belo do Brasil, e a Igreja Matriz de Santo Antônio, que possui em seu interior um belo órgão, tido como um dos 15 mais importantes do mundo. Reserve algumas horas  para pegar a Trilha das Lagoas, que vai até a vila de Bichinhos. No vilarejo funciona a Oficina de Agosto, com objetos  artesanais produzidos por artesãos locais.

Outro simpático (e nostálgico) passeio é pegar o trem Maria-Fumaça, que leva a São João del Rei.Além de a viagem ser uma graça, contemplando a natureza e os recantos da região, ao chegar ao destino, você pode visitar o centro histórico da cidade – em especial, a Igreja de São Francisco de Assis, referência da arquitetura religiosa colonial de São João del Rei.Adorável.

*Texto originalmente publicado na edição 58 da revista Host & Travel. Para ler matérias similares, torne-se assinante da revista sem custo algum.

Pin It

INSTAGRAM
Visite nosso Instagram