READING

A galeria de arte a céu aberto: Jericoacoara

A galeria de arte a céu aberto: Jericoacoara

A viagem dos Lençóis Maranhenses, no Maranhão, até a Praia de Jericoacoara (ou apenas Jeri, como ficou mais conhecida), no Ceará, faz parte da rota das emoções. Pudera. Essa é mesmo uma das mais surpreendentes viagens do Brasil, com cenários maravilhosos que vão fazê-lo se sentir em meio a uma galeria de arte a céu aberto, construída há milhares de anos pela mãe natureza. Esculturas de areia formadas pelas dunas – algumas com até 40 metros de altura – e lagoas com formas labirínticas desenhadas pelas águas azuis contornadas por areias brancas lembram obras geométricas de artistas abstratos. Sem contar que esse arrebatador acervo natural tem ainda algumas das mais lindas praias brasileiras.

A viagem tem início na charmosa São Luís, no Maranhão. Na parte da manhã, você irá se encantar ao visitar o centro histórico, em que casas e sobrados coloniais têm suas fachadas enfeitadas por azulejos portugueses pintados a mão. De tarde, seguirá para Barreirinhas, porta de entrada para o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, onde vai aproveitar o dia caminhando pelas dunas e pelas trilhas de terra e de areia, com direito a refrescantes mergulhos nas águas cristalinas das lagoas e dos riachos. As grandes estrelas da região são a Lagoa Azul e a Lagoa Bonita.

O passeio de voadeira pelo Rio Preguiças é outro programa que não se pode perder. Emoldurado por açaís e buritis, entrando em canais chamados igarapés, você fará uma pausa para visitar uma casa ribeirinha e uma pequena fábrica de artesanato. Depois, vai seguir até o povoado de Vassouras, conhecer o famoso farol de Mandacaru, de onde irá apreciar a vista lá de cima dos Pequenos Lençóis e do mar. Um show.

A charmosa e pequena Praia de Caburé, no município de Barreirinhas, é uma maravilha que precisa ser aproveitada. Entre o Rio Preguiças e o mar, dentro do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, você terá o privilégio de dar um mergulho em água salgada e depois em água doce, em meio a um paraíso natural. Apesar de isolada, a vila de Caburé possui algumas casas de pescadores e pousadas. Nos poucos restaurantes você não pode deixar de provar o saboroso arroz de cuxá, prato do Maranhão, preparado com camarão seco, leite de coco e erva vinagreira, típica da região.


Atins é uma cidade rústica, mas muito simpática, que você vai adorar conhecer. O passeio a pé para as dunas é repleto de lindas paisagens. E, depois da caminhada, vale um mergulho na famosa Lagoa Verde, uma das únicas em que dá para nadar mesmo na época da seca. Na praia, com mar azul-turquesa, pode-se ver uma das margens do Rio Preguiças e apreciar o belo pôr do sol. Ah! Não se espante se, enquanto estiver lá, vir passar algum carro de boi puxando carga… esse é apenas alguns dos toques de volta ao passado do lugar.

Não deixe de ir ao restaurante da Luzia, que prepara os deliciosos super camarões, crocantes por fora e macios por dentro, cuja fama vai muito além de quilômetros e quilômetros de distância de lá. A próxima parada depois de Atins é Parnaíba, no Piauí. Durante o percurso terá a chance de ver vilarejos pitorescos até chegar à cidade no Delta do Parnaíba. Depois da viagem, a pedida é descansar. Logo pela manhã, seu rumo será Jeri, de carro, em meio ao cenário formado por dunas e rios. Assim que chegar a Camocim, uma balsa o levará até o outro lado do mar e a viagem vai prosseguir pela praia até o vilarejo de Tatajuba para, em seguida, alcançar Jericoacoara.

Eleita uma das mais belas do planeta pelo jornal Washington Post, a Praia de Jericoacoara fica em Jijoca de Jericoacoara, no Ceará. Seu mar é perfeito para windsurfe e o vento, uma bênção para quem pratica kitesurf. Mas se o seu objetivo é descansar, não se preocupe: relaxe em uma das refrescantes lagoas da região enquanto curte o visual do entorno. Outro programa obrigatório é fazer uma deliciosa caminhada até a Pedra Furada. Ali, você pode pegar um bugue e rodar em direção ao vilarejo do Preá e à Lagoa do Paraíso, duas atrações que merecem a visita. Provavelmente, você ficará tão encantado com a região que vai querer ir ao máximo de lugares possível. Mesmo assim, reserve um dia para não fazer nada em Jeri: vai ver como é bom relaxar no meio do cenário lindo antes de retornar da viagem.

Pin It

POSTS RELACIONADOS

INSTAGRAM
Visite nosso Instagram