Viagem literária pelo Google Maps

Com uma simples leitura, viajamos da King’s Cross Station, de J.K. Rowling, à Cartagena, de Gabriel Garcia Márquez. Um livro é capaz de fazer sua imaginação viajar, e um site que lista diversos livros é capaz de ajuda-lo a escolher seu destino de viagem. É exatamente essa a ideia da Lovereading, uma organização britânica, que usou o Google Maps para identificar os cenários das histórias.

Imagine viajar para uma cidade que serviu de inspiração para o seu autor preferido, visitando todos os lugares narrados no livro e fazendo o mesmo roteiro que o personagem principal. Fantástico, não é? Se você ama literatura, já guarde essa ideia para as suas próximas viagens. Até o momento, foram catalogadas pouco mais de 200 obras, mas ainda nenhuma no Brasil. Precisamos mudar isso!

Qualquer visitante do site pode adicionar novas informações ao mapa, basta ter as informações do livro em mãos. Porém, cabe avisar que você deverá inserir sua resenha em inglês e que ela passará por avaliação antes de aparecer no mapa. Se os revisores do Lovereading não encontrarem nada de errado com sua postagem, ela deverá ser aprovada e aparecerá no site na próxima vez que este for atualizado.

O diretor e co-fundador Peter Crawshaw, disse em entrevista à Wired, que as viagens que realiza ficam muito mais interessantes quando lê algum livro baseado naquele destino. “Tivemos a ideia de um mapa do livro porque o livro te transporta para o local onde ele acontece – e eu, por exemplo, sempre gosto de ler um livro baseado nos lugares para onde eu vou viajar”.

Para conhecer um pouco sobre as obras que fazem referência a uma dada cidade, basta clicar no marcador do mapa e você já terá acesso à capa do livro e a uma breve sinopse. O Reino Unido é o local que mais tem obras cadastradas, desde os romances policiais do Arthur Conan Doyle até a série Harry Potter de J.K. Rowling. (Para abrir a página do Lovereading em uma nova aba, basta clicar na image abaixo. Boa leitura!)

Pin It

POSTS RELACIONADOS

INSTAGRAM
Visite nosso Instagram