A riqueza cultural de Alter do Chão

Praia de água doce, localizada na margem direita do Rio Tapajós, a cerca de 30 quilômetros de Santarém, no Pará, Alter do Chão é conhecida como o Caribe da Amazônia. E ocupa o primeiro lugar no ranking das dez mais belas praias do Brasil, de acordo o jornal inglês The Guardian. Para aproveitar suas águas turquesa e areias branquinhas, vá entre os meses de agosto e janeiro, quando a “praia” aparece, pois é o período de vazante do rio. É importante lembrar que a região oferece diferentes espetáculos, além de ser um balneário bem balado no verão. Entre eles, o encontro do Rio Tapajós com o Rio Amazonas, em que as águas não se misturam; o Lago do Maicá, com seu espelho d’água; e pássaros de diversas espécies.

A Floresta Nacional do Tapajós (Flona), importanteunidade de conservação da natureza da Amazônia, também possui uma riqueza cultural que vale a visita: populações ribeirinhas com hábitos próprios e aproximadamente 500 índios da etnia mundurucu, divididos em três aldeias: Bragança, Marituba e Takuara. Um passeio muito bacana é pegar uma lancha e navegar pelo Rio Tapajós em direção ao sul, vendo a floresta tropical dentro da Flona até chegar a Maguari, com branquíssimas praias e um igarapé. Lá, os simpáticos moradores são ótimos anfitriões. Costumam convidar as pessoas para visitar a produção do couro ecológico – feita do látex extraído das seringueiras. E você ainda poderá almoçar em uma casa de família, ouvindo as histórias da floresta, contadas pelos moradores.

Na Vila de Alter do Chão, às margens do Lago Verde, também é uma boa pedida visitar os igarapés dali, com uma lancha. Além das águas cristalinas, você vai adorar dar um mergulho e observar a variedade de peixes. Ao final do dia, o melhor ponto é a Ponta do Cururu, bastante frequentada pelos botos e de onde a visão do Sol se pondo é simplesmente linda.

Pin It

INSTAGRAM
Visite nosso Instagram