READING

A primeira fundação protetora de pumas da América ...

A primeira fundação protetora de pumas da América do Sul

O hotel Awasi Patagônia expandiu sua reserva privada de 600 para 4.500 hectares (1.400 para 11.000 hectares), alugando uma estância de criação de ovelhas e transformando-a em uma reserva privada que servirá para proteger a população de pumas no e ao redor do Parque Nacional Torres del Paine. Cientistas e pesquisadores estão envolvidos no projeto, coletando informações sobre os padrões comportamentais dessas espécies.

Sem proteção fora do parque

As populações de guanacos e pumas se concentram no Parque Nacional Torres del Paine, porém, esses animais frequentemente ultrapassam os limites do parque em busca de novos territórios e alimentos. Os Pumas não são protegidos fora do parque nacional e durante anos esses grandes felinos foram perseguidos por fazendeiros. Além disso, o pagamento de recompensas pela pele de pumas ocasionou um declínio acentuado desta população ameaçando suas diferentes espécies com extinção.


Criando um corredor biológico protegido

A reserva privada onde o Awasi Patagônia está implantado faz fronteira com o Parque Nacional Torres del Paine. Devido a sua proximidade, o terreno da hospedaria faz parte de um corredor ativo para a fauna nativa, com pumas, guanacos, raposas e múltiplas espécies de aves que viajam pela reserva. Esse intenso trânsito de animais, foi a grande inspiração para o nascimento da Fundação Awasi de Proteção ao Puma.

A instituição pretende restaurar o ecossistema natural através da criação de uma área protegida com 4.500 hectares (11.000 acres). Nesta área a quantidade de terras dedicadas à criação de ovelhas será bastante limitada, permitindo que as vegetações cresçam novamente nas áreas de pastagens. A área permanecerá desabitada e aberta para o retorno de seus legítimos habitantes: guanacos, pumas, condores e muitas outras espécies.


A fundação

O objetivo da Fundação Awasi de Proteção ao Puma é garantir que a fauna nativa possa habitar seu território natural sem ameaça. Ao proteger grandes trechos da Patagônia, o hotel deseja criar corredores biológicos e ajudar a conservar algumas das espécies mais emblemáticas da América do Sul.

Se você gostaria de se envolver, reserve já sua viagem para a patagônia e hospede-se no Awasi Patagônia. Ao apoiar o hotel, você ajuda a fundação. Os viajantes podem participar de excursões sustentáveis, através das quais têm o privilégio de observar uma grande variedade de espécies nativas em seu habitat natural.

No futuro próximo, os efeitos da fundação sobre as populações de animais nativos da Patagônia serão estudados.

*Texto originalmente publicado na edição 59 da revista Host & Travel. Para ler matérias similares, torne-se assinante da revista sem custo algum.

Pin It

POSTS RELACIONADOS

INSTAGRAM
Visite nosso Instagram