READING

Piemont: Vinhos excelentes e gastronomia ainda mel...

Piemont: Vinhos excelentes e gastronomia ainda melhor

Comida fantástica, vinhos deliciosos e a paisagem espetacular da Cordilheira dos Alpes ocidentais – com os maciços do Monte Bianco, Monte Rosa e Monte Cervino. Eis alguns dos atrativos que você encontrará em Piemonte, na Itália. E que merecem ser desfrutados entre pedaladas, em um roteiro exclusivo oferecido pela Piedmont Bike Tour. A programação começa no magnífico Hotel La Villa, construído em 1600, uma das mais luxuosas hospedagens locais. Rodeada pelos imponentes Alpes e Apeninos, a região é famosa por seus vinhedos, patrimônio cultural pela Unesco. O primeiro passeio é conhecer as cidades de Quaranti e Mombaruzzo. Na volta, delicie-se com a famosa culinária de Piemonte, berço do movimento Slow Food, que tem trufas brancas e carnes de caça entre os ingredientes principais. Detalhe: o jantar, servido no restaurante La Vie, será preparado pelo aclamado chef Charlie Mozley. No dia seguinte, você andará de bicicleta por planícies, em direção ao Rio Bormida, até chegar ao sopé dos Apeninos. Castelos medievais estão na rota, incluindo o de Morsasco, onde haverá uma pausa para um piquenique gourmet. A viagem continua em direção à cidade termal de Acqui Terme.

Explore as charmosas ruas de paralelepípedos e faça uma parada estratégica para saborear um gelato. O dia termina
com um jantar íntimo na quinta (ou “cascina”, em dialeto piemontês) do Guido, onde desfrutará da hospitalidade calorosa de sua família e conhecerá suas vinhas.

Leia mais: Viagens que conquistam pela boca

No terceiro dia, hora de pedalar ao longo das colinas do Langhe, em meio à paisagem intimista dominada por vinhedos (se der sorte, pode até ver algumas trufas) e cidades medievais graciosas como Montabone Rocchetta Palafea. O almoço será no restaurante familiar La Casa Nel Bosco, do casal Gianni e Mina. Na sequência, vai conhecer o Mosteiro San Maurizio, do século 17, convertido em luxuosa propriedade, onde irá pernoitar.

Desfrute de vistas inigualáveis sobre o Dolcetto, suas vinhas Moscato e seus jardins lindos. Nos últimos três dias, você terá o prazer de conhecer Barbaresco, pequena e charmosa vila com vinhos de renome; e a vila medieval de Monforte, onde provará os melhores vinhos Barbera, Dolcetto e Barolo. E ainda irá visitar o Castelo de Grinzane Cavour, casa histórica de Camillo Cavour, primeiro- ministro da Itália.

*Texto originalmente publicado na edição 58 da revista Host & Travel. Para ler matérias similares, torne-se assinante da revista sem custo algum.

Pin It

INSTAGRAM
Visite nosso Instagram