READING

A natureza selvagem da Patagônia Chilena

A natureza selvagem da Patagônia Chilena

Partindo da cidade de Puerto Natales, a cerca de 110 quilômetros rumo ao norte, fica o Torres del Paine, conhecido como um dos mais lindos parques do Chile, declarado Reserva Nacional da Biosfera pela Unesco (1978).

A cordilheira, formada ao longo das últimas eras glaciais, teve sua cadeia de picos esculpida independente dos Andes. Sua imensa massa de montanhas é composta por Los Cuernos e as famosas torres de granito que são procuradas por escaladores do mundo todo.

À sua volta estão geleiras dramáticas, como a Grey, e lagos de de gelo com águas em tons de azul, verde e cinza. Entre eles, Sarmiento, Toro, Pehoé e Nordenskjöld, em que rajadas de vento formam sprays d’água com diferentes formas. Também chamam a atenção cascatas como a Salto Grande.

Ao passear pelos vales, pradarias de vegetação baixa, repleta de plantas como o valente ñire, e florestas andinas, será fácil ver de perto animais típicos. Entre eles, guanacos, pica-paus, raposas e nhandus – um tipo de ema –, condores e veados.

Veja mais: Réveillon na nova fronteira da Patagônia

A vantagem dessa viagem é que Torres del Paine não está em uma altitude tão elevada a ponto de provocar aquela sensação de cansaço e falta de ar. Por isso, você vai conseguir desvendar essa natureza selvagem caminhando, pedalando ou passeando a cavalo numa boa.

Com vista para o Lago Sarmiento e para os picos do Parque Nacional Torres del Paine está o Tierra Patagonia, hotel cercado pela esplêndida região, mas com todo o luxo e conforto que você merece. A arquitetura minimalista privilegia a localização, com amplas janelas que dão vista para o mais belo cenário chileno.

Você pode escolher entre as três confortáveis suítes (com 51 m2, cada) divididas em dois andares. No piso superior, fica a aconchegante sala. E no inferior, o espaçoso quarto duplo com banheiro. Outra opção é um dos 34 quartos superiores, que podem ter uma cama king-size ou duas camas individuais. Também há a alternativa de escolher um dos três quartos standard, com banheira dentro. Os apartamentos familiares acomodam até seis pessoas.

Veja mais: Os encantos naturais do Tierra Chiloé

O hotel oferece para seus hóspedes caminhadas, trilhas, cavalgadas, passeios de bicicleta e passeios de van para você desvendar o parque, na ótima companhia de guias especializados na região. O melhor é que eles podem explicar sobre a fauna e flora local, contando várias curiosidades.

Depois, ao retornar ao hotel, dá para descansar no Uma SPA, que tem banho a vapor, sauna, piscina interna aquecida, com jatos d’água e cascatas, além de uma jacuzzi externa. Também pode fazer uma das relaxantes massagens corporais e faciais, em que pedras e águas da região são utilizadas.

O dia pode terminar ainda melhor no restaurante do Tierra. Comece pelos drinques patagônicos quentes, elaborados com uísque, ou vá de pisco sour, um clássico chileno. Depois, deixe-se encantar pelos saborosos pratos do chef, preparados com ingredientes locais: frutos do mar vindos do Estreito de Magalhães, carne de carneiro e de vaca provenientes das fazendas vizinhas e as frutas vermelhas de Calafate. Para harmonizar, escolha um dos excelentes vinhos chilenos para brindar e curtir o resto da noite.

*Texto originalmente publicado na edição 59 da revista Host & Travel. Para ler matérias similares, torne-se assinante da revista sem custo algum.

Pin It

POSTS RELACIONADOS

INSTAGRAM
Visite nosso Instagram