READING

Vale do Loire, 800 km² repletos de castelos renasc...

Vale do Loire, 800 km² repletos de castelos renascentistas

Foi entre os séculos 15 e 18 que os castelos pipocaram pela região do Vale do Loire, na França, graças aos monarcas das dinastias Valois e Bourbon e aos demais nobres que aderiram à moda posteriormente. Hoje, essa região de 800 km² que margeia o rio Loire e seus afluentes, é considerada Patrimônio da Humanidade pela Unesco. A boa notícia para quem ficou curioso é que diversos destes castelos renascentistas podem ser visitados.

O Château du Chambord, usado apenas como pavilhão de caça pelo rei Francisco I, é o maior castelo do vale. O palácio tem 440 salas, 365 lareiras e 84 escadarias. Além da arquitetura, alguns pontos altos são a riquíssima coleção de arte, os móveis originais e as incríveis tapeçarias dos séculos 16 e 17. Do lado de fora, encontramos os jardins de duelo de Diane de Poitiers e Catherine de Médici, datados do séc. 15.

Chatêau de Chambord

Chatêau du Chambord

Para os amantes da arte e da história, a visita ao palacete de Clos Lucé é mais do que obrigatória, pois foi lá que o pintor Leonardo da Vinci passou os últimos anos de sua vida, acompanhado de sua obra mais famosa, a Mona Lisa. Visite também o castelo de Villandry, o último dos grandes castelos feitos no Vale do Loire durante a Renascença. Um dos maiores atrativos do lugar é seu jardim renascentista, um dos mais celebrados da região.

São muitos os palácios que merecem ser visitados, tanto por seu valor histórico como por sua beleza. Uma boa pedida é circular pelo vale de bicicleta, para poder apreciar a paisagem com mais calma. Entre as paradas nestas monumentais construções, aproveite para degustar alguns vinhos leves e frescos, característicos da região. A gastronomia local é excelente. Queijos, pato com nabos e enguia ao vinho tinto são algumas das especialidades locais.

Outro passeio bastante recomendado é a visita ao vinhedo de Vouvray, onde você pode aprender sobre o cultivo de uvas. Por lá, delicie-se com uma seleção de vinhos locais – doces, secos, e espumantes – e prove queijos de cabra e outras delícias regionais. O Vale do Loire é um território muito rico, capaz de propiciar aos seus visitantes vivências memoráveis. Tudo isso, a apenas 200 km de Paris.

Confira mais imagens deste paraíso francês:

Chatêau du Chambord

Chatêau du Chambord

 

Interior do Chatêau du Chambord

Interior do Chatêau du Chambord

 

Interior do Chatêau du Chambord

Interior do Chatêau du Chambord

 

Chateau de Villandry

Chateau de Villandry

 

Clos Lucé

Clos Lucé

 

Conheça o Vale do Loire em um tour de bicicleta de 6 dias para toda a família.

Pin It

Posts relacionados


POSTS RELACIONADOS

INSTAGRAM
Visite nosso Instagram