READING

Em 2016, oficinas de fotografia na Amazônia

Em 2016, oficinas de fotografia na Amazônia

O Brasil não é privilegiado apenas por ter alguns dos maiores e mais belos destinos turísticos do mundo, como também ter em seu território a maior floresta tropical do planeta, que serve de palco para espécies raras e exclusivas da fauna e da flora. Se isso ainda não é motivo mais do que suficiente para te atrair até a Amazônia, o que acha de fazer um workshop com renomados fotógrafos e aprender as técnicas mais bem boladas para registrar pássaro, outros animais e a floresta?

O Cristalino Lodge receberá os fotógrafos João Quental e João Marcos Rosa em outubro e novembro. Saiba mais sobre seus worshops abaixo.

Pteroglossus-beauharnaesii-3_960_544_s_c1

IV Workshop de Fotografia “Aves na Amazônia” com João Quental

As atividades serão compostas por aulas teóricas e práticas conduzidas pelo renomado professor João Quental. Todos os dias são realizadas saídas de campo, uma pela manhã e outra pela tarde, para aplicar os conhecimentos teóricos. Os grupos serão sempre pequenos para maximizar as chances de se observar a vida selvagem -, e serão acompanhados por excelentes guias de campo do Cristalino Lodge com ampla experiência. Os guias irão procurar diversas aves da Amazônia.

Muitas espécies nem sempre estarão próximas, portanto, é recomendado levar lentes de no mínimo 300 milímetros. Há também ótimas oportunidades para fotografias de paisagens com lentes grande angulares. É importante levar em consideração que observar animais na Amazônia é uma tarefa mais desafiadora do que em regiões de cerrado ou Pantanal, pois muitas espécies estão escondidas dentro da floresta e se movem com frequência. Contudo, a beleza das aves da Amazônia é estonteante e a recompensa é muito gratificante!

Este é o quarto workshop realizado pelo professor João Quental no Cristalino Lodge.

Sobre João Quental

Um dos melhores fotógrafos de aves do Brasil, João Quental concilia a carreira de professor com aventuras pelos quatro cantos do país em busca de aves. Já fotografou mais de mil espécies da avifauna do Brasil. Em alguns raros momentos do ano, João realiza workshops em regiões especiais, como no Cristalino Lodge, combinando o ensino e a fotografia em uma experiência incrível para os participantes.

Duração do programa

De 30 de outubro à 4 de novembro de 2016 (5 noites).

Equipamentos

+ Câmera
+ Lente teleobjetiva (a partir de 300mm já se fazem fotos excelentes, mas teles mais longas ajudarão bastante – por exemplo – na fotografia feita nas torres de observação)
+ Lente grande angular (haverá ótimas oportunidades para fotografar alguns belos panoramas amazônicos)
+ Lente para fotografia macro: para quem gosta do gênero, o Cristalino oferece ótimas oportunidades para esse tipo de fotografia (insetos, borboletas, fungos, etc)
+ Flash
+ Tripé e/ou monopé
+ Proteção contra umidade (chuva é uma realidade amazônica. É bom proteger o equipamento. Para quem não tem um saco-estanque, alguns sacos de lixo ajudam a proteger o equipamento)
+ Baterias, pilhas e cartões de memória extra
+ Notebook (não é essencial, mas é ótimo para backup e visualização das fotos)
+ Câmera compacta (para registro do making-of e outras fotos mais comuns)

teles_pires_960_544_s_c1

Workshop de fotografia “Fotografia na Amazônia” com João Marcos Rosa

As terras altas do sul da Amazônia são o local ideal para ampliar as possibilidades de criação de qualquer fotógrafo, profissional ou amador. Há nessa região de confluência com os ecossistemas Pantanal e Cerrado uma infinidade de variações cromáticas, contrastes extremos e perspectivas diversas para a construção de novas narrativas visuais. Capture imagens fantásticas em uma áreas preservada da Amazônia guiado pelos ensinamentos do renomado fotógrafo João Marcos Rosa.

Desde a floresta densa, passando por rios caudalosos, formações rochosas magníficas, animas selvagens, e pequenezas como flores, sapos e borboletas, esse é o sonho de qualquer fotógrafo de natureza. Esse ambiente mágico representa também um grande desafio para o fotógrafo aventureiro. Sol, calor, umidade e a distância em que muitas espécies se encontram são algumas das dificuldades a serem enfrentadas. Ao final, todo esforço será recompensado com belas imagens e um grande aprendizado a todos os apaixonados por fotografia.

As atividades serão compostas por aulas teóricas e práticas. Nas aulas teóricas os temas abordados vão desde a postura do fotógrafo em meio à natureza até técnicas avançadas para a produção de uma fotografia criativa, incluindo tratamento de imagens. Também será experimentada uma variedade de fotografias noturnas, capturando raros mamíferos com o auxílio de armadilhas fotográficas com equipamento profissional. Ao final do programa serão projetadas as melhores fotos dos alunos durante a palestra de encerramento.

Esse é o primeiro workshop realizado pelo fotógrafo da National Geographic João Marcos Rosa no Cristalino Lodge.

Sobre João Marcos Rosa

João Marcos Rosa começou sua carreira em 1998, documentando a cultura e a biodiversidade brasileira. Graduado em jornalismo, se especializou em registrar temas ligados à vida selvagem e conservação, trabalhos que o levaram a percorrer o mundo atrás dessas histórias. Seu trabalho é publicado em revistas como GEO, BBC Wildlife, Terra Mater. Desde 2004 é colaborador regular da National Geographic Brasil, onde produziu diversas reportagens. É autor dos livros Harpia e Arara-azul Carajás (Nitro Editorial) e tem imagens publicadas em diversas publicações como Facing Extinction (T&Ad Poiser), Mata Atlântica (MMA), Biota (Biodiversitas) entre outras.

Duração do programa

De 8 a 13 de novembro de 2016 (5 noites)

Equipamentos

+ Câmera
+ Lentes de 17mm a 200mm para cenas mais abertas
+ Lentes teleobjetivas de no mínimo 300mm para fauna
+ Tripé e monopé
+ Flash
+ Filtro polarizador e filtros graduados
+ Cabo disparador
+ Capa de chuva para o equipamento
+ Baterias, carregadores e cartões de memória
+ Mochila para equipamento
+ Notebook, HD externo e leitor de cartão
+ Kit para limpeza do equipamento

Aves (7)

Para ambos os worshops: Equipamentos para campo

+ Jaqueta tipo Anorak
+ Capa de chuva
+ Camisetas ou camisas leves de manga comprida
+ Calças leves que podem se converter em bermuda
+ Boné ou chapéu com proteção para o pescoço
+ Bota
+ Meião
+ Protetor solar
+ Repelente
+ Garrafa de água

 

Pin It

POSTS RELACIONADOS

INSTAGRAM
Visite nosso Instagram