10 animais que vivem em Galápagos

Se alguém nos pedisse para citar lugares que lembram um mundo perdido, não teríamos como não mencionar as Ilhas Galápagos. Localizada no Oceano Pacífico, a região serve de lar para as mais curiosas e fascinantes espécies de animais do mundo. Aves, peixes e alguns mamíferos dividem espaço no “maior zoológico” do mundo! Conheça 10 animais que você encontrará ao visitar esse paraíso natural.

Lobo-marinho-de-Galápagos

O lobo-marinho-de-Galápagos (Arctocephalus galapagoensis) pode ser identificado devido aos seus grandes olhos, que é uma adaptação para caçar peixes e lulas à noite, evitando assim predadores. Encontrado exclusivamente neste arquipélago, o lobo-marinho-de-galápagos sofre com a elevação da temperatura, evento que é associado ao El Niño e que causa a queda da reprodutividade nos mares de Galápagos, o que gera menos alimento para eles.


Atobá-de-Nazca

Atobá-de-Nazca

Como o atobá-de-nazca (Sula granti) pesca distante da costa, ele é visto com menos frequência, apesar de ser abundante no arquipélago. A fêmea bota 2 ovos e, quando os filhotes nascem, o mais forte empurra o mais fraco para fora do ninho. Como ele fica exposto ao sol e sem ser alimentado pela mãe, não há outro destino senão a morte. Existem duas hipóteses para este comportamento: o segundo ovo serviria como uma “apólice de seguro” no caso de o primeiro quebrar, ou o segundo ovo seria uma relíquia da evolução, quando a espécie era capaz de criar mais de um filhote por vez.


Aratu-vermelho

Entre as iguanas-marinhas e as rochas negras, encontramos o caranguejo mais colorido de Galápagos. Com pernas e garras escarlates, barriga azul e costas alaranjadas, o aratu-vermelho (Grapsus grapsus) é uma das espécies que mais chamam a atenção dos visitantes do arquipélago.


Pinguim-de-Galápagos

Em Galápagos está o único pinguim encontrado no Hemisfério Norte, o pinguim-de-Galápagos (Spheniscus mendiculus). Apesar de serem “desajeitados” em terra, eles nadam rapidamente quando estão perseguindo cardumes de peixes. A pesca predatória, a introdução de animais domésticos, que podem caçar as aves ou transmitir doenças, e eventos relacionados ao El Niño são as suas principais ameaças.


Tartaruga-gigante-de-galápagos

As tartarugas-gigantes (Chelonoidis nigra) são o coração de Galápagos. Elas reinavam no arquipélago, mas sofreram com a caça e as espécies que competem por seu alimento. Com isso, a população caiu drasticamente e quatro espécies já foram extintas. Graças ao trabalho do Parque Nacional Galápagos e do Centro de Pesquisas Charles Darwin, elas têm uma nova chance de prosperarem novamente.


Atobá-de-pé-azul

O nome atobá-de-pé-azul (Sula nebouxii) não foi dado por acaso a esta ave. Durante a época de acasalamento, os casais exibem seus pés para o parceiro para mostrar sua cor característica. Estas aves são uma das grandes atrações de Galápagos, e podem ser encontradas mergulhando de maneira sincronizada quando acham um cardume de peixes.


Leão-marinho-de-Galápagos

Leão-marinho-de-Galápagos

O maior animal que você pode encontrar nas areias de Galápagos é o leão-marinho (Zalophus wollebaeki). Durante o período de acasalamento, o macho dominante faz a “guarda” da praia e espanta qualquer concorrente que tente tomar o seu posto. As mães assistem tranquilamente, enquanto cuidam de seus filhotes. Eles se alimentam basicamente de sardinhas e podem sofrer com eventos gerados pelo El Niño.


Iguana-marinha

As iguanas-marinhas (Amblyrhynchus cristatus) só são encontradas em Galápagos e são os únicos lagartos que recorrem ao mar para obter seu alimento: algas. Podem ser encontradas em todas as ilhas, já que se amontoam para se aquecer ao sol.


Sabiá-de-Galápagos

Ao analisar o sabiá-de-Galápagos (Mimus parvulus), Charles Darwin se viu deslumbrado. Existem apenas quatro espécies no arquipélago, que se parecem bastante, mas se diferenciam pelo bico, o que diz a qual ilha de Galápagos ele pertence. Isso sugere que esses animais tiveram um ancestral em comum, mas que, ao colonizar as ilhas, as diferentes condições foram cruciais para dar origem a diferentes espécies de sabiás.


Tesourão

O tesourão (Fregata magnificens) é a maior das duas espécies de fragatas encontradas no arquipélago. Os machos montam seus ninhos e inflam seus papos vermelhos para conquistarem uma parceira. Após o acasalamento, a fêmea ganha um travesseiro para descansar.

 

 

Pin It

POSTS RELACIONADOS

INSTAGRAM
Visite nosso Instagram