READING

Salta: terra vermelha, chão de sal e mais!

Salta: terra vermelha, chão de sal e mais!

As montanhas avermelhadas, o branco dos depósitos de sal e a esplêndida Cordilheira dos Andes são algumas das belezas que fazem parte da geografia da região situada na província de Salta, cuja capital leva o mesmo nome e é conhecida por toda a Argentina como La Linda. O carinhoso apelido não exagera em nada: a cidade, que fica a mais de 1.180 metros acima do nível do mar, preserva o estilo colonial de suas casas e ruas estreitas, por onde você precisa dar uma volta a pé, sem pressa.

O local guarda em sua raiz as tradições culturais dos incas (que habitavam o lugar no século 12) entre as montanhas andinas e planícies de clima quente e úmido. As ruas de Salta, divididas em quarteirões do mesmo tamanho, têm o trânsito intenso (principalmente nos horários de pico). Por isso, desvende a cidade a pé, com calma, para observar construções coloniais como o Museu Histórico do Norte (Cabildo), com exibição permanente de arte sacra que merece uma visita mais demorada.

salta2

salta4

A Igreja de San Francisco, de arquitetura neoclássica (século 19), é lindíssima com sua fachada e seus muros vermelhos que estampam os cartões-postais da cidade. A Catedral de Salta também é encantadora. Você ainda vai amar conhecer o Museu de Arqueologia de Alta Montaña (Maam), no centro da cidade, famoso pela exibição rotativa de uma dentre três múmias, as crianças de Llullaillaco, além de poder saber mais sobre a cultura e a história inca.

Para os gourmets, ir ao mercado de Salta provar as sensacionais humitas (pamonha salgada, com queijo, cebola, tomate e muita pimenta) e sentir os aromas das pirâmides de especiarias é uma ótima pedida. E, para ver La Linda bem do alto, vá até o topo dos montes sagrados do Vale de Lerma, onde fica o Cerro San Bernardo, a 1.454 metros de altura, com uma maravilhosa vista panorâmica. Para subir, é possível ir a pé ou usar o teleférico, caso não tenha um bom condicionamento físico (a subida exige, ainda mais com o ar rarefeito).

cafayate

Cafayate

Ao sul da província de Salta, próximo à cidade de Cafayate, se deixe surpreender pela beleza de Quebrada das Conchas, um cânion enorme, tombado como Patrimônio Natural pela Unesco, com 55 quilômetros de formações rochosas que ao longo dos anos vêm ganhando uma forma arredondada causada pela erosão.

A região possui paisagens de geomorfologia e cores bastante variadas: a Garganta do Diabo, surgida de rochas sedimentárias vermelhas, erodidas pelo fluxo de água concentrada no passado geológico; o Anfiteatro, formação natural com uma incrível acústica e local considerado sagrado; além de outros conjuntos rochosos – entre eles, o Monge, o Sapo, as Janelas e os Castelos.

Na cidade de Cafayate, no Vale Calchaquí, a 1.660 metros acima do nível do mar, prepare-se para se encantar com os edifícios coloniais, rodeados pela beleza rústica da paisagem. Nessa pequena e charmosa localidade, visite o Museu Regional e Arqueológico Rodolfo Bravo, que exibe achados relacionados aos povos indígenas cachalquís, que habitaram a região nos períodos pré-inca e inca.

Na Plaza Principal, você vai pode observar os simpáticos (mas reservados) moradores, que frequentam o centro da cidade para tomar vinho ou cerveja e comer empanadas num dos bares com cadeirinhas na calçada. É ali, nessa praça bem arborizada, que fica a Catedral de Nossa Senhora do Rosário. Seu interior exibe a escultura da santa sentada; os cafayateños a batizaram de La Sentadita.

San Isidro

Bem perto de Cafayate, a cerca de 5 quilômetros, San Isidro preserva grutas com pinturas rupestres feitas pelas tribos que habitavam a região. Ali, vale caminhar 20 minutos seguindo o Rio Chusca, em direção oeste, e subir no alto do Cerro San Isidro. Para fazer esse passeio, é preciso certo preparo físico, mas a recompensa é a magnífica vista do Vale Calchaquí.

A região também é famosa por suas vinícolas. Por isso, aproveite para fazer algumas pausas e apreciar os diferentes sabores de vinhos produzidos. Uma boa sugestão é passar na Bodega El Esteco, onde poderá provar seus renomados vinhos: Elementos, Don David, Ciclos, Fincas Notables e Altimus.

salta

Como chegar

Há voos diários, pela Aerolineas Argentinas e pela LATAM, partindo de Buenos Aires para o aeroporto de Salta.

Melhor época

O clima é temperado, seco e agradável quase o ano todo – em janeiro e fevereiro costuma chover.

Pin It

Posts relacionados


POSTS RELACIONADOS

INSTAGRAM
Visite nosso Instagram