O misticismo multicultural da Índia

As cores, os aromas, as pessoas, os contrastes, o místico, o sagrado, a multiplicidade cultural, o caos das ruas… Viajar para a Índia não é exatamente turismo, é uma experiência de vida. Logo que descer do aeroporto vai notar que a maioria dos indianos tem um modo gentil que lembra a hospitalidade do povo que mora nas pequenas cidades interioranas do Brasil.Por isso, aproveite para conhecer esse país que possui mais de 1 bilhão de habitantes que parecem sentir prazer em agradar às pessoas.

4

Não deixe de incluir em seu roteiro Nova Délhi, Jaipur e Agra, destinos que podem dar uma boa amostra do que é a Índia. A capital, Nova Délhi, pulsa em um cenário pluricultural. Suas  ruas são barulhentas, o tráfego, confuso, mistura carros, riquixás, transeuntes que, no primeiro momento, vão deixá-lo um pouco confuso. A melhor dica é não tentar entender a falta de lógica na circulação urbana: só aceite e se entregue a espaços monumentais maravilhosos. Entre eles, a Mesquita de Jama Masj, com suas cúpulas do século 17 em formato de suspiros gigantes, de onde se escuta o belo chamado dos muezins anunciando as preces diárias dos muçulmanos.

3

Leia mais: As facetas do Rajastão

2

E dois patrimônios da humanidade. O Forte Red, típico palácio-forte de 1648, possui 2 quilômetros de muralhas de pedras vermelhas com até 30 metros de altura. Já a Tumba de Humayun é um mausoléu erguido em homenagem ao segundo imperador mongol, Humayun, por sua esposa, Haji Begun. A arquitetura lembra o Taj Mahal, só que com arenito vermelho.


5
Para observar os indianos, faça um passeio por Connaught Place, com cafés, lojas e restaurantes para você curtir. Entre as sensacionais paisagens do desértico Rajastão está Jaipur, a cidade rosa. Vale contemplar a vista da cidade do alto do Templo dos Macacos, com vários deles circulando pelo prédio, que possui tanques de purificação. E visitar o Forte Amber, erguido pelo marajá Raja Man Singh I (1592) no topo de uma  colina com vista para o Lago Maota. Por dentro, abriga salas espelhadas e, do lado de fora, é cercado por  maravilhosos jardins.

Agra, cidade do estado de Uttar Pradesh, fica às margens do Rio Yamuna. Foi fundada em 1566 pelo sultão Akbar. Sua mais famosa atração é o suntuoso Taj Mahal, Patrimônio da Humanidade. Além da  beleza e complexidade de seu traçado arquitetônico, o mausoléu é o símbolo do amor do rei Shah Jahan. Ele tinha várias esposas, mas Aryumand Banu Begam era a mais amada, a quem chamava pelo nome de Mumtaz Mahal – “a eleita do palácio”. Quando Mumtaz faleceu, ao dar à luz o décimo quarto filho, Shah ordenou a construção do Taj Mahal para abrigar o corpo de sua falecida esposa. Ele está enterrado no mesmo local, ao lado da esposa predileta.

Pin It

INSTAGRAM
Visite nosso Instagram