READING

Livro retrata viagem de bicicleta em Cuba

Livro retrata viagem de bicicleta em Cuba

Image credit: eBikeShed.com

Imagine vivenciar o atual momento histórico de Cuba de perto, viajando longas distâncias sobre uma bicicleta. Pois bem, essa foi a realização do jornalista e guia de viagens Arnaldo Bichucher, que resultou em seu primeiro livro, o “Entre Bandeiras – Uma pedalada através da transição cubana”. Trata-se do diário de uma viagem viabilizada por crowdfunding e publicada graças ao mesmo financiamento. Maravilhas da economia moderna.

O livro oferece uma narrativa surpreendente sobre a experiência do autor durante o percurso de 1.200 km, de Santiago de Cuba a Havana. Foram aproximadamente 23 dias pedalando por paisagens cubanas e interagindo com os locais, registrando em todo o tempo histórias e suas impressões sobre o restabelecimento das relações diplomáticas da ilha com os norte-americanos.

Tais acontecimentos não poderiam passar batido para um jornalista que teve a sorte (ou o destino) de iniciar a viagem em 21 de julho de 2015, o dia seguinte ao retorno das atividades da embaixada de Cuba em Washington, e de finalizar a mesma com o embarque para o Rio de Janeiro em 14 de agosto, dia em que a bandeira dos Estados Unidos foi hasteada em Havana.

Nesta jornada também foi presenteado com diversos eventos interessantes, como o carnaval, a comemoração dos 500 anos de Santiago de Cuba, a celebração da Revolução Cubana e o 89º aniversário de Fidel Castro.

Além disso, Arnaldo visitou locais importantes de Cuba, que não poderiam faltar em qualquer roteiro bem construído. Entre eles, o cais de desembarque do Granma, barco que levou Fidel Castro e 81 revolucionários do México à costa sul da ilha, o mausoléu de Che Guevara em Santa Clara, a cidade histórica de Trinidad e a turística e bela Varadero, na faixa litorânea da ilha.

entre-bandeiras

Sobre o autor

Arnaldo Bichucher fez sua primeira viagem cicloturística em 1998, quando percorreu os 800 km do tradicional Caminho de Santiago de Compostela. Desde então, começou a se dedicar a viagens de bicicleta, realizando recentemente seu quarto roteiro em Cuba, o qual culminou na publicação do seu primeiro livro.

Pin It

POSTS RELACIONADOS

INSTAGRAM
Visite nosso Instagram