Arte Mumbuca valorizada no Jalapão

Em outubro, viajar ao Jalapão será uma experiência ainda mais transformadora e enriquecedora que o comum. Isso, porque além de conhecer as belezas naturais da região, você poderá se envolver com a comunidade Mumbuca, que cria artesanatos com capim dourado. Dos dias 7 a 11 a Auroraeco realizará um itinerário todo especial com a ajuda da ArteSol, uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público engajada em valorizar e preservar o artesanato brasileiro e incrementar a renda de seus artesãos.

–> Clique aqui e conheça o roteiro <–

O Jalapão

No Tocantins, o Jalapão é uma região árida com área total de 34 mil km². O território apresenta uma imensa teia de rios, riachos e ribeirões, todos de água límpida e transparente. Trata-se de um santuário de vida selvagem muito preservado graças à dificuldade de acesso ao local. O Jalapão mantém muitas de suas características originais e promete, com a ajuda de diversas Unidades de Conservação e do turismo sustentável, se consolidar como a maior área de preservação contínua da savana brasileira.

jalapao-artesol-730-504-2

O capim dourado

Capim Dourado é na verdade uma flor colhida uma vez ao ano no Jalapão. Adultos e crianças se aventuram recolhendo essa matéria prima e os sertanejos a transformam em belas peças artesanais. Esse trabalho torna mais digna a vida de toda uma comunidade, que ao inventar os seus próprios modos de subsistência, inventou também um dos mais belos artesanatos do país. Além de lindas, as peças que vão de acessórios de moda à decoração ajudam a melhorar a vida dos habitantes do Jalapão.

Estudos botânicos e manejo comunitário estão sendo realizados para garantir a sustentabilidade econômica e ecológica desta espécie.

Pin It

POSTS RELACIONADOS

INSTAGRAM
Visite nosso Instagram